Search
Close this search box.

Caipirinha de café: como surgiu e como fazer?

Compartilhe:

caipirinha de café

Tudo que envolve café é uma delícia, não é? Para um bom #cafequizado, tê-lo por perto em qualquer ocasião é sempre uma ótima pedida. Então, já pensou em juntá-lo a uma das bebidas alcoólicas mais populares no Brasil? Chegou a hora de experimentar a caipirinha de café.

A combinação de drinks alcoólicos com café precisa ser desmistificada. Um bom pontapé inicial para deixar o café ainda mais perto da sua rotina é experimentar a caipirinha. Você vai ver que ela é superfácil de fazer e dispensa o uso de muitos ingredientes.

Como surgiu a caipirinha com café?

Por mais que sejam uma delícia, os drinks com café gelado ainda são pouco populares em terras brasileiras. A caipirinha com café, especificamente, surgiu no interior de São Paulo, mas não há muitas informações sobre o motivo da origem.

Tudo começou quando os senhores de engenho e os latifundiários produtores de cana-de-açúcar passaram a transformá-la em cachaça. Desde então, principalmente pelo forte gosto da bebida, eles tentaram amenizar o sabor misturando-a com limão, açúcar e gelo, resultando na caipirinha.

A caipirinha é uma bebida típica da região tropical do Brasil, mas se espalhou pelo mundo com diversas variações. Os #cafequizados de plantão passaram a brincar com o drink, adicionando shots de café na composição, agradando não só a quem adora um bom drink, mas também a quem não dispensa um bom café.

Receita de caipirinha de café

caipirinha de café

Chega de conversa e vamos ao que interessa: os ingredientes. Tudo que você vai precisar para deixar esse drink com café no ponto é café especial, gelo, limão açúcar e, é claro, cachaça. Anote as medidas:

  • 30 ml de café especial (à sua escolha);
  • 1 limão;
  • 4 cubos de gelo;
  • 30 g de açúcar;
  • 75 ml de cachaça branca ou envelhecida.

Modo de preparo

O passo a passo da caipirinha de café é simples. Por isso, é hora de colocar a mão na massa! Primeiramente, prepare o café especial do jeitinho que você gosta e deixe-o separado enquanto esfria. Depois, corte o limão em formato de meia-lua e, se quiser, separe uma rodela para decorar o drink.

Uma dica para cortar o limão é sempre começar pelas pontas. Atente-se também ao miolo que, quando estiver amarelado, quer dizer que a fruta não está saudável. Além disso, nunca deixe o drink parado por muito tempo, pois o limão pode amargar a bebida.

Em um copo grande ou uma coqueteleira, coloque os pedaços de limão com a casca virada para cima. Em seguida, acrescente o açúcar. Com a ajuda de um macerador, amasse delicadamente a fruta, mas tentando espremer o máximo de líquido possível. Por fim, insira os cubos de gelo e a cachaça.

Com os ingredientes no copo, feche a coqueteleira e chacoalhe. Certifique-se de que a tampa está bem presa. Quando sentir que suas mãos estão queimando devido ao gelado do copo, isso quer dizer que o drink de café com cachaça está pronto. Em um copo de perfil baixo, coloque a bebida e, finalmente, acrescente o shot de café especial.

Receita de café cubano

Como não só de caipirinha vivem os drinks com café, que tal experimentar o café cubano? Dessa vez, a junção vai ser com uma das bebidas mais famosas do Caribe: o rum.

Você vai precisar de:

  • 60 ml de café especial;
  • 50 ml de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de leite;
  • 1 dose de rum;
  • Gelo;
  • Folhas de hortelã

Já sabe, não é? Prepare o café especial e deixe-o separado enquanto esfria. Quando estiver no ponto, junte-o em um copo ao rum e ao suco de limão. Misture tudo delicadamente até ter uma solução homogênea, acrescente o creme de leite e o gelo. Por fim, aproveite as folhas de hortelã para decorar o copo.

Aproveite os cafés especiais da Coffee ++ para os seus drinks!

Não sabe qual café especial usar na sua receitinha de caipirinha de café? Aproveite para conhecer os produtos da Coffee ++. Todos os nossos cafés são 100% arábica, ou seja, têm mais sabor e doçura sem qualquer aditivo na composição. Eles estão disponíveis em quatro versões: grãos, moídos, cápsulas e drip coffee.

Tem mais! Somos avaliados em mais de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais). É só escolher o seu preferido e deliciar-se não só com os drinks de cachaça de café, mas também no dia a dia. Experimente a versão clássica da casa ou aquelas feitas por quem nasceu debaixo do pé de café: Gabriel Nunes, Luiz Paulo e Ricardo Tavares, produtores da Coffee ++.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...