Search
Close this search box.

Café Dalgona: saiba como fazer a trend queridinha do TikTok

Compartilhe:

café dalgona

Se você é um consumidor assíduo de redes sociais, já deve ter esbarrado com a receita de um café mais que especial: o café Dalgona. Essa trend do TikTok viralizou durante a pandemia, gerando mais de 500 milhões de vídeos. Não dá para negar que virou uma febre, não é?

Além de ser delicioso, o café Dalgona é superfotografável, o que faz dele uma das bebidas queridinhas não só do TikTok, como também do Instagram. Interessou-se em experimentar? Venha com a Coffee ++, porque contamos um pouco sobre a história desse café e como prepará-lo.

Como surgiu o café Dalgona?

Caso ainda não tenha reconhecido o nome, o café Dalgona para nós, brasileiros, nada mais é que o café cremoso. Ele já é bem conhecido desde os anos 80, mas viralizou com a ajuda dos sul-coreanos, que trouxeram receitinhas especiais para as redes sociais.

O isolamento social durante a pandemia da COVID-19 ajudou o café Dalgona a se popularizar, porque as cafeterias da Coreia do Sul fecharam. Assim, os coreanos começaram a passar conhecimentos usando a internet e, principalmente, o TikTok, o Instagram e o YouTube.

Como tudo que viraliza no TikTok se torna um sucesso mundial, o café Dalgona não poderia ser diferente, certo? Com uma receita fácil de preparar e um visual de dar água na boca, não é de se surpreender que ele tenha caído no gosto do público.

Para nós, a palavra “Dalgona” pode não fazer muito sentido, mas, ela remete a uma sobremesa típica para os sul-coreanos. Ela é parecida com o caramelo, semelhante ao que vemos aqui com o café cremoso.

Aprenda a fazer o café Dalgona em casa

café dalgona

Depois de todo esse papo, é difícil não se interessar por experimentar o café Dalgona. Pensando nisso, que tal aprender a como fazer café cremoso? A receita é simples, com poucos ingredientes que, com certeza, estarão no armário da sua casa.

  • 2 colheres de sopa de café solúvel;
  • 2 colheres de sopa açúcar;
  • 2 colheres de sopa de água quente;
  • 1 xícara de leite (gelado ou quente).

Modo de preparo

Para fazer a receitinha tradicional de café Dalgona, tudo que você precisa é colocar o café solúvel, o açúcar e a água quente em um recipiente. Com eles juntos, sinta-se à vontade para batê-los da forma que preferir: com a ajuda de uma batedeira ou à mão.

Após bater por cerca de 5 minutos, o tempo de formar uma textura firme de caramelo, é hora de montar a bebida. Afinal, além do preparo, o que chama a atenção no café solúvel cremoso é a apresentação.

Em um copo, coloque o leite e, por cima, acrescente o café Dalgona, como se fosse chantilly, apenas decorando a pontinha da bebida. Você pode finalizar polvilhando o topo com raspas de chocolate ou canela. Sirva-se e delicie-se! Viu como a receita de café cremoso é simples?

Café Dalgona com chocolate

Agora que você já sabe preparar o café Dalgona tradicional, que tal diferenciá-lo um pouco? Acrescentando chocolate na receita, o resultado fica ainda mais saboroso, caindo no gosto não só dos #cafequizados, como também no dos chocólatras. Vamos aos ingredientes:

  • 100 g de café solúvel;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 xícara de chá de leite quente.

Assim como a receitinha tradicional, junte o café solúvel, o açúcar e o leite em um recipiente. Então, misture-os delicadamente até se dissolverem. Feito isso, bata os ingredientes à mão ou com uma batedeira durante 10 minutos até chegarem a uma consistência cremosa.

Guarde o resultado em um recipiente fechado dentro do congelador. Assim, você mantém a consistência. Quando for servir, não é preciso descongelar: no topo de um copo com leite, acrescente o café cremoso com chocolate.

Coffee ++: cafés especiais 100% arábicas

Você já conhece os cafés especiais da Coffee ++? Eles são 100% arábicas, ou seja, possuem doçura e sabor sem qualquer aditivo na composição. Além disso, são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais) e estão disponíveis em quatro formatos: grãos, moído, cápsula e drip coffee.

A Coffee ++ disponibiliza cafés com diferentes notas sensoriais e aromas, seja o Clássico da casa, seja o Geisha, bebida oficial da família imperial japonesa, como também os cafés dos nossos produtores: o Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo e o Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...