Search
Close this search box.

Beber café ou energético para ter mais energia?

Compartilhe:

Café e Saúde

Sono e cansaço são os principais inimigos de quem precisa acordar cedo ou esticar o dia até mais tarde. Nessa hora, um estimulante pode ser um amigo bem-vindo para voltar à ativa. A dúvida é qual deles funciona melhor: café ou energético?

O café forte é um velho conhecido dos brasileiros para tirar a preguiça e dar aquela despertada. Hoje, o energético é uma opção muito escolhida pelo sabor refrescante, especialmente entre estudantes e gamers. Venha com a gente entender como cada bebida age para trazer mais energia.

Café e energético possuem cafeína

Quando se fala de café ou energético, uma coisa é certa: ambas são bebidas com cafeína. Pois é, qualquer energético também tem um pezinho lá na cafeicultura, porque justamente essa substância é responsável por estimular o nosso cérebro, mantendo-nos alertas.

A cafeína foi a primeira substância química identificada no café, em 1820. Desde então, ela tem sido uma das mais estudadas pela medicina, estando presente em várias medicações como analgésicos, porque atua no sistema nervoso central.

Os estudos dessa substância também chegaram à indústria de refrigerantes, chocolates e, mais recentemente, energéticos. Em comum, todos esses alimentos possuem uma boa dose de cafeína. Por isso, eles são recomendados antes de treinos e atividades que exijam energia e concentração.

Comparação da cafeína nas sementes

A dúvida que não quer calar é o que tem mais cafeína: café ou energético? Primeiro, vamos entender a origem natural dessa substância. A quantidade dela na composição total do grão do café é de 1% a 2,5%, a depender do tipo de grão.

No cacau, ela compõe em torno de 1,7%. Na semente de cola, usada na fabricação de refrigerantes, ela representa 1,5% e, na semente de guaraná, 4,5% em média. Contudo, calma lá: isso não significa que energéticos com guaraná são mais potentes.

Tudo vai depender da fórmula usada na industrialização. As aparências podem enganar e, a depender da marca, uma latinha de energético pode conter bem menos cafeína que uma xícara de café puro.

café ou energético

Comparação da cafeína nas bebidas

Para você ter ideia da comparação entre café ou energético, três xícaras grandes de café possuem cerca de 400 mg de cafeína. No caso de refrigerantes, você teria que tomar 2 L do sabor cola para ingerir essa mesma quantidade da substância.

Pesquisas já mostraram quanto de cafeína tem no energético. A maioria das marcas desse tipo de bebida possui entre 75 e 80 mg da substância na fórmula, embora algumas possuam um pouco menos e outras cheguem a 145 mg.

Pela equivalência na quantidade de cafeína, o energético já foi chamado de “o café das novas gerações”, por ser tão usado por estudantes e gamers, que precisam ficar horas em frente ao computador. Embora seja refrescante, o energético possui outras substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.

Café é natural, não possui aditivos

O único ingrediente das bebidas responsável por aumentar a disposição é a cafeína. Sendo assim, entre café ou energético, o velho cafezinho possui uma grande vantagem: ele é completamente natural.

Enquanto energéticos trazem uma série de conservantes, corantes e sabores artificiais na composição, no café, temos basicamente o grão. Ele é colhido da terra diretamente para a sua xícara, mesmo que seja moído e torrado.

Além de não possuir aditivos químicos, o grão do café traz outras substâncias e propriedades naturais benéficas à saúde, como sais minerais, lipídios, aminoácidos, ácidos clorogênicos e vitaminas do complexo B.

Quando consumido de forma moderada (até três ou quatro xícaras distribuídas ao longo do dia ― 500mL ― para adultos saudáveis), o café é positivo para o funcionamento do cérebro e a prevenção da depressão, com importantes efeitos sobre a atenção, concentração, memória e aprendizado.

Estudos e games com café

E aí, o melhor é café ou energético? Por tudo isso, agora você já sabe: quando precisar, o melhor mesmo é um bom café para ficar acordado, seja para os estudos, seja para os jogos ou para qualquer atividade que exija atenção. Porém, não exagere: nosso sono é reparador e dormir pouco ou mal traz vários prejuízos à saúde física e mental.

O negócio é a moderação. Se for ingerido em quantidade adequada, o famoso cafezinho reduz a sonolência, a apatia e a fadiga, favorecendo a atividade intelectual. Por isso, é recomendável tomar uma xícara de café fresco pela manhã e sempre que precisar de uma energia extra.

A melhor energia do café na Coffee ++

Se você é o tipo de pessoa que adora bebida gelada, está na hora de conhecer as diversas possibilidades do café. Aqui no blog da Coffee ++, estão disponíveis diversas receitas e opções para usar os seus grãos em todas as temperaturas, do quentinho ao mais refrescante para o seu paladar. É possível até fazer drinks com café, sabia?

Temos uma ótima bebida energética, com os melhores aromas e sabores. A Coffee ++ possui cafés 100% arábicas, disponíveis em quatro formatos: drip coffee, moídos, grãos e cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso.

Além disso, você pode fazer parte do melhor clube de assinaturas de café do Brasil. O Clube Coffee ++ oferece vantagens exclusivas na compra dos produtos. Tudo para alimentar sua paixão por aquele delicioso cafezinho.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...