Search
Close this search box.

Saiba se a grávida pode tomar café na gestação e na amamentação

Compartilhe:

Saiba se a grávida pode tomar café na gestação e na amamentação

O exame de gravidez deu positivo e a ansiedade começou. Entre muitas dúvidas surgem perguntas e buscas insanas. Entre elas, uma surge no topo e causa burburinho: Grávida pode tomar café na gestação?

Existem muitos mitos. Mas há também algumas verdades sobre o consumo de café pelas gestantes. Portanto, o objetivo deste texto é esclarecer a pergunta se a grávida pode tomar café na gestação e acalmar as mamães que amam beber café.

Primeiramente, é sempre bom deixar claro que os cafés especiais são compostos por 100% de grãos arábicas. Sabe o que isso significa? As bebidas concentram 50% menos cafeína, em comparação aos cafés tradicionais. Ou seja, há menos cafeína para o corpo quando o consumo da bebida é o café especial. Ponto positivo para as mamães, né?

Enquanto os grãos de café arábica têm aproximadamente 1,2% de cafeína, o café robusta chega a 2,2%. Em relação ao doce natural, o café arábica possui de 6 a 9% de açúcares e os robustas não passa de 7%, mas com médias que variam entre 3 e 5%. Esse é um dos motivos do amargor do café tradicional.

Café especial e a dúvida se a grávida pode tomar café na gestação

Para ilustrar isso no dia a dia, no caso das gestantes que gostam de tomar café, os especiais são ótimas opções. Visto que são mais doces e têm a metade de cafeína dos tradicionais. Assim não necessitam de adição de açúcar e nem de adoçante.

Grávida pode tomar café na gestação?

De acordo com a nutricionista Marcela Lourenço a palavra de ordem é moderação para as grávidas que querem consumir café.

Saiba se a grávida pode tomar café!

Ela, inclusive, destaca que é importante dosar a ingestão de cafeína. Dessa forma, é muito importante observar que existe cafeína em outras bebidas. Aliás, refrigerantes, como Coca-Cola e guaranás, bem como chás e chocolate.

Por isso, a nutricionista alerta que é importante que a grávida que gosta de tomar café fique atenta ao consumo de 100mg por dia, ou seja, duas xícaras de café expresso.

Entretanto, o obstetra de confiança precisa ser consultado e acompanhar a grávida em todas as dúvidas. Já que cada pessoa tem um organismo. E a individualidade faz parte de qualquer processo do corpo humano.

Saiba se a grávida pode tomar café na gestação e na amamentação

Café especial é a solução para grávidas durante a gestação

O padrão da bebida que será ingerida pela gestante é importante. Outro ponto que as mamães precisam ficar atentas é sobre tomar café de boa qualidade. Já que o café 100% arábica contém menos cafeína do que os convencionais.

Porém, mesmo no caso dos cafés especiais, é importante que a mamãe fique atenta quanto ao horário que tomará a xícara de café. Ao passo que depois de grandes refeições não é recomendado. Já que inibe a ingestão de ferro. E a substância é muito importante para o desenvolvimento da criança. Por isso, atenção na escolha da hora para o cafezinho.

Entenda se as gestantes podem tomar café

Segundo a nutricionista Marcela, as mães também podem tomar café durante a amamentação do pequeno. No entanto, o recém-nascido não metaboliza bem cafeína. Então, as mamães precisam seguir a ordem de moderação na ingestão de cafeína durante o período da amamentação.

Mas é bom deixar claro que a sensibilidade à cafeína é individual. Em geral, a partir do quarto mês, os bebês começam a eliminar a cafeína com mais facilidade. Mas cada criança reagirá de uma forma e é importante que os sinais da criança sejam sempre observados.

Marcela explica que essas análises são baseadas na observação da população. Mas, em alguns casos, pode haver alterações. Mas não se preocupe se você ingeriu mais cafeína do que o recomendado. Não há motivos para o desespero. Principalmente, se isso não faz parte da sua rotina.

Entretanto, caso o excesso de ingestão de cafeína seja uma rotina fale com o obstetra. Assim, a mamãe ficará mais segura e poderá mesmo grávida tomar café e se conectar com a bebida na xícara. 

Tabela Cafeina - Saiba Se a Grávida pode tomar Cafe na Gestacao e Na Amamentação
botao baixe a tabela
Nutricionista Marcela Lourenço
Marcela Lourenço é nutricionista e defende a moderação

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...