Search
Close this search box.

Dia Nacional do Café: descubra tudo sobre essa data!

Compartilhe:

dia nacional do café

Muito mais que uma bebida saborosa que nos acompanha em diferentes ocasiões, o café faz parte da história do Brasil. Por isso, em 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café.

A data acontece assim que as temperaturas começam a abaixar e convida até mesmo quem não é acostumado a experimentar as deliciosas variações. Seja com leite, seja com chocolate, elas vêm adocicar o paladar.

Dessa forma, não há como negar: o café merece um dia especial no calendário do brasileiro. Para entender os motivos que tornam essa data tão especial, continue a leitura e saiba mais sobre o que está por trás dela!

Conheça a origem do Dia Nacional do Café

Para quem ama um bom cafezinho, todo dia é dia de café. No entanto, no calendário, o grão ganha uma data especial. Ela foi uma sugestão da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), como uma forma de aproximar o consumidor do mercado e estimular as vendas na época de colheita.

É no final do outono que os cafeeiros começam a amadurecer e permitem que os frutos sejam apanhados para dar sequência ao processamento. Assim, o dia 24 de maio chega em sincronia com a colheita do café nas principais regiões produtoras do país.

A sugestão da ABIC foi aprovada em 2005. Desde então, o Dia Nacional do Café é celebrado todo mês de maio, resgatando a origem e o significado da bebida para os brasileiros.

Por que comemoramos o Dia Nacional do Café?

O café faz parte do nosso dia a dia: para despertar, dar energia durante o trabalho, aquecer os dias mais frios e refrescar os mais quentes. Não importa a ocasião, duas coisas se mantêm iguais: o sabor e a tradição.

Registros apontam o cultivo e a exportação dos grãos desde meados de 1700, como um investimento da Coroa Portuguesa. A partir de então, o café se tornou um produto valioso para a economia do Brasil e, hoje, representa o nosso país ao redor do mundo. Afinal, não há nada como o cafezinho brasileiro, não é mesmo?

Isso se deve às leis rigorosas da cafeicultura nacional, uma das mais exigentes do mundo. Para garantir o respeito à biodiversidade e às pessoas envolvidas na produção, as leis ajudam a preservar o processo de fabricação do café e, consequentemente, priorizar a qualidade dos grãos.

Logo, a data relembra a importância do café para o Brasil. Para além do sabor, a bebida é tradição, história e afeto, que passa por gerações e une famílias ao redor da mesa todos os dias. Assim, a paixão nacional se junta ao mercado e à economia, fazendo que o Dia Nacional do Café seja motivo de orgulho!

O melhor café é o brasileiro

dia nacional do café

Motivos para comemorar não faltam. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e detém cerca de ⅓ da produção mundial, com 300 mil fazendas de café e uma área de 2,3 milhões de hectares voltados para os cafezais.

Além disso, o Sudeste ganha destaque no cultivo do grão. Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo ocupam os primeiros lugares no ranking nacional, seguidos pela Bahia.

O grande volume de produção não é o único motivo para se orgulhar. O café brasileiro também é considerado o melhor do mundo, segundo o Cup of Excellence, concurso internacional que classifica a qualidade dos grãos.

A competição elegeu um café cultivado na região da Mantiqueira de Minas como o melhor do mundo, recebendo uma das maiores notas já obtidas em toda a disputa. Porém, quem conhece o café mineiro não se surpreende: é bom demais da conta!

Brasil e o café

O café favorito no Brasil é o expresso, mas outras versões também ganham espaço no coração do brasileiro. O pingado e a versão com leite, muito presentes nas padarias, ocupam o segundo e terceiro lugar entre os preferidos.

O consumo de café no Brasil é maior nas residências e representa cerca de 64% do mercado. Contudo, isso não significa que os estabelecimentos ficam de fora. Com um aumento de 34% no consumo fora de casa, cafeterias e padarias ganham destaque quando o assunto é tomar aquele clássico cafezinho entre um compromisso e outro.

Seja para levar para viagem, seja para tomar na hora, a experiência é sempre surpreendente e pode melhorar seu dia. Isso porque o café é popularmente conhecido por aguçar a memória e aumentar a concentração, sendo uma opção perfeita para melhorar a produtividade no trabalho, por exemplo. Portanto, uma pausa para o café sempre cai bem!

Celebre o Dia Nacional do Café!

Você pode passar a data junto de uma boa xícara de café ou em atividades imersivas, que lhe deixam por dentro do universo do grão, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo.

A exposição Café Mundo é uma boa alternativa para quem deseja viver experiências no Dia Nacional do Café. A exibição imersiva está localizada na cidade de São Paulo, mas também pode ser vista do conforto de casa, pelo tour virtual. Nela, você entende a influência do grão ao redor do mundo. Vale conferir!

Para quem prefere celebrar o sabor, basta escolher qual é o seu tipo de café favorito e se deliciar.

Cafés ++ que especiais

Quer aproveitar o dia do café com opções deliciosas, que ressaltam o melhor que o fruto tem a oferecer? Então, confira os cafés especiais da Coffee ++! São opções sem aditivos, com doçura natural e notas intensas, o que ocasiona uma nota acima de 84 pontos na avaliação da Associação de Cafés Especiais (SCA).

Já se você é um #cafequizado, conheça o Clube Coffee ++, que reúne os apaixonados por café em uma experiência com ++ vantagens.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...