Search
Close this search box.

Como fazer café sem coador? Saiba como filtrar café em casa!

Compartilhe:

como fazer café sem coador

O “coadinho” é um dos métodos mais tradicionais do Brasil, e não é para menos. A associação direta com as linhas de costuras constrói a estrutura social (e histórica) do país. O perfume conduz o caminho do dia e, apesar de todo o sabor que salta pelas xícaras, há como fazer café sem coador.

A criação do filtro de café

Já pensou sobre como fazer café sem coador? Na verdade, fazer café no coador é uma forma de filtrar a bebida de forma leve e equilibrada, com notas sensoriais potentes. A história de criação desse método de preparo é antiga e, inclusive, protagonizada por uma mulher que idealizou o coador descartável, sabia?

Antes disso, filtrava-se café por meio de “coadores” feitos com tecido com 100% algodão. Contudo, na xícara, o resultado não era muito agradável, já que esse filtro de café interferia no paladar. Assim, é comum reconhecer o gostinho de algodão. Nada gostoso, né?

Melitta Bentz não aceitou coar café no filtro de algodão. Foi assim que a alemã escreveu o nome em letras garrafais no universo cafeeiro, criando um filtro descartável.

A invenção renovou o mundo cafeeiro, mas também é possível preparar o café sem filtro. Então, como fazer café sem coador? Nos primórdios, o preparo por infusão do café sem coador era feito para apreciar a bebida, seja gelada, seja quente.

como fazer café sem coador

A infusão de café

Durante a descoberta do café, que ocorreu na Etiópia, em 575 d.C, o início do consumo ocorria diretamente pelo método de infusão. Então, o café moído era colocado na água e, desse modo, saía o resultado da bebida.

Na Ásia, por exemplo, o consumo desse café criou uma identidade. Aliás, até hoje, o café turco é consumido fortemente no Oriente, bem como em outros lugares do globo. A infusão, por sinal, ocorre de maneiras diferentes, sendo a prensa francesa um dos métodos mais famosos para esse tipo de extração.

Em resumo, a prensa francesa é um formato tradicional de como fazer café sem filtro. Popular entre baristas e apreciadores de café, ela foi criada na França, em 1850. Na extração com prensa francesa, não existe necessidade de filtro, já que a bebida é preparada diretamente no equipamento.

Só para ilustrar, a extração acontece manualmente, por meio de uma peneira, interna à cafeteira. Na prática, isso torna o método charmoso e atrai os olhares de quem ama as peculiaridades da bebida.

A extração do café especial

Em relação ao jeito de fazer, não é necessária muita habilidade. Na Coffee ++, gostamos da receita de 10 g de café em grãos a cada 100 ml de água para o café sem filtro. O ponto principal é o controle do tempo, determinante no resultado da bebida.

Como o objetivo é democratizar o consumo de café, para quem não tem cronômetro, o timer do celular é uma ferramenta maravilhosa para controlar o preparo do café. Sendo assim, para saber como coar café sem coador, o ideal é conhecer mais sobre o método de preparo.

Outra dica de como fazer café sem coador, para quem ama o formato tradicional, porém não tem filtro em casa, pode ser inesperada: o versátil papel-toalha ou guardanapo. A proposta é bem simples.

Como coar café sem filtro?

Use uma folha aberta de papel ou dois guardanapos no suporte. Como o filtro é inusitado e bem fino, não há necessidade de escaldar. Coloque o café moído diretamente no papel, jogue água fervente e vá derramando aos poucos, de maneira bem lenta. Desse modo, você faz o café coado.

Contudo, essa solução deve ser usada apenas em momentos emergenciais. Para a filtragem do café ideal, você precisa deixar os coadores em casa para, vivenciar todas as notas do seu cafezinho. O café especial, por exemplo, merece um preparo que priorize o aspecto sensorial.

Na Coffee ++, todos os grãos são acima de 84 pontos e têm notas sensoriais distintas, além de muita doçura e potência de sabores. Aqui, você encontra cafés cultivados em diferentes regiões cafeeiras do Brasil e, consequentemente, vivencia experiências diferentes no paladar.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...