Search
Close this search box.

Receitas de macchiato para experimentar em casa

Compartilhe:

copo com café macchiato

O café nosso de cada dia pode ter infinitas combinações, desde as receitas tradicionais até as invenções que você mesmo pode experimentar em casa. Aqui, vamos ensinar você a fazer uma das preparações mais famosas das cafeterias em todo o mundo: o café macchiato.

Origem do café macchiato

Essa deliciosa receita nasceu na Itália, onde baristas dos anos 1980 experimentaram colocar um pouco de leite no café. Eles precisavam de um nome para diferenciar essa combinação e o tradicional café espresso, então a chamaram de espresso macchiato. A palavra significa “manchado”, ou seja, “café manchado”.

Os portugueses logo passaram a consumir o café pingado, que é a mesma receita do macchiato, ou seja, um espresso com uma gota de leite. Assim, o macchiato é a proporção entre os dois ingredientes: mais café, menos leite.

Ao longo dos anos, a receita foi incrementada, surgindo variações como o caramelo macchiato, o latte macchiato e o latte macchiato vanilla, entre outras combinações.

Receita de macchiato tradicional

copo com macchiato

Agora que já falamos sobre o que é um macchiato, vamos ensinar você a fazê-lo no conforto de casa, começando pelo macchiato tradicional. Para começar, atente-se à quantidade dos ingredientes.

Se adicionar muito leite, você terá um latte macchiato, e não o macchiato tradicional. A diferença entre eles é que o primeiro possui a mesma proporção de leite e espresso, enquanto o segundo leva mais café que leite.

Modo de preparo

Então, vamos lá! Primeiro, coloque seu café em grãos no moedor até atingir a textura de sal. De preferência, prepare seu espresso em uma máquina, com uma cápsula, ou em uma cafeteira italiana.

Depois, prepare a espuma do leite. Você pode fazer isso de forma caseira, utilizando um pote de vidro com tampa: coloque uma xícara de leite quente e agite até formar espuma. Também é possível fazer a espuma com mixer, espumador ou prensa francesa.

Por último, coloque a espuma de leite sobre o café espresso, e pronto! Já pode se deliciar com seu espresso macchiato. Que tal finalizar com uma pitada de canela em pó para decorar e dar aquele sabor especial?

Receita de macchiato de caramelo

Essa é uma variação querida do paladar brasileiro. O macchiato de caramelo também é conhecido como caramelo macchiato. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de doce de leite;
  • 70 mL de café espresso;
  • 100 mL de leite quente batido;
  • 2 colheres de açúcar ou adoçante;
  • Canela em pó ou cobertura de caramelo para decoração.

Modo de preparo

  1. Para esquentar o leite, coloque a bebida em uma xícara e leve-a ao micro-ondas ou ao fogão. Em seguida, bata com um mixer, um espumador ou prensa francesa. Reserve a espuma;
  2. Em uma xícara grande, coloque uma colher de sopa cheia de doce de leite, adicione um pouco da espuma do leite e mexa até dissolver;
  3. Adicione o café espresso e o açúcar, misturando bem. Se preferir menos adoçado, acrescente apenas o café;
  4. Acrescente o resto do leite e da espuma e chame os amigos ou a família para apreciar essa delícia italiana.

Receita de latte macchiato

Como dissemos antes, o latte macchiato inverte a quantidade dos ingredientes básicos na receita: aqui temos mais leite e menos café. Ainda dá para incrementar o sabor. Para essa variação, você vai precisar de:

  • 1 xícara de café espresso;
  • 1 copo de leite;
  • 1 colher de sopa de leite condensado.

Modo de preparo:

  1. Encha o copo com ⅓ de leite e aqueça-o no micro-ondas;
  2. Em seguida, coloque o leite condensado de uma só vez no copo de leite para que ficar no fundo;
  3. Depois, adicione o café com cuidado para as camadas de leite e café ficarem separadas;
  4. Faça a espuma com o restante do leite em um mixer ou um espumador e derrame-a em cima do café;
  5. Ao final, você pode decorar seu macchiato com canela em pó.

Uma dica importante: você também pode adaptar o preparo de acordo com suas necessidades. Por exemplo, se for vegano, você pode substituir o leite de vaca pelo leite de castanha. Se for intolerante à lactose, você pode usar leite sem lactose.

Também há um cuidado fundamental na hora de escolher seus ingredientes: no caso de leites mais ralos, como o desnatado, é mais difícil atingir a textura de espuma para o macchiato.

Seu macchiato especial

Agora que você aprendeu como fazer seu macchiato em várias versões, imagine preparar essa receita com os cafés especiais da Coffee ++. Quanto melhor é a qualidade do grão, mais saborosa fica sua receita. Aqui, você encontra os produtos com melhores aromas e sabores, em opções 100% arábica.

Nosso café está disponível em quatro formatos: grãos, moídos, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso e drip coffee. Além disso, você encontra kits com xícaras coloridas para receber as variadas combinações feitas na sua casa.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...