Search
Close this search box.

Conheça a decoração de artesanato com grãos de café

Compartilhe:

Itens de artesanato com grãos de café: potes com grãos ao fundo e um enfeite da Itália à frente

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, o que não é nenhuma novidade. Contudo, a verdade é que o universo dessa iguaria é imenso e variado. Nesse sentido, opções de artesanato com grãos de café são ideais para a decoração do cantinho do café.

O espaço é um lugar de referência para os amantes do café, por isso não há nada melhor que deixar o lugar com os ares da lavoura. Assim, muitas pessoas optam por grãos de café na hora de decorar o espaço. Desse modo, é possível criar uma identidade cheia de charme.

A decoração do cantinho do café pode ser pensada de diferentes formas. Existem opções adequadas para espaços pequenos, escritórios ou casas mais amplas. O mais importante é entender o perfil dos proprietários e estabelecer uma linha para o processo de decoração.

Os conceitos de artesanato com grãos de café

Independentemente das referências, a arte com café estabelece papel de protagonismo no contexto da decoração. Tanto é que os quadros com temática da bebida são variados e podem ser encontrados para todos os gostos (e bolsos).

Para os mais moderninhos, as frases isoladas, canções e poesias são as mais usadas. Contudo, para os mais clássicos, a solução pode ficar restrita ao desenho da xícara com a fumaça pulando do café. Esse desenho tradicional mostra claramente que, naquele espaço, vive um apaixonado por café.

Aliás, esses amantes, na grande maioria, admiram todos os processos que circulam os conceitos da arte e café, mas esse movimento não surgiu hoje. Na verdade, grandes artistas usaram a inspiração da bebida como foco artístico e ganharam evidência no mercado.

Café: a grande inspiração de arte

Um ótimo exemplo para ilustrar esse contexto é a obra de João Candido Portinari, cuja intenção era dar vida ao poema do pai Candido Portinari. Segundo João, filho único do mestre, o café sempre esteve presente no processo criativo do pai. Tanto é que cerca de 300 obras têm os grãos como temática central.

Os relatos explicam que o processo de criação faz referência às memórias de infância. Por isso, ele sempre recorria às lembranças vividas na Fazenda Santa Rosa, de Brodowski (SP). Em cartas escritas por Portinari, ele sempre deixava claro a vontade de rever a terra.

Segundo pesquisadores, ao que tudo indica, a arte em café circulou a vida de Portinari por aproximadamente três décadas. As telas traziam a lembrança do fruto e contavam um pouco da cadeia produtiva dos grãos na lavoura. Nessa época, o café era a principal cultura do país e os barões paulistas encomendavam as pinturas ao artista.

Caixa de papelão de artesanato com grãos de café ao fundo

A diversidade da arte com café

Obviamente, as produções assinadas por Portinari eram para poucos. Contudo, o artesanato feito com grãos de café começou a fazer parte da vida de pessoas de classes sociais diferentes. Inclusive, as invenções eram inúmeras e iam de pinturas e colagens com grãos a fotografias, por exemplo.

Para fazer artesanato com café, você não precisa de muitos elementos. A grande regra é ter paciência. Utilize a produção como processo terapêutico para a criação e relaxamento. Para comprovar isso, deixamos algumas dicas de produções que podem ser feitas em casa rapidamente.

5 opções de artesanato com grãos de café

1. Grãos no pote

Utilize potes de vidro de maquiagem para a decoração. Coloque alguns grãos torrados de café até a metade dos vidros. Essa é uma solução muito eficiente para manter os pincéis firmes e dispostos para o uso.

2. Velas aromatizadas

Para o artesanato com grãos de café em velas, você não precisa de muito tempo. Use bastões de cola quente para fixar os grãos nas velas. A proposta é que eles fiquem bem juntinhos e, à medida que a vela for acesa, o cheirinho de café se espalhe pela casa.

3. Hora do café

Para não perder o horário do seu cafezinho, o relógio decorado com os grãos é fundamental na decoração do cantinho de café. No mercado, é possível encontrar versões com xícaras desenhadas, e a colagem de grãos torna o item autoral.

4. Descanso de copo

Pegue um CD velho (no fundo da gaveta, você deve encontrar algum) para o suporte. A ideia é usá-lo como um pires para a sua xícara. Então, faça a colagem de grãos de café em todo o espaço do CD e deixe o “miolo” livre para colocar a xícara.

5. Pintura com café

Para quem tem destreza com arte, uma ótima proposta é a pintura com borra de café. O processo artístico é conhecido em todo o mundo e, inclusive, fez muitos pintores ganharem fama e prestígio pelo mundo.

Café especial e arte

Inspirou-se no café com arte e artesanato? Então, mãos à massa! Para se animar, o que acha de coar um cafezinho? O perfume da bebida já é uma arte de arte. No caso do café especial, essa experiência é ainda mais potente, com doçura natural e aspectos sensoriais.

Na Coffee ++, esse café que sempre foi exportado, agora, pode ser apreciado pelos brasileiros. Aqui, você encontra grãos cultivados em diferentes regiões produtoras do Brasil, com notas que passam por aspectos de chocolate, doce de marmelo, frutas cítricas, entre outros.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...