Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
café turco

Como surgiu o café turco? Entenda essa história!

O café foi descoberto na Etiópia, em 575 d.C. Aliás, já falamos sobre isso algumas vezes aqui no blog, né? Contudo, vira e mexe surgem perguntas nas nossas redes sociais em busca de explicações sobre a origem cafeeira nos países do Oriente Médio. Seria esse o cenário de nascimento do café turco?

Na verdade, essa relação é antiga e está ligada à comercialização do café. Após a descoberta da iguaria, os grãos começaram a ser vendidos no Iêmen, no Oriente Médio. Inclusive, esse é um ponto relevante e histórico do café. Esse processo foi fundamental para a disseminação da bebida e, assim, a tradição em torno dela começou a ser construída.

A comercialização era restrita ao porto do Meca, que ficava localizado no Iêmen. Assim, não era possível retirar as sementes de café da região e os valores circulavam apenas naquele espaço. Obviamente, com o tempo, foi impossível controlar a disseminação.

Inclusive, foram os navegantes e desbravadores de novas terras que iniciaram o projeto de disseminação do nosso amado cafezinho. Aos poucos, esses missionários elevaram a cultura cafeeira, que invadiu as terras com novos plantios. Graças a esses missionários, os grãos foram para o mundo.

A história do café turco

O café turco, em contrapartida, também nasceu da forma entusiasta como aquele povo enxergava o café. Tanto que esse é um dos métodos de preparo mais antigos do mundo e ganhou fãs por todo o planeta.

Segundo historiadores, a paixão ocorreu em meados do século 15. A relação de amor pelo café era tão grande que, de acordo com pesquisadores, os maridos tinham a obrigação de oferecer uma dose diária de café para as mulheres.

Caso isso não ocorresse, as mulheres possuíam o direito de pedirem divórcio — algo extremamente radical para a cultura daquele povo. A partir de casos assim, as construções históricas foram iniciadas e deram início à cultura cafeeira.

A Turquia e o consumo de café

Na Turquia, o palácio oficial aderiu rapidamente à bebida e constituiu um cargo importante: cafezeiro-chefe. Esse profissional era o único que tinha direito e responsabilidade de preparar receita de café turco para o sultão.

Para se ter ideia, ele era o guardião do café na Turquia e por segredos reais. Depois de um tempo, esses profissionais passaram a ocupar o cargo de primeiro-ministro dos sultões.

A cultura turca tem relevância direta em toda a construção social do café no mundo. No país, a bebida se tornou famosa devido ao modo de preparo e ao jeito de servir. Mas você sabe como fazer café turco?

O processo é muito curioso e consiste na infusão do café em pó em moagem muito fina. Ao contrário do preparo coado, no café oriental da Turquia, a água é fervida junto ao pó, portanto, não se trata de um café filtrado.

café turco

Os truques de como fazer o café turco

Além disso, para saber como preparar café turco é fundamental adicionar especiarias à bebida, como canela em pó, cravo-da-índia e anis-estrelado. Este, aliás, é um ponto importante e marcante no sabor do café apreciado na bebida. Na prática, é um café mais doce e igualmente intenso.

A infusão aumenta o percentual de cafeína, bem como cria um sabor intenso diretamente no paladar. De acordo com as tradições do país, o consumo do café turco previne inflamações, reduz a possibilidade de ter doenças crônicas, cânceres, depressão e doenças cardíacas.

Para servir a bebida, é usado um bule para café turco, que é muito charmoso e ideal para a infusão do café. Ele é ideal para preparar a receita do café da maneira como ocorria antigamente, o que é uma verdadeira viagem histórica e cultural pelo universo cafeeiro.

Os sabores do café especial

Essa viagem merece um bom café, não é mesmo? E nada mais indicado que um café superespecial acima de 84 pontos e com notas sensoriais. Na Coffee ++, todos os cafés seguem esse descritivo e são atestados pela Speciality Coffee Association (SCA), que é Associação Mundial de Cafés Especiais.

Café em grão

Os grãos são opções de vivências sensoriais potentes em que os prazeres da bebida são preservados. Por isso, não existe nada mais saboroso do que um café quentinho moído na hora. Não tem liquidificador? Realize a moagem no liquidificador e viva a experiência.

Café moído

Esse é o nosso modo prático de preparar um café coado, em minutos. A moagem média-fina é realizada de acordo com as pesquisas realizadas pelo nosso mestre de torra, Joaquim Neto, e o resultado aparece em uma xícara limpa e equilibrada.

Café em cápsulas

As cápsulas compatíveis com as máquinas Nespresso são a solução de preparo de um café acima de 84 pontos, com notas sensoriais. Tome cafés premiados, com a rapidez de um espresso feito em minutos.

Drip coffee

O drip é o nosso prático café em sachê. Essa é uma maneira de coar seu café acima de 84 pontos direto na xícara em qualquer lugar do mundo.