Search
Close this search box.

Café engorda? Saiba os mitos e verdades!

Compartilhe:

café engorda

O café é a bebida oficial de 98% dos lares brasileiros. Por isso, a grande maioria das pessoas do país não inicia o dia sem a companhia de um cafezinho. O perfume do coado é o guia de energia e a base de concentração para muita gente, mas você já pensou se o café engorda? Quais são os benefícios da bebida para a saúde?

Antes de falar se o café em excesso engorda, vamos à lista das vantagens: a cafeína é um estimulante natural. Assim, ela melhora o rendimento e reduz a fadiga durante uma atividade física, por exemplo. Os grãos de café também são ricos em antioxidantes e substâncias como aminoácidos e uma vitamina do complexo B.

Essas afirmações são da nutricionista Carla Daniella Gomes Oliveira, 29 anos, a qual mostra os motivos pelos quais a ideia de que tomar café engorda é mentirosa.

Conheça os benefícios do café para a saúde!

café engorda

Segundo a profissional da saúde, existem estudos que reportam uma associação inversa entre o câncer de cólon ou de bexiga a partir do consumo de café. “Um estudo publicado por Freedman et al. (2012) demonstrou uma redução de cerca de 10% na mortalidade por todas as causas das pessoas que tomavam café”, afirma.

A pesquisa também mostra o percentual de 12% a 20% de redução da mortalidade por doenças cardiovasculares entre consumidores moderados de café (até 500 mg de cafeína por dia, cerca de 500 mL de café – 1 mg/mL). Os estudos também demonstram benefícios em relação a diabetes e ação anti-inflamatória.

Assim, Carla joga por terra a ideia de que café engorda. Além disso, a nutricionista explica que resultados do Projeto Cérebro, Café & Drogas, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1986, evidenciam outras vantagens da bebida.

O consumo diário e moderado de café – quatro xícaras diárias – é benéfico ao cérebro, às atividades intelectuais e ao estado de humor. “Outros estudos também têm associado o consumo de café a uma significativa redução na incidência de Parkinson”, afirma.

Café sem açúcar engorda?

Primeiramente, é importante ficar atento à companhia do seu cafezinho, pois o café com açúcar engorda. Em receitas com nutella, chantilly ou chocolate, por exemplo, a bebida chega com excesso de calorias. Contudo, isso não tem nada a ver com os grãos colhidos na lavoura

Inclusive, o açúcar é o grande vilão da saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo médio não deve passar de 10% do consumo calórico diário. Os perigos desse excesso têm ligação direta com muitas doenças, além de contribuir para a obesidade. Viu como a ideia de que café engorda é ilusória?

Entenda os efeitos do excesso de açúcar no corpo

Por isso, a nutricionista Carla Daniella é enfática sobre a ideia de que café engorda não ter fundamento. Ela começa o bate-papo afirmando que o café é a companhia dela começando o dia: “o café puro é de baixíssima caloria, praticamente irrelevante, mas o que pode torná-lo calórico é a adição de açúcar, mel, chantillys”.

Portanto, tomar café com açúcar tem ligação ao aumento de peso e ao surgimento de doenças, como a diabetes. Na verdade, o popular cafezinho tem efeitos positivos para a saúde. Isso porque a concentração de minerais ajuda no equilíbrio do organismo e na liberação de endorfina.

A nutricionista Carla alerta que o consumo excessivo de açúcar está diretamente relacionado a doenças, por exemplo, obesidade, depressão, disbiose intestinal e baixa resistência imunológica.

Café combate doenças!

O excesso de açúcar ainda é responsável pela diminuição da absorção de magnésio e cálcio, que aumenta o risco de osteoporose, câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e outras enfermidades. “No mercado, há cada vez mais alimentos contendo açúcar. Sendo assim, há o aumento do consumo”, acredita.

Logo, a existência de produtos sem a substância é muito benéfica para a saúde de modo geral. No caso do café especial, por exemplo, é possível desfrutar dos benefícios do café sem trazer os malefícios do açúcar.

O café especial acima de 84 pontos possui atributos que dispensam o açúcar, como o doce natural, que é certificado na boca. Isso porque todos os grãos passam pela avaliação da SCA (Associação de Cafés Especiais), que verifica fragrância, aroma, uniformidade, doçura, acidez e finalização.

O café não atrapalha o emagrecimento!

A nutricionista ainda explica que o organismo gasta algumas calorias por dia para se manter funcionando, a chamada Taxa Metabólica de Repouso (TMR) ou Basal (TMB). Esse valor varia em cada pessoa e, quanto maior ele for, mais fácil é emagrecer e manter o emagrecimento

De acordo com ela, alguns estudos mostram que a cafeína, componente do café, pode aumentar essa taxa em 3 a 11% a curto prazo, com menor efeito em pessoas obesas e mais velhas. A longo prazo, isso vai reduzindo, devido à tolerância adquirida. Porém, não basta só consumir café, é preciso praticar exercícios físicos.

Aliás, o panorama descrito pela nutricionista mostra como o café tem ação direta na quebra de gordura, devido à ação na corrente sanguínea. Isso mostra que não é verdade que o café atrapalha o emagrecimento, já que é um termogênico natural. Outro mito é a ideia de que grávida não pode tomar café. Saiba mais aqui.

Consuma café especial sem açúcar e não engorde!

No caso dos cafés especiais acima de 84 pontos, a grande vantagem é a concentração 50% menor de cafeína. Assim, o consumo dos grãos 100% arábica tem equilíbrio e ação energética no corpo. Então, falar que café preto engorda é uma saída de quem quer boicotar o próprio projeto de emagrecimento.

Portanto, a ideia de que o café expresso engorda ou traz malefícios ao corpo não é real. Para quem está em busca de foco, o shot de café expresso sem açúcar é um incentivo energético, já que as contribuições termogênicas dele agem diretamente no aceleramento do metabolismo e convidam para experiências sensoriais.

Então, não pense que o café tradicional sem açúcar não amarga. Na maioria das vezes, esse gosto se deve à queima dos grãos e à necessidade da indústria de esconder os defeitos ‒ grãos verdes e queimados, por exemplo. No café especial, a torra é usada para potencializar a experiência, e não esconder os defeitos do grão.

Saiba as calorias dos acompanhamentos do seu café!

AlimentoMedidaKcal
Café com açúcar1 xíc. café26
Café com adoçante1 xícara2
Café com leite integral1 xícara45
Café com leite integral e açúcar1 xícara69

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...