Search
Close this search box.

Balança para café: é necessária? Como funciona?

Compartilhe:

balança para café

Se você é um #cafequizado que preza por um café de alta qualidade, deve saber que a quantidade certa de café é indispensável para alcançar um excelente resultado. Para isso, a balança para café é o melhor acessório para ajudar na hora de preparar sua bebida favorita.

A balança de precisão é bastante comum em cafeterias, pois ajuda os baristas a terem melhor controle na hora de preparar os cafés. Porém, ela não é um acessório exclusivo para eles, podendo ser utilizada em casa. Com ela, é possível identificar a dose certa, desfrutando uma bebida com sabor e aroma perfeitos.

A balança para café é necessária?

A resposta para essa pergunta é pessoal. Afinal, se você tem um bom olho para medidas, provavelmente dispensa a utilização de uma balança de café. Na correria do dia a dia, nós só queremos nosso “cafezinho” pronto com mais praticidade, certo?

Em contrapartida, para quem gosta de beber com frequência um café de alta qualidade, com as medidas precisas, a balança para café será uma ótima ajudante. Seja para se deliciar sozinho ou para servir às visitas, esse acessório te ajudará a preparar sua bebida favorita de uma forma prática.

Balança com timer, balança dosadora e balança eletrônica: qual a diferença?

balança para café

No universo dos #cafequizados existem três tipos diferentes de balança para café: a dosadora, a eletrônica e a com timer. Veja o que as diferencia.

Balança dosadora

Começando por uma das mais práticas, a balança dosadora é de fácil manuseio, sendo necessário apenas mover uma tarja de plástico até a dose de café (em gramas) que você irá utilizar.

Depois, é só acrescentar o café em pó ou em grãos que ela mostrará, por meio de equilíbrio, se a dosagem corresponde ao que você deseja ou não. Por exemplo, se a colher se inclinar-se para a esquerda, quer dizer que é preciso retirar um pouco de café. Caso contrário, o indicado é acrescentar mais.

Balança eletrônica

A balança eletrônica é a mais tradicional. Ela funciona à base de bateria ou pilha, e o manuseio é ainda mais simples do que a anterior. Para medir a dosagem do seu “cafezinho”, basta colocá-lo direto na base e pesar. Alguns modelos são mais precisos, mostrando a dosagem em casa decimal.

Além disso, ela tem como vantagem a possibilidade de medir até mesmo a água, o que é um ótimo benefício para a sua receita, deixando o resultado ainda mais preciso. É de fazer qualquer #cafequizado pirar!

Balança com timer

Esse modelo também corresponde a uma balança eletrônica, mas possui um pequeno benefício a mais: o timer. Para quem já tem um conhecimento aprofundado sobre café, deve sentir a necessidade de medir o tempo de extração.

A extração nada mais é do que o tempo que leva para passar o café. Com a balança trazendo a possibilidade de medir essa variável, dá para brincar com as receitas para encontrar sabores ainda mais precisos e diferentes para a bebida.

Qual balança para café escolher?

Agora que você já tem em mente as suas prioridades e decidiu que precisa de uma balança digital no seu dia a dia, que tal saber um pouco mais sobre os modelos das principais marcas?

Balança Hario

A balança Hario é uma das mais populares do mercado. Isso porque ela permite não só com que você faça a pesagem — o que é cumprido com extrema precisão, com direito a amostragem em casa decimal —, mas também com que o tempo de extração seja mostrado. Bom demais da conta, não é?

A partir disso, o sabor e o aroma do “cafezinho” ficam ainda mais de acordo com o que você deseja. Porém, devido ao seu preço mais elevado, a Hario é mais uma balança para barista do que para usar em casa. A função de temporizador é chamativa, mas nada que o timer do celular não resolva.

Balança FPRO

A balança para café FPRO é uma boa pedida para quem está dando os primeiros passos no mundo dos #cafequizados. Ela possui as mesmas funções da Hario, mas não é tão cara. A pesagem também é mostrada em casas decimais, possui temporizador e display LCD. É uma versão menos “ostentação” da anterior.

Experimente novos sabores e aromas com os cafés especiais da Coffee ++

Gostou de saber mais sobre a balança para café? Se for o caso, aproveite para garantir a que mais se encaixa às suas necessidades e experimente usá-la com os cafés especiais da Coffee ++. Nossos produtos são 100% arábica, avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais).

Aqui, você os encontrará em quatro versões: em grãos, de forma moída, em cápsulas e em drip coffee. Ao optar pelo seu formato favorito, é só escolher o saborzinho que desejar, seja o Clássico da casa, o Mantiqueira de Minas, o Chapada de Minas, o Cerrado Mineiro e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...