O café é a bebida oficial de 98% dos lares brasileiros. Por isso, a grande maioria das pessoas do país não inicia o dia sem a companhia de um cafezinho. O perfume do coado é o guia de energia e a base de concentração para muita gente, mas você já pensou se o café engorda? Quais são os benefícios da bebida para a saúde?
Antes de falar se o café em excesso engorda, vamos à lista das vantagens: a cafeína é um estimulante natural. Assim, ela melhora o rendimento e reduz a fadiga durante uma atividade física, por exemplo. Os grãos de café também são ricos em antioxidantes e substâncias como aminoácidos e uma vitamina do complexo B.
Essas afirmações são da nutricionista Carla Daniella Gomes Oliveira, 29 anos, a qual mostra os motivos pelos quais a ideia de que tomar café engorda é mentirosa.
Conheça os benefícios do café para a saúde!

Segundo a profissional da saúde, existem estudos que reportam uma associação inversa entre o câncer de cólon ou de bexiga a partir do consumo de café. “Um estudo publicado por Freedman et al. (2012) demonstrou uma redução de cerca de 10% na mortalidade por todas as causas das pessoas que tomavam café”, afirma.
A pesquisa também mostra o percentual de 12% a 20% de redução da mortalidade por doenças cardiovasculares entre consumidores moderados de café (até 500 mg de cafeína por dia, cerca de 500 mL de café – 1 mg/mL). Os estudos também demonstram benefícios em relação a diabetes e ação anti-inflamatória.
Assim, Carla joga por terra a ideia de que café engorda. Além disso, a nutricionista explica que resultados do Projeto Cérebro, Café & Drogas, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1986, evidenciam outras vantagens da bebida.
O consumo diário e moderado de café – quatro xícaras diárias – é benéfico ao cérebro, às atividades intelectuais e ao estado de humor. “Outros estudos também têm associado o consumo de café a uma significativa redução na incidência de Parkinson”, afirma.
Café sem açúcar engorda?
Primeiramente, é importante ficar atento à companhia do seu cafezinho, pois o café com açúcar engorda. Em receitas com nutella, chantilly ou chocolate, por exemplo, a bebida chega com excesso de calorias. Contudo, isso não tem nada a ver com os grãos colhidos na lavoura
Inclusive, o açúcar é o grande vilão da saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo médio não deve passar de 10% do consumo calórico diário. Os perigos desse excesso têm ligação direta com muitas doenças, além de contribuir para a obesidade. Viu como a ideia de que café engorda é ilusória?
Entenda os efeitos do excesso de açúcar no corpo
Por isso, a nutricionista Carla Daniella é enfática sobre a ideia de que café engorda não ter fundamento. Ela começa o bate-papo afirmando que o café é a companhia dela começando o dia: “o café puro é de baixíssima caloria, praticamente irrelevante, mas o que pode torná-lo calórico é a adição de açúcar, mel, chantillys”.
Portanto, tomar café com açúcar tem ligação ao aumento de peso e ao surgimento de doenças, como a diabetes. Na verdade, o popular cafezinho tem efeitos positivos para a saúde. Isso porque a concentração de minerais ajuda no equilíbrio do organismo e na liberação de endorfina.
A nutricionista Carla alerta que o consumo excessivo de açúcar está diretamente relacionado a doenças, por exemplo, obesidade, depressão, disbiose intestinal e baixa resistência imunológica.
Café combate doenças!
O excesso de açúcar ainda é responsável pela diminuição da absorção de magnésio e cálcio, que aumenta o risco de osteoporose, câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e outras enfermidades. “No mercado, há cada vez mais alimentos contendo açúcar. Sendo assim, há o aumento do consumo”, acredita.
Logo, a existência de produtos sem a substância é muito benéfica para a saúde de modo geral. No caso do café especial, por exemplo, é possível desfrutar dos benefícios do café sem trazer os malefícios do açúcar.
O café especial acima de 84 pontos possui atributos que dispensam o açúcar, como o doce natural, que é certificado na boca. Isso porque todos os grãos passam pela avaliação da SCA (Associação de Cafés Especiais), que verifica fragrância, aroma, uniformidade, doçura, acidez e finalização.
O café não atrapalha o emagrecimento!
A nutricionista ainda explica que o organismo gasta algumas calorias por dia para se manter funcionando, a chamada Taxa Metabólica de Repouso (TMR) ou Basal (TMB). Esse valor varia em cada pessoa e, quanto maior ele for, mais fácil é emagrecer e manter o emagrecimento
De acordo com ela, alguns estudos mostram que a cafeína, componente do café, pode aumentar essa taxa em 3 a 11% a curto prazo, com menor efeito em pessoas obesas e mais velhas. A longo prazo, isso vai reduzindo, devido à tolerância adquirida. Porém, não basta só consumir café, é preciso praticar exercícios físicos.
Aliás, o panorama descrito pela nutricionista mostra como o café tem ação direta na quebra de gordura, devido à ação na corrente sanguínea. Isso mostra que não é verdade que o café atrapalha o emagrecimento, já que é um termogênico natural. Outro mito é a ideia de que grávida não pode tomar café. Saiba mais aqui.
Consuma café especial sem açúcar e não engorde!
No caso dos cafés especiais acima de 84 pontos, a grande vantagem é a concentração 50% menor de cafeína. Assim, o consumo dos grãos 100% arábica tem equilíbrio e ação energética no corpo. Então, falar que café preto engorda é uma saída de quem quer boicotar o próprio projeto de emagrecimento.
Portanto, a ideia de que o café expresso engorda ou traz malefícios ao corpo não é real. Para quem está em busca de foco, o shot de café expresso sem açúcar é um incentivo energético, já que as contribuições termogênicas dele agem diretamente no aceleramento do metabolismo e convidam para experiências sensoriais.
Então, não pense que o café tradicional sem açúcar não amarga. Na maioria das vezes, esse gosto se deve à queima dos grãos e à necessidade da indústria de esconder os defeitos ‒ grãos verdes e queimados, por exemplo. No café especial, a torra é usada para potencializar a experiência, e não esconder os defeitos do grão.
Saiba as calorias dos acompanhamentos do seu café!
Alimento | Medida | Kcal |
Café com açúcar | 1 xíc. café | 26 |
Café com adoçante | 1 xícara | 2 |
Café com leite integral | 1 xícara | 45 |
Café com leite integral e açúcar | 1 xícara | 69 |