Search
Close this search box.

Tudo o que você precisa saber sobre o café de moagem fina

Compartilhe:

tigela com café de moagem fina ao lado de tigela com grãos de café

O café de moagem fina possui uma textura semelhante à do açúcar refinado. Essa moagem é bastante comum para passar café em filtro de papel. Assim como outros tipos de moagem, trata-se do processo de transformar os grãos de café em pó. Para isso, você pode comprá-los já moídos ou fazer esse procedimento em casa.

Os tipos de moagem de café fazem toda a diferença no resultado, porque influenciam diretamente no tempo que a água demora para passar o café durante a extração. Aliás, o objetivo de moer os grãos é preservar as características sensoriais de cada um deles ao máximo.

A importância de moer café na hora

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de moer café na hora, certo? Isso é sempre debatido, pois, quanto mais tempo se passa desde a moagem, mais características do café vão se perdendo. Em outras palavras: o aroma e o sabor não serão os mesmos.

Se for consumido logo após a moagem, o café vai estar mais fresquinho, com o sabor e o aroma mais acentuados. Bom demais da conta, não é? Caso contrário, em questão de horas, ele já terá perdido as principais características, porque, como é extremamente sensível ao oxigênio, oxida rapidamente.

Métodos de preparo do café de moagem fina

café de moagem fina ao lado de grãos de café

Cada tipo de moagem tem um método de preparo específico. A moagem fina é a mais utilizada principalmente para café coado (em filtro, em papel ou em pano). Ela também é bastante comum para o café expresso, principalmente por ser a mais indicada para cafeteiras elétricas.

Para se ter uma ideia, o café de moagem fina é o que mais resiste à passagem da água. Esse fator resulta em um maior tempo de extração, devido ao maior contato com a água, e em uma bebida com sabor e aroma acentuados, do jeitinho que um bom #cafequizado, ama, certo?

Café coado: passo a passo para prepará-lo em casa

Como o café de moagem fina é bastante usado para o preparo de café coado, nada é melhor que aprender o passo a passo para ter esse café prontinho na mesa de casa, não é?

Ingredientes

  • 100 ml de água;
  • 10 g de café de moagem fina.

Modo de preparo

Primeiramente, tenha a água aquecida entre 93 e 94ºC. Desligue o fogo logo quando as primeiras bolhas aparecerem. Caso passe um pouco do ponto, deixe-a descansar por alguns minutos. Feito isso, coloque o café de maneira uniforme no coador e acrescente a água calmamente até que todo o café esteja umedecido.

Caso use um filtro de papel, certifique-se de molhá-lo com a água aquecida antes de acrescentar o café. Caso contrário, ele ficará com um gostinho de papel que nunca é bem-vindo. Se for beber café em uma xícara de vidro, a dica é escaldá-la antes de colocar o café.

Dicas especiais para moer café em casa

Se você não tiver um moedor de café profissional em casa e, ainda assim, quiser o seu cafezinho fresco, a Coffee ++ separou uma dica de ouro! Tudo o que você vai precisar é separar um liquidificador e os grãos de café que você deseja moer. Nada mais do que isso! Prático, não é?

Lembre-se de que, moendo os grãos com um liquidificador, a moagem é incerta: o resultado traz desde grãos de café de moagem fina até mais grossa. Para diferenciar uma da outra, nossa sugestão é peneirar o café. Assim, você consegue direcioná-lo para o tipo de preparo correto.

Porém, apesar de ser fácil, moer café no liquidificador exige bastante atenção. Antes de iniciar o processo, limpe bem o copo do aparelho e deixe-o bem sequinho para o café não entrar em contato com umidade. Feito isso, é aconselhado moer 150 g de café por vez.

Tendo os grãos dentro do liquidificador, bata-os por 20 segundos. Faça um pequeno intervalo mexendo o copo para eles se espalharem e, depois, bata por mais 20 segundos. Quando vir que os grãos estão completamente moídos, siga para a etapa de peneirá-los. Viu como é fácil?

Coffee ++: o seu café especial de todos os dias!

A moagem de café é essencial para preservar as principais características dos grãos. Aqui na Coffee ++, você encontra o seu “cafezinho” especial no formato que preferir: seja moído, seja em grãos, em cápsula (compatível com as máquinas Nespresso) ou em drip coffee. Todos os nossos cafés são 100% arábica, ou seja, trazem sabor e doçura sem aditivos.

Que tal experimentar o sabor Clássico da casa ou até mesmo os cafés produzidos pelos nossos produtores? Você pode optar pelo Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; pelo Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; e pelo Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes. Além disso, há o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...