Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
cafeomancia

Cafeomancia: o futuro no fundo da xícara de café

O desejo de desvendar o futuro é uma das principais indagações da sociedade, desde os nossos primórdios. Nesse contexto, a necessidade de controle surge como uma necessidade de muitos indivíduos. Esse é o seu caso? É assim que o misticismo em torno da cafeomancia ganhou adeptos em vários lugares do mundo.

Antes de mais nada, é importante entender qual é o significado desse ritual. Em resumo, trata-se de um processo místico de leitura, em que os caminhos futuros são desvendados por meio da borra do café. Os povos árabes antigos utilizavam o recurso para encontrar respostas e buscar equilíbrio.

Assim, criou-se uma nova percepção espiritual, bem como o fortalecimento da prática de cafeomancia, interpretação dela como guia espiritual. Segundo alguns historiadores, tudo isso se iniciou a partir de percepções aguçadas das odaliscas que serviam os sultões. Sim, aquelas mulheres deslumbrantes eram as detentoras de toda a magia.

O café, mais conhecido como o “vinho árabe”, era um dos pilares de força daquele povo. Dessa forma, a “sorte lida no fundo da xícara” era aguçada a partir da intuição feminina, que eram consideradas bruxas por muitos povos. Dessa forma, a partir da feminilidade aguçada, foi possível desvendar o futuro, a partir de cafeomancia, símbolos e significados.

Espiritualidade e condução do futuro

A espiritualidade é um processo de conexão. Portanto, para alcançar o desenvolvimento espiritual, é necessário que a pessoa encaixe alguns protocolos na agenda. Com a cafeomancia, não é diferente, já que um dos princípios da cerimônia é o equilíbrio energético do espaço em que a leitura será realizada.

Então, como chegar a esse equilíbrio, em meio ao caos cotidiano? As odaliscas tinham a higienização do ambiente como prioridade. Isso ocorria pelo uso de incensos e um copo de água com sal, que ficava posicionado no espaço em que a leitura seria realizada. Elas acreditavam que, dessa forma, as energias negativas seriam afastadas do ambiente.

Assim, na borra de café, seria possível encontrar a cafeomancia do amor. A espiritualidade requer compromisso, por isso o equilíbrio emocional é tão relevante durante o ritual. Então, naqueles dias em que você estiver mais angustiado ou triste, o ideal é que a leitura não seja realizada.

Isso porque se acredita que os símbolos e as energias presentes no fundo da xícara podem pregar uma peça em você. Assim, a descoberta não pode ser fidedigna, mas sim condicionada pelo estado emocional.

Cafeomancia: como fazer

cafeomancia

Depois de realizar o processo de limpeza do ambiente, chegou a hora de iniciar a leitura. Como se trata de um processo espiritualizado, algumas interferências podem mudar o ritmo da sua leitura.

Para iniciar o ritual, você precisa de uma xícara de água morna, uma colher de café em pó moído e uma xícara de açúcar, além de escutar a sua intuição. Como os ingredientes serão levados ao fogo, o ideal é que um café de verdade seja priorizado para o preparo.

O café especial não necessita de açúcar, já que é adoçado no pé. Contudo, no ritual, o açúcar (considerado um item sagrado) é usado como condutor à espiritualidade. Prepare o café, mas o ideal é que ele não seja coado demais, já que o pó será usado como base para a cafeomancia.

Aprenda como ler o futuro na borra de café

Feito isso, você iniciará o processo de degustação do café. Neste momento, é importante se conectar com os processos espirituais. Então, aprecie lentamente o café e eleve o pensamento positivamente. Concentre-se naquilo que deseja saber e tome o café ainda morno.

Em seguida, quando o café acabar, um pires deve ser usado para “abafar” a xícara. Inicie o processo de observação das figuras que surgiram no fundo da xícara. Desse modo, a caminhada pela cafeomancia, oráculo do café e descobertas pode ser iniciada.

O significado de cada figura na borra

É importante que as figuras sejam observadas com carinho e atenção para a compreensão de cada desenho no fundo da xícara. Para matar a curiosidade, deixamos uma lista com o significado de cada uma das figuras para ajudar você a caminhar pela evolução sensitiva.

  • Árvore: sinal de que algo esperado será concretizado.
  • Bailarina: uma mulher que vive ao seu lado oferecerá ajuda.
  • Boca: a sexualidade está em baixa.
  • Buquê com flores: alegrias em relacionamentos (amorosos ou amigos)
  • Cadeado: pode ser o tempo de se mudar para longe.
  • Cobra: cuidado! Alguém pode traí-lo.
  • Sol: felicidade como ponto auge.
  • Coração: aquela paixão arrebatadora pode chegar e mudar sua vida.
  • Estrela: realização em todos os campos da vida.

O café especial e o espiritual

Ficou curioso por saber o que guarda o fundo do seu café? Confesso que busquei o desenho que o universo tinha rabiscado no fundo da minha xícara. O meu resultado foi um coração, que pode ser a chegada da tal paixão arrebatadora.

Porém, acredito que a borra de café captou o meu estado de espírito. Esta semana, na máquina de grão, o protagonismo ficou com o café produzido pelo Gabriel Nunes, na região do Cerrado Mineiro. Talvez o coração seja baseado no meu fascínio por esse cafezinho.

E você? O que encontrou no fundo da xícara? Passe o seu café especial e viva a experiência.