Search
Close this search box.

Aprenda a fazer caramelo de café e aprimore suas receitas

Compartilhe:

caramelo de café

Para um bom #cafequizado, receitas que trazem café na composição (ou harmonizam bem com a bebida) são sempre bem-vindas. Mesmo que a sobremesa não tenha o grão entre os ingredientes, vale complementá-la com um caramelo de café. Já ouviu falar?

Ele é uma “releitura” do caramelo tradicional, mas com o toque especial do café que dá o sabor e o aroma que tanto amamos. Então, que tal aprender a como fazer caramelo de café para completar a sua sobremesa ou até mesmo o cafezinho de todo dia? Vamos ensinar, venha ver!

Como fazer caramelo de café?

Fazer um caramelo com café é fácil demais da conta, viu? Você só vai precisar de dois ingredientes: 80 g de açúcar refinado (aproximadamente uma xícara de chá) e uma xícara de café coado (que tal experimentar o drip coffee?).

Em uma panela, coloque o açúcar e deixe derreter em fogo alto. Quando começar a chegar o ponto de caramelo, é hora de acrescentar o café. Misture bem até chegar no ponto da calda. Viu como é muito fácil fazer essa receita de caramelo?

Em quais receitas usar o caramelo?

Agora que você já aprendeu como fazer, é possível usar o caramelo de café em receitas diversas, desde o próprio cafezinho (como decoração) até sobremesas especiais, como um pudim ou sorvete. Ficou com água na boca? Então, vem ver como fazer essas delícias!

Café gelado com caramelo

Nos dias mais quentes, um café gelado é sempre uma ótima pedida, principalmente com caramelo de café. Seja para servir convidados especiais, seja para curtir sozinho no final da tarde, com um pão de queijo. Hum, que delícia, né? Para experimentar, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de café coado;
  • 1 xícara de leite;
  • 4 cubos de gelo;
  • açúcar a gosto (opcional).

Para preparar esse café gelado, coloque ½ xícara do caramelo de café em um liquidificador. Depois, junte o café e o gelo, então bata tudo. Caso ache necessário, coloque açúcar, mas olha só: usando cafés especiais na sua receita, eles já têm doçura natural, ao contrário do que acontece com os tradicionais, ok?

Depois, é só transferir a bebida para um copo. Uma ideia para deixá-la ainda mais especial e gostosa é decorar o copo com o resto do caramelo: coloque um pouco no fundo, depois complete com o café. Por fim, use chantilly por cima (se quiser) e finalize com mais um pouco da calda de caramelo para café.

caramelo de café

Café quente com caramelo

Se o café gelado com caramelo é bem-vindo no calor, no frio, o café quente também é, certo? Exatamente, meus amigos! Podemos complementar o cafezinho nosso de todo dia com essa caldinha deliciosa que aprendemos a fazer hoje. Venha ver como:

  • 1 colher de sopa do seu caramelo de café;
  • 1 xícara de leite;
  • 30 ml de café coado;
  • chantilly para decorar.

Para fazer, comece colocando um pouco do caramelo no fundo de uma xícara. Esquente o leite até ele ficar morno e acrescente-o. Depois, coloque o café e finalize com chantilly e o caramelo. É muito fácil, não é? O melhor é que você pode surpreender pessoas queridas com essa bebida repleta de sabor e aroma.

Pudim de leite com caramelo

Outra ideia é fazer caramelo de café para um pudim de leite. Cá entre nós: fica uma delícia e é uma forma de inovar na sobremesa para um almoço em família. Olha só os ingredientes que você vai precisar:

  • 10 gemas;
  • 250 ml de leite;
  • 500 ml de creme de leite fresco;
  • 120 g de açúcar refinado;
  • 1 pacotinho de gelatina sem sabor.

Em um recipiente, insira as gemas, o leite, o creme de leite e o açúcar, misture bem até ficar homogêneo e deixe descansar. Em seguida, coloque em uma panela um pouco de água e a gelatina incolor sem sabor. Misture até ficar transparente e, quando estiver pronta, insira a gelatina no recipiente com os outros ingredientes.

Na forma de pudim, coloque o caramelo feito com café e despeje a mistura do pudim por cima. Cubra com papel-manteiga e leve a uma forma com água para assar em banho-maria. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse por até 1h40. Você também pode usar o caramelo na receita de pudim de café, que tal?

Sorvete de café com caramelo

Outra sobremesa deliciosa que dá para completar com a calda caramelizada é o sorvete de café. Ele é perfeito para os dias mais quentes e pode acompanhar um bolo também, fica incrível. Em nosso canal no YouTube, ensinamos como fazer, confira:

Prepare seu caramelo com cafés da Coffee ++

Para deixar suas receitas ainda mais especiais, com aromas e sabores bem marcantes, nossa dica é usar cafés especiais. Os da Coffee ++, por exemplo, possuem mais de 84 pontos em critérios de fragrância, aroma, uniformidade, acidez, doçura e finalização, avaliados pela Specialty Coffee Association (SCA).

Você pode usar o café da sua preferência na receita: temos desde o Clássico, que traz notas de chocolate ao leite, doce de leite e frutas secas, até o Geisha, com notas que lembram jasmim, carambola madura e limão-taiti.

Não deixe de conferir também os outros conteúdos do nosso blog. Temos várias outras receitas deliciosas para você aproveitar seu cafezinho de formas diferentes e criativas!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...