Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
café quebra jejum

Entenda se café quebra jejum intermitente ou para exames

Começar o dia com um cafezinho quentinho e passado na hora é bom demais da conta, né? Esse hábito é tão prazeroso (e tão presente na rotina) que se torna um grande desafio ficar sem ele quando precisamos fazer exames ou estamos em jejum. Então, o café quebra jejum?

Essa é uma dúvida constante de pessoas que são #cafequizadas, como nós, mas estão seguindo dietas, como o jejum intermitente, ou precisam fazer exames de sangue. Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir para você entender melhor se é recomendado consumir café em jejum. Confira!

Pode tomar café em jejum para exames?

Periodicamente, é preciso fazer exames de sangue para dar aquele check-up na saúde. Porém, o jejum que antecede o procedimento pode ser de até 12 horas e, para muitas pessoas, ficar sem um cafezinho nesse período é um grande desafio.

Então, se você tem dúvidas se está liberado tomar café em jejum para exames de sangue, saiba que a resposta é não. Isso acontece principalmente porque a cafeína da bebida pode interferir nos resultados do seu exame. Nesse caso, pode-se dizer que café quebra jejum.

Além disso, a adição de açúcar ou adoçante no seu café provavelmente vai interferir nos resultados do teste. O motivo para isso é que qualquer alimento ingerido dentro do período estimado para o jejum modifica dosagens bioquímicas (como a da glicemia, por exemplo).

Para ter certeza de que o café quebra jejum para exames de sangue mais específicos, entre em contato com o laboratório responsável pelos seus testes ou seu médico de confiança.

Quem faz jejum intermitente pode tomar café?

O jejum intermitente se tornou uma das práticas queridinhas de quem está em busca do emagrecimento. Ela é caracterizada pela restrição total ou parcial de alimentos em um período que pode variar de horas até um ou mais dias da semana.

Porém, antes de explicarmos se pode tomar café no jejum intermitente, é importante ressaltar que essa prática não é indicada a todas as pessoas. Consulte um nutricionista especializado antes de começar essa dieta!

Dito isso, ao se perguntar “posso tomar café no jejum intermitente?”, pense no método que você está seguindo. Afinal, existem diferentes formas de fazer essa dieta, com um jejum de 16 horas ou em dias alternados.

De maneira geral, o café pode, sim, ser consumido nesse tipo de jejum. Isso porque uma xícara da bebida, sem adição de açúcar, adoçante ou leite, contém baixa quantidade de calorias e macronutrientes. Além disso, o café possui propriedades que ajudam a controlar o apetite. Na dúvida, consulte seu nutricionista.

É indicado tomar café puro no desjejum pela manhã?

Ok, sabemos que tomar aquele café forte logo após acordar é uma delícia e dá muita disposição. Entretanto, será que é realmente saudável consumir a bebida logo nos primeiros minutos do dia?

café quebra jejum

Steve Miller, pós-doutorando em Ciências da Saúde da Universidade de Bethesada, indicou, após estudos, que a secreção do cortisol, um dos hormônios que nos deixa mais alertas, é maior pela manhã. Isso significa que já temos mais energia naturalmente ao acordar e, tomando café para intensificar isso, acabamos mais tolerantes ao efeito da cafeína.

Porém, tenha calma! Você não precisa deixar de tomar seu cafezinho de manhã, ok? A dica para aproveitar ainda mais os benefícios dessa bebida deliciosa é comer algo antes de bebê-la e/ou esperar algumas horas para tomar o café pela manhã.

Café especial: mais qualidade para seu dia a dia

Em resumo, café quebra jejum para exames médicos, mas pode ser um aliado do jejum intermitente e ser consumido pela manhã, no desjejum, desde que tomemos alguns cuidados básicos. Também convenhamos que mesmo é difícil ficar sem nosso cafezinho, não é?

Isso acontece principalmente se ele tiver atributos sensoriais intensificados e repletos de notas frutais que vão proporcionar uma verdadeira explosão de sabores no seu paladar. Estamos falando dos cafés especiais, que possuem mais de 80 pontos na classificação da Specialty Coffee Association (SCA).

Caso você ainda não conheça essa belezura, a Coffee ++ tem um catálogo cheio de cafés especiais para você experimentar, desde o clássico até o Geisha. Todos possuem mais de 84 pontos pela SCA e são produzidos por pessoas que amam o que fazem. Confira!

Fontes consultadas:

GASTROPOD looks at food through the lens of science and history. 20 jan. 2015. Disponível em: https://gastropod.com/breakfast-champions/. Acesso em: 2 set. 2021.

LIMA, Carla Laíne Silva et al. Jejum intermitente no emagrecimento: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 13, ed. 79, p. 426-436, Maio/Junho 2019. Disponível em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1377/903. Acesso em: 2 set. 2021.