Search
Close this search box.

Aprenda como plantar café em casa!

Compartilhe:

como plantar café

A princípio, aprender como plantar café em casa pode parecer uma tarefa complicada, porém, é bem mais simples do que aparenta. Nós, da Coffee ++, vamos te mostrar o passo a passo para ter o seu próprio cafezinho e desfrutá-lo no conforto do seu lar.

Neste tutorial, trabalharemos com café arábica, o grão dos produtos da Coffee ++. Ele garante mais sabor e doçura, sem a adição de qualquer aditivo na composição. Bom demais da conta, não é? Por isso, vamos direto ao ponto, sem perder tempo!

Como cultivar café?

Primeiro, é preciso iniciar o cultivo de café. Para isso, o solo ácido é o mais recomendado. Geralmente, o cafeeiro chega até a cinco metros de altura. Porém, plantando em vasos, ele pode ser podado, alcançando um tamanho menor.

O clima também é superimportante para aprender como cultivar café. No ambiente nativo (tropical e subtropical), ele floresce duas vezes ao ano, mais especificamente na primavera e no verão. Durante esse processo, aparecerão flores brancas, junto de pequenas frutinhas da cor verde, que logo se tornarão vermelhas.

É hora de aprender como plantar café!

Antes de iniciar o passo a passo de como plantar café em vaso, procure um recipiente com saída de água. Depois, faça quatro furinhos na parte de baixo. Então, encontre sementes verdes frescas, plantando-as da primavera até o início do verão. É um procedimento mais demorado, mas tudo valerá a pena!

Ao todo, as sementes levarão de um a oito meses para germinar. Somente depois desse período, você terá uma melhor visualização do andamento de como plantar café. Mantenha-as sempre em meia-sombra, de preferência, recebendo sol pela manhã.

Quando for plantar café, coloque os grãos a um ou dois cm de profundidade na terra. Regue-os com regularidade, sempre mantendo-os bem nutridos. Durante as estações mais frias, tome cuidado para que a plantação não congele, pois isso queimará as sementes.

Principais cuidados ao plantar café em casa

como plantar café

Após saber como plantar pé de café, é preciso tomar alguns cuidados ao longo dos próximos meses. Além de manter a planta longe da luz solar mais forte, fertilize-a uma vez por mês.

Também é necessário aplicar um fertilizante de ferro uma vez ao ano. Em alguns casos, as plantas de café que gostam de ácido podem sofrer de insuficiência da substância. Dessa forma, o produto auxilia na reposição dos nutrientes para ela continuar vivendo.

Quando a muda atingir dois metros de altura, o passo a passo de como plantar café precisará de um acréscimo: a poda. Essa etapa faz com que a ponta crescente incentive a ramificação lateral.

Lembre-se de sempre manter sua planta em casa em períodos mais frios. Coloque-a no quintal somente nas estações mais quentes.

Colheita

Plantar café é demorado e exige bastante paciência. A frutificação acontece após quatro ou cinco anos do plantio. Até lá, o cuidado com a planta deve ser feito todos os dias. Pode ser um trabalho tedioso, mas, no fim, sempre valerá a pena! Afinal, nada como ter um café fresquinho no conforto de casa, não é?

Como a Coffee ++ planta cafés especiais?

Que tal saber mais sobre o que a Coffee ++ faz durante o processo de como plantar café? Temos 3 produtores, cada um em sua respectiva fazenda, com um método específico, que garante uma explosão de sabores e notas sensoriais incríveis aos nossos grãos.

Fazenda Primavera

A Fazenda Primavera, do produtor Ricardo Tavares, conquistou reconhecimento com o almejado título de Melhor Café do Mundo pelo campeonato Cup of Excellence (93.89). Ela está localizada na região da Chapada de Minas, em Minas Gerais. Lá, o café é cultivado em planaltos e colinas ondulantes, com rios e córregos ao redor.

As árvores de Mogno Africano, plantadas junto ao café, ocasionam grãos cultivados na sombra, amadurecidos mais lentamente, gerando um sabor mais adocicado e único. Eles são colhidos de forma mecânica ou manual e processados com muito cuidado em uma estação de qualidade.

Fazenda Santuário Sul

A Fazenda Santuário Sul, do produtor Luiz Paulo, fica ao lado de uma das propriedades mais tradicionais de Carmo de Minas, a Irmãs Pereira, que também é da família de Luiz Paulo. Foi lá onde surgiu o café que detém o recorde de café mais pontuado do mundo, em 2005.

Nela, o plantio é feito em um terreiro suspenso, com colheita manual e seletiva só de frutos maduros. Por ser mais tecnológica, há uma indústria específica para a secagem dos grãos. As variedades, que chegam a ser mais de 30, são monitoradas de pertinho. Algumas até passam por um processo diferenciado de cultivo: em floresta nativa, a uma altura maior de 1.200m.

Fazenda Bom Jardim

Gabriel Nunes, da Fazenda Bom Jardim, tornou-se o campeão mais jovem do campeonato Cup of Excellence até então. Ele também se consagrou como o primeiro campeão do Cerrado Mineiro, que é considerada uma das regiões mais profissionalizadas do Brasil.

No Bom Jardim, os grãos são produzidos em altitude e com muito carinho. Eles passam por um processo de checagem superminucioso, além de uma pós-colheita impecável. Assim, Gabriel criou um café com notas sensoriais de doce de marmelo e frutas amarelas.

Experimente os cafés da Coffee ++

Por meio de processos coordenados por quem nasceu debaixo do pé de café, os produtos da Coffee ++ são avaliados com mais de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais). Bom demais da conta, né? Experimente nosso clássico da casa, assim como o Mantiqueira e Chapada de Minas, Cerrado Mineiro e Geisha.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...