Search
Close this search box.

Cocada de café: conheça esta sobremesa mais do que especial

Compartilhe:

imagem de cocada de café

A cocada de café junta o melhor dos dois mundos: o nosso amor pelo café com a paixão por uma das sobremesas mais apreciadas no Brasil. Com muita simplicidade e sabor, ela se destaca não só pela popularidade, mas também pela história de como chegou no país.

A cocada é uma iguaria africana, criada pelas escravas que preparavam o doce para os senhores. Elas também a consumiam para ter um momento de conforto. A receita está relacionada com as religiões africanas (o candomblé, por exemplo). Para quem é adepto, ela é considerada uma oferenda para Oxalá.

Origem da cocada no Brasil

Este é só um ponto de partida do alcance que a cocada conquistou ao longo dos anos. Não se sabe ao certo como ela chegou ao Brasil, mas a principal aposta são os povos africanos no período da colonização. A receita teve a adição de açúcar-mascavo, adquirindo uma coloração nova e mais escura.

Com o tempo, outros ingredientes foram adicionados, como o açúcar-cristal, até se tornar a sobremesa que conhecemos hoje. Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história, que tal aprender como fazer cocada de café no conforto de casa?

Saiba como fazer a cocada de café

Você verá que o preparo da cocada de café é bem simples e, além do coco, pode levar ingredientes típicos do nosso dia a dia.

Ingredientes

  • 3 ovos;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 2 xícaras de chá de coco ralado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de café forte.

Modo de preparo

O primeiro passo é misturar os ingredientes em uma tigela. Feito isso, unte uma forma (16 x 30 cm) com manteiga, espalhe a mistura e certifique-se de alcançar todos os cantos da forma. Ligue o forno a 180ºC (fogo médio), deixe-o pré-aquecido e insira a forma. Espere 30 minutos antes de tirá-la e deixe esfriar.

Depois, com a ajuda de duas colheres, modele as cocadas como preferir e deixe-as descansarem. Quando estiverem mais durinhas, é só servir. Rápido e fácil, não é? Essa é uma receita com café que, com certeza, vai agradar a família e os amigos.

Receita de cocada branca

imagem de cocada de café

A receita de cocada branca é a mais tradicional. Como dissemos, ela era feita pelas escravas africanas, mas se desenvolveu com o tempo, recebendo novos ingredientes.

Ingredientes

  • 1 ½ xícaras de água;
  • 3 xícaras de coco ralado;
  • 250 g de açúcar.

Modo de preparo

Leve a água e o açúcar ao forno e deixe ferver até chegar ao ponto de bala mole. Adicione o coco ralado e misture bem. Lembre-se de que a coloração deve continuar branca. Por isso, retire do fogo assim que ver que os ingredientes estão bem misturados.

É hora de modelar! Com a ajuda de duas colheres, deixe a cocada branca no formato que preferir, sempre se certificando de que ela está bem molinha. Feito isso, ela está pronta para servir!

Receita de cocada com leite condensado

Há diversos sabores de cocada. A de café é um deles, mas há também outras receitas que são dar água na boca. Uma delas é a cocada com leite condensado.

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar;
  • 2 xícaras de coco ralado;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 lata de leite condensado;
  • Óleo.

Modo de preparo

Essa receitinha deixará a cocada supercremosa. Primeiramente, unte a forma com um pouco de óleo e separe-a. Em uma panela, coloque o coco, o leite condensado e o açúcar, e leve-a ao fogo. Vá misturando até sentir que o doce está soltando da panela.

Retire do fogo, adicione a manteiga e bata (uma colher de pau consegue dar conta do recado). Você vai deixar a cocada açucarar! Feito isso, coloque a mistura na forma com óleo e espere esfriar para modelar os quadradinhos. Quando finalizar, é só servir!

Coffee ++: cafezinho especial para qualquer momento!

Experimentar a cocada de café cai bem com um bom cafezinho especial. Então, que tal criar um ambiente confortável e acolhedor com os produtos da Coffee ++? Aqui, você encontra cafés 100% arábicas, ou seja, com mais doçura e sabor, sem aditivos na composição.

Nosso Clube Coffee ++ é o mais democrático do Brasil e permite que você leve os cafés no formato em que preferir (grãos, moído, cápsulas e drip coffee). Exclusivo para #cafequizados, o espaço oferece descontos, privilégios e vantagens exclusivas nos produtos da Coffee ++.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...