Search
Close this search box.

Descubra se o seu cachorro pode tomar café

Compartilhe:

cachorro encarando uma xícara de café por baixo da mesa

Todos sabemos que, ao ter um pet em casa, é preciso ter o dobro de atenção com a alimentação dele. Isso vale não só para a comida do dia a dia, como também para aquelas roubadinhas que os pets adoram dar em uma refeição “humana”. Pensando nisso, eis a questão: cachorro pode tomar café?

Durante a manhã, principalmente, o café está bastante presente nas refeições. Os cachorros adoram fazer aquelas carinhas de “pidões”, então é fácil ceder e oferecer alguns alimentos para eles. Porém, será que o café está incluso? Será que essa bebida faz bem para eles? Venha com a Coffee ++ que nós contamos!

Cachorros podem ingerir café?

Vamos diretamente ao ponto: o café faz mal para o cachorro. Não só para eles, mas para outros pets também, como os gatos. Isso se deve à cafeína, que está presente na bebida e em alguns chocolates. Por isso, tome cuidado ao oferecer esse tipo de alimento aos animais.

A cafeína é uma substância que gera inúmeras reações no corpo humano. Se o café já é uma bebida que nós precisamos beber com moderação, imagine os animais… Eles possuem dificuldade para ingeri-la, ocasionando diversas reações que podem ser prejudiciais à saúde deles.

Efeitos da cafeína

cachorro e sua totura se olhando com uma xícara de café em mãos

Agora que você já sabe se o cachorro pode comer café ou não, é preciso se atentar aos sintomas. Caso tenha ingerido a bebida sem querer, ele corre alguns riscos que podem não ser vistos com facilidade pelos tutores, já que a cafeína afeta diretamente os sistemas nervoso, cardíaco e urinário dos pets.

Assim como o chocolate, é preciso ter cuidado com outros alimentos que possuem cafeína, já que não só o café líquido é prejudicial à saúde dos pets. Chás e energéticos merecem uma atenção a mais, assim como os comprimidos e achocolatados.

Quais são os sintomas?

Flagrou seu cachorro tomando café por acidente? É hora de se atentar aos sintomas! Eles não são os mesmos para todos os cachorros, já que variam conforme a quantidade de bebida ingerida, a raça, o peso e o porte de cada um deles.

Entre os sintomas mais comuns, estão os tremores, os vômitos, as inquietações, e os ataques epiléticos. Porém, também pode ocorrer aceleração dos batimentos cardíacos. Essas reações tendem a aparecer rapidamente, após duas horas da ingestão, mas podem demorar um pouco mais de cachorro para cachorro.

A partir do momento que o cachorro mostrar algum desses sintomas, leve-o diretamente ao veterinário. Não tente tratá-lo em casa, pois o médico especialista consegue lidar da melhor maneira com os sintomas. Por isso, para prevenir estresses e preocupações, evite deixar o café perto dos pets.

Qual é o tratamento?

Que o cachorro pode tomar o café já sabemos que é uma informação falsa, mas qual será o tratamento caso ele ingira a bebida? Como dissemos, o tratamento em casa não é nem um pouco recomendável, sendo necessário levar o pet para o veterinário.

Um dos tratamentos que o profissional vai realizar é, caso o pet ainda não tenha vomitado, induzir o vômito, evitando que a toxina entre em contato com a corrente sanguínea. Em outros casos, há também o uso de carvão ativado, que absorve o restante da toxina no estômago.

Outra opção é a ingestão de medicamentos que ajudem no controle da pressão, que também é responsável por estabilizar o ritmo cardíaco, além de hidratar o cachorro. Qualquer medicamento para tratar o café para cachorro só deve ser usado por recomendação médica.

Bebidas permitidas para cachorro

Após todas essas informações, você deve estar se perguntando se é perigoso oferecer qualquer tipo de bebida ao seu pet, certo? Porém, há diversas opções que são mais indicadas para o pet que o café, como a água de coco e os sucos naturais das seguintes frutas:

  • caju;
  • manga;
  • melão;
  • melancia;
  • morango.

Bebidas proibidas para cachorros

O café não é a única bebida proibida para os pets. O leite também não é recomendável para os cachorros. Café com leite, então… é uma combinação inimaginável. Ingerir o leite pode causar problemas intestinais, então o único tipo de leite permitido é o da mãe.

Coffee ++: cafés recomendados apenas para humanos!

A Coffee ++ espera ter respondido se cachorro pode tomar café ou não. Seu pet não pode, mas você, ingerindo de forma correta, pode se deliciar com um bom cafezinho sempre que quiser.

Os cafés especiais da Coffee ++ são 100% arábica, com mais sabor e doçura, sem aditivos. Você os encontra no formato em que desejar (em grãos, versões moídas, drip coffee ou cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso). É você quem escolhe. Conheça!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...