Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
café cremoso

Café cremoso: receitas especiais para você

Pessoas especiais fazem cafés especiais, e isso inclui você também! É hora de botar a água para ferver e preparar o seu próprio café cremoso no conforto de casa. Nós, da Coffee ++, estamos abrindo nossas porteiras para te apresentar as melhores receitas para servir para amigos e familiares. Nada como criar um ambiente de aconchego e amor ao lado de quem mais amamos, não é?

Antigamente, o famoso café com leite era a versão cremosa que conhecíamos e apreciávamos. Com o passar dos anos, ele foi ganhando novos sabores. Agora, você já pode saboreá-lo no seu coffee break a partir de cappuccinos, latte macchiatos e muitos outros.

A febre do café cremoso

Antes de aprender como fazer café cremoso, você sabe como surgiu a história dessa bebida? Quando se trata da origem, tudo fica um pouco nebuloso, pois não se sabe ao certo de onde ela surgiu. Boatos dizem que foi na Coreia, enquanto outros alegam que foi na Índia, mas nada confirmado oficialmente.

Com o surgimento das mídias sociais, como YouTube e até TikTok, os perfis que trazem receitas curtas e simples bombaram — e o café cremoso não saiu mais da boca do povo. A bebida viralizou ao redor do mundo, ainda mais por ser superfotogênica, criando imagens lindas para complementar o feed.

Prepare o café cremoso em casa!

café cremoso

Vamos ao que interessa! Chegou a hora de você aprender uma receita de café cremoso simples, rápida e fácil. Ela necessita de apenas três ingredientes e uma batedeira. O melhor de tudo é que rende uma grande quantidade para guardar no refrigerador e se deliciar quando quiser ou servir para várias pessoas.

Ingredientes

  • 50g de café moído;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 200 ml de água morna.

Modo de preparo

É preciso de um único item para fazer o seu café cremoso: batedeira. Coloque o café e o açúcar nela. Misture-os. Depois, insira a água morna e bata entre 10 a 15 minutos. No começo, pode parecer que o resultado não vai ser o esperado, mas confie que vai dar tudo certo! A textura deve ficar igual a um creme volumoso, parecido com chantilly, enquanto a coloração é bege.

Chegando no ponto, armazene o café em um recipiente com tampa e deixe esfriar no congelador. Depois, é só inserir uma colherada bem cheia no leite quentinho e misturar. Caso seja necessário, pode adoçar um pouco mais. A quantidade deve durar, mais ou menos, um mês — bom demais da conta, não é?

Lembre-se sempre de seguir as instruções sugeridas. Por ser uma bebida doce, não é recomendado diminuir a quantidade de açúcar, senão você corre o risco de perder a receita. Sem esse ingrediente, o resultado fica líquido e não alcança o ponto do creme.

Para deixar a experiência ainda mais saborosa, que tal enfeitar a borda da xícara com um pouco de Nutella? É como se você estivesse na cafeteria! Você pode também deixar uma camada de creme por cima, criando uma aparência ainda mais fotogênica para o seu café cremoso.

Café cremoso com chocolate

Agora que você já sabe como preparar a receita clássica, é hora de se aventurar por outros modos de preparo com novos ingredientes. Esse é o caso do café cremoso com chocolate, que vai deixar sua experiência ainda mais deliciosa.

Ingredientes

  • 50g de café moído;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • 240 ml de água morna.

Modo de preparo

Primeiro, misture o café e o açúcar com o chocolate. Quando tudo estiver bem misturado, junte à água e mexa somente para dissolver os ingredientes. Depois, utilize a batedeira ou faça o café cremoso no liquidificador, batendo entre 10 a 15 minutos até ficar volumoso e cremoso, parecendo chantilly.

Guarde a mistura no congelador, num recipiente fechado. Para servir, pegue uma colher de sopa bem cheia de café cremoso gelado e misture com lente quentinho. O contraste de temperaturas vai deixar a bebida ainda mais saborosa!

Deixe o café cremoso da forma que desejar

Se desejar dar aquele toque a mais de sabor, insira uma colher de sopa de canela em pó na receita, misturando com o café e o açúcar. Depois, é só bater normalmente junto da água morna. Esse toque extra faz toda a diferença para deixar sua experiência ainda mais especial.

Quem está de dieta não precisa passar vontade. O segredo é substituir o açúcar pelo adoçante e usar leite desnatado na hora de servir. Dessa forma, você deixará o café cremoso menos calórico, encaixando-o direitinho na sua alimentação.

Delicie-se com o sabor do café!

Agora que você já sabe como preparar o seu café cremoso em casa, é hora de colocar o pãozinho de queijo para assar! Aproveite para conferir outras receitas de café, como o cold brew, aquela bebida geladinha, perfeita para as estações mais quentes.

Aqui, na Coffee ++, preocupamo-nos com o seu bem-estar e a sua experiência. Por isso, oferecemos diversos produtos para incrementar o seu dia a dia, como é o caso dos nossos cafés: clássico, Chapada de Minas, Mantiqueira de Minas, Cerrado Mineiro e Geisha. Eles estão disponíveis em drip coffee, cápsula, grão ou moído. Experimente!