Search
Close this search box.

O que é café affogato?

Compartilhe:

café affogato

Você já ouviu falar do café affogato? Ele surgiu nos anos 70, na Itália, e se tornou uma clássica sobremesa do país. Com o passar dos anos, ele foi se espalhando ao redor do mundo, transformando-se no que é hoje: popular em diversos países.

Porém, a questão é: o que seria um café affogato? Ele nada mais é que uma sobremesa feita de café com sorvete. Simples, não é? Em uma tradução livre, o nome significa “afogado” ou “submerso”, como você preferir chamá-lo, porque o sorvete se junta ao café, quase como se estivesse “se afogando” no líquido.

Por ser uma sobremesa que leva sorvete, o café affogato é uma ótima opção para os dias mais quentes de verão. Pensando nisso, a Coffee ++ trouxe algumas receitinhas especiais para você prepará-lo em casa e servi-lo para a sua família e os seus amigos. Vamos lá?

Como fazer café affogato?

café affogato

Aprender como fazer affogato é muito simples. A receita tradicional leva apenas dois ingredientes, além de ser super-rápida de preparar. Você vai precisar de duas doses de café expresso fresquinho e duas bolas de sorvete de creme ou baunilha, sinta-se à vontade para escolher seu sabor favorito.

Tendo isso em mãos, vamos à receita de affogato! Primeiramente, pegue a taça ou o copo em que você vai consumir a sobremesa pronta, coloque uma bola de sorvete e passe a primeira dose de expresso por cima. Depois, coloque a segunda bola e a última dose de café, e sirva. Viu como é fácil?

Café affogato com avelã

Para dar um toque diferenciado ao seu café affogato, que tal prepará-lo com avelã? Ela ajuda a trazer um gostinho especial, além de muita crocância, ao resultado. Vamos aos detalhes da receita?

Ingredientes

  • 2 bolas de sorvete de creme ou baunilha;
  • 3 colheres de sopa de café expresso;
  • Raspas de chocolate;
  • 1 colher de sopa de avelãs tostadas.

Modo de preparo

Primeiramente, adicione as duas bolas de sorvete no recipiente onde você vai consumir e complemente com o expresso. Despeje o líquido calmamente, em movimentos circulares. Depois, é só inserir as raspas de chocolate junto às avelãs tostadas e se deliciar com o resultado.

Café affogato com chocolate

Os ingredientes de café affogato com chocolate se diferenciam um pouco da receita anterior. Apesar de conter as raspas de chocolate, o procedimento é mais demorado, principalmente devido à inserção de outro item muito importante: o chantilly.

Ingredientes do café affogato com chocolate

  • 50 ml de café expresso;
  • 1 bola de sorvete de chocolate;
  • Chantilly de café;
  • Raspas de chocolate.

Ingredientes do chantilly

  • 1 caixinha de mistura pronta de chantilly gelada;
  • ½ xícara de açúcar;
  • 1 colher de sopa de café moído;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparo

Antes de mais nada, bata a mistura pronta de chantilly em uma batedeira. Quando notar que ela está criando consistência, adicione o restante dos ingredientes. Então, misture bem e deixe descansar por um tempo.

Depois, pegue o recipiente onde a sobremesa vai ser servida, insira o sorvete de chocolate e acrescente o expresso (lembre-se de que ele deve estar sempre quente). Para finalizar, coloque o chantilly e decore com as raspas de chocolate. O sabor é inigualável!

Café affogato com conhaque

Já para quem adora uma sobremesa com um toque de bebida alcoólica, que tal apostar no café affogato com conhaque? Ela traz um leve gostinho mais forte, além de uma variação maior de temperatura muito bem-vinda.

Ingredientes

  • 2 bolas de sorvete de creme ou baunilha;
  • 100 ml de café expresso;
  • 2 colheres de sopa de conhaque;
  • Chantilly.

Modo de preparo

Para preparar o seu affogato café com conhaque, o passo a passo é bastante similar às receitinhas anteriores. Pegue a sua taça, coloque as bolas de sorvete e despeje calmamente o café expresso por cima. Depois, adicione o conhaque. Não misture tudo!

Quando estiver pronto, insira o chantilly somente para conquistar uma melhor apresentação e adicionar um saborzinho. Se for do seu gosto, também é possível decorar com raspas de limão por cima. Bom demais da conta, não é?

Experimente os cafés especiais da Coffee ++

Não há nada melhor que fazer as receitinhas de café affogato com grãos especiais que oferecem notas sensoriais incríveis, certo? Para isso, aproveite para conhecer os produtos da Coffee ++. Todos os nossos cafés são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais).

Eles são 100% arábicas, ou seja, têm mais doçura e sabor, sem qualquer aditivo na composição. Que tal experimentar o clássico da casa ou até os cafés especiais dos produtores Luiz Paulo, Gabriel Nunes e Ricardo Tavares? Há também o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...