Search
Close this search box.

As melhores receitas de carajillo

Compartilhe:

carajillo

Café sozinho já é bom… acompanhado de gelo e licor em um bom drink, é uma delícia. Vamos ensinar você a preparar o carajillo, uma bebida de origem espanhola que faz a cabeça dos #cafequizados aqui na América do Sul.

A origem do carajillo

A origem do carajillo é controversa. A maioria das fontes afirma que a bebida nasceu em Cuba, quando o país ainda era uma província espanhola. Os soldados combinavam café com rum antes das batalhas, para ganhar coragem, “coraje” em espanhol. A palavra evoluiu para o diminutivo “corajillo” e, depois, “carajillo”.

Outra versão conta que trabalhadores de Barcelona costumavam pedir nos bares, junto à bebida alcoólica, “una copa i un cafè que ara guillo” (a tradução do catalão seria algo como “um copo e um café que já me vou”). A pronúncia rápida virou “caraguillo” e, posteriormente, “carajillo”. Porém, a primeira versão é a mais aceita.

Fato é que a bebida tem raiz na Espanha e chegou aqui pela colonização. Ela costuma ser tomada em copos pequenos, após as refeições, para ajudar no processo digestivo. Outra boa pedida é tomar o carajillo na pausa do trabalho, para relaxar com os amigos ou mesmo sozinho.

As variedades de carajillo

Não existe uma maneira exata de preparar o carajillo, isso varia de acordo com o país e as bebidas típicas de cada região. Ele pode ser feito com cachaça, vodka, uísque, rum, licor, conhaque e até pisco. Em alguns lugares, ele é servido com leite e açúcar ou chocolate e leite condensado.

A variedade de receitas é enorme e o nome também sofre adaptações pelo mundo. Ele pode ser chamado de café asiático, café irlandês, piscafé, barraquito, café queimado, entre outras variações.

A versão mais famosa é o carajillo 43, uma combinação de café com o Licor 43, bebida típica da região de Cartagena, na Espanha. Em 2020, ele foi eleito o coquetel mais popular do mundo, segundo o Difford’s Guide, considerado o guia mais respeitado da coquetelaria mundial.

Receita do carajillo 43

carajillo

Para fazer a versão mais famosa do carajillo, os ingredientes são os seguintes:

  • 50 mL de café expresso quente;
  • 50 mL de Licor 43;
  • Três cubos de gelo.

O modo de preparo é simples:

  • prepare seu melhor expresso;
  • adicione as pedras de gelo no copo pequeno;
  • sobre o gelo, derrame o licor;
  • por fim, acrescente o café expresso no copo e mais gelo se desejar.

Como preparar a versão batida

A versão batida do carajillo 43 leva os mesmos ingredientes acima. Apenas o modo de preparo é diferente: você deve colocar todos os itens em uma coqueteleira e agitá-la com força por alguns segundos, antes de levar a mistura ao copo.

Receita de carajillo quente com rum e ervas

Além do café com licor, outra variedade apreciada do carajillo é feita com rum e ervas. Separe os seguintes ingredientes:

  • 50 mL de café espresso quente;
  • 50 mL de rum;
  • 50 mL de água quente;
  • 2 grãos de café fresco;
  • 1 unidade de canela em pau;
  • 2 unidades de cravo-da-índia;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar;
  • 4 rodelas finas de limão.

Nesta receita, o gelo é substituído por água quente. O modo de preparo também é simples e fácil. Primeiro, em um copo, coloque os grãos de café, a canela, o cravo, o açúcar, o limão e, por último, o rum.

Em seguida, aqueça a água até ferver e coloque-a no copo, misturando tudo levemente com uma colher. Deixe a infusão acontecer por alguns minutos, antes de despejar o espresso fresco, feito na hora.

Segredo para um bom carajillo

Independentemente da receita que você escolher, ela vai exigir sempre um café espresso de excelente qualidade, que você encontra aqui na Coffee++. O grande segredo na preparação é usar uma colher na hora de despejar o expresso sobre o copo com a bebida alcoólica escolhida.

Isso vai evitar que os líquidos se misturem e formar camadas que deixam seu drink, além de delicioso, esteticamente agradável. No caso da versão com licor, experimente também acrescentar uma última camada de chantilly, servindo o drink com pedaços de chocolates à parte.

Drinks com o melhor café da Coffee ++

Drinks quentes ou gelados pedem o melhor café expresso e os melhores grãos para dar aquele toque especial. Aqui no blog da Coffee ++, você conhece diversas receitas de comidas e bebidas para fazer em casa, acolher amigos e familiares.

Você também encontra incríveis sabores e aromas de café para sua cozinha. A Coffee ++ oferece quatro formatos de cafés 100% arábica: moídos, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso, grãos e drip coffee.

Você pode participar do melhor clube de assinaturas de café do Brasil também. O Clube Coffee ++ traz vantagens exclusivas para a hora de comprar os produtos. Tudo isso é feito para aumentar sua paixão pelo delicioso cafezinho.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...