Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
como fazer café sem coador

Como fazer café sem coador? Saiba como filtrar café em casa!

O “coadinho” é um dos métodos mais tradicionais do Brasil, e não é para menos. A associação direta com as linhas de costuras constrói a estrutura social (e histórica) do país. O perfume conduz o caminho do dia e, apesar de todo o sabor que salta pelas xícaras, há como fazer café sem coador.

A criação do filtro de café

Já pensou sobre como fazer café sem coador? Na verdade, fazer café no coador é uma forma de filtrar a bebida de forma leve e equilibrada, com notas sensoriais potentes. A história de criação desse método de preparo é antiga e, inclusive, protagonizada por uma mulher que idealizou o coador descartável, sabia?

Antes disso, filtrava-se café por meio de “coadores” feitos com tecido com 100% algodão. Contudo, na xícara, o resultado não era muito agradável, já que esse filtro de café interferia no paladar. Assim, é comum reconhecer o gostinho de algodão. Nada gostoso, né?

Melitta Bentz não aceitou coar café no filtro de algodão. Foi assim que a alemã escreveu o nome em letras garrafais no universo cafeeiro, criando um filtro descartável.

A invenção renovou o mundo cafeeiro, mas também é possível preparar o café sem filtro. Então, como fazer café sem coador? Nos primórdios, o preparo por infusão do café sem coador era feito para apreciar a bebida, seja gelada, seja quente.

como fazer café sem coador

A infusão de café

Durante a descoberta do café, que ocorreu na Etiópia, em 575 d.C, o início do consumo ocorria diretamente pelo método de infusão. Então, o café moído era colocado na água e, desse modo, saía o resultado da bebida.

Na Ásia, por exemplo, o consumo desse café criou uma identidade. Aliás, até hoje, o café turco é consumido fortemente no Oriente, bem como em outros lugares do globo. A infusão, por sinal, ocorre de maneiras diferentes, sendo a prensa francesa um dos métodos mais famosos para esse tipo de extração.

Em resumo, a prensa francesa é um formato tradicional de como fazer café sem filtro. Popular entre baristas e apreciadores de café, ela foi criada na França, em 1850. Na extração com prensa francesa, não existe necessidade de filtro, já que a bebida é preparada diretamente no equipamento.

Só para ilustrar, a extração acontece manualmente, por meio de uma peneira, interna à cafeteira. Na prática, isso torna o método charmoso e atrai os olhares de quem ama as peculiaridades da bebida.

A extração do café especial

Em relação ao jeito de fazer, não é necessária muita habilidade. Na Coffee ++, gostamos da receita de 10 g de café em grãos a cada 100 ml de água para o café sem filtro. O ponto principal é o controle do tempo, determinante no resultado da bebida.

Como o objetivo é democratizar o consumo de café, para quem não tem cronômetro, o timer do celular é uma ferramenta maravilhosa para controlar o preparo do café. Sendo assim, para saber como coar café sem coador, o ideal é conhecer mais sobre o método de preparo.

Outra dica de como fazer café sem coador, para quem ama o formato tradicional, porém não tem filtro em casa, pode ser inesperada: o versátil papel-toalha ou guardanapo. A proposta é bem simples.

Como coar café sem filtro?

Use uma folha aberta de papel ou dois guardanapos no suporte. Como o filtro é inusitado e bem fino, não há necessidade de escaldar. Coloque o café moído diretamente no papel, jogue água fervente e vá derramando aos poucos, de maneira bem lenta. Desse modo, você faz o café coado.

Contudo, essa solução deve ser usada apenas em momentos emergenciais. Para a filtragem do café ideal, você precisa deixar os coadores em casa para, vivenciar todas as notas do seu cafezinho. O café especial, por exemplo, merece um preparo que priorize o aspecto sensorial.

Na Coffee ++, todos os grãos são acima de 84 pontos e têm notas sensoriais distintas, além de muita doçura e potência de sabores. Aqui, você encontra cafés cultivados em diferentes regiões cafeeiras do Brasil e, consequentemente, vivencia experiências diferentes no paladar.