Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
como armazenar café

5 dicas de como armazenar café do jeito certo

Tomar seu cafezinho de todo dia, apreciando todos os atributos de sabor e aroma do grão, é bom demais da conta, não é? Para essa experiência ficar ainda mais gostosa, é preciso saber como armazenar café do jeito certo para preservar todas as características sensoriais que ele tem a oferecer.

Pensando nisso, nós, da Coffee ++, listamos algumas dicas sobre como guardar café especial de forma que você deguste todas as características dele até o último gole. Passe seu cafezinho para acompanhar a leitura, e bora!

Por que saber armazenar o café direitinho?

Antes das dicas práticas, é preciso ter em mente algumas “regrinhas” essenciais na hora de guardar café. O grão de café, após passar pelo processo da torra, fica mais sensível a fatores externos, como luminosidade, umidade, ar e calor.

Ao abrir a embalagem de café, o grão, já moído ou não, fica exposto a cada um desses fatores. É por isso que é tão importante saber como fazer o armazenamento do café da maneira correta quando vamos consumir um novo café. Tendo isso em mente, vamos às dicas sobre o tema.

1. Evite guardar café na geladeira

Já ouviu falar em guardar café na geladeira? Essa prática já foi considerada ideal para conservar as características do grão e fazê-lo durar mais tempo. Porém, a verdade é que não é recomendado armazenar o café no refrigerador.

Lembra que falamos que a umidade é um dos fatores externos que influenciam no sabor do café? Então, a geladeira é um local repleto de umidade, o que pode causar a oxidação do grão, diminuindo o aroma dele.

Além disso, o café pode absorver aroma e odores de alimentos guardados próximos a ele. Mesmo guardado em potes vedados ou nas embalagens originais bem fechadas, o ideal é evitar armazenar o café na geladeira, ok?

2. Guarde o café em local fresco e longe de luz

A luz é mais um dos fatores externos que influenciam nos atributos sensoriais do café, porque ela também pode oxidar o grão, mesmo sendo artificial. Por isso, pensando em como armazenar café, é essencial considerar o uso de recipientes escuros, que dificultam a passagem da luz para o interior.

Além disso, é importante manter esse recipiente em um local fresco. Isso quer dizer em armários que não fiquem expostos ao sol, como em uma varanda ou um quintal, ou ao calor, como em uma despensa próxima ao fogão.

Procure guardá-lo em um local fresco, longe das fontes de calor e também distante de produtos de limpeza, temperos e outros produtos/alimentos que exalam aromas intensos. Ah, essa é uma ótima forma de como armazenar café em pó, mas também em grãos, viu?

como armazenar café

3. Aposte em potes herméticos

Por falar em potes para guardar café, optar por um recipiente hermético é fundamental. O diferencial é a vedação da tampa, normalmente feita por silicone, que impede a entrada e a saída de ar. Lembra que esse é um dos fatores que influenciam na conservação do grão? Então!

O contato do café com o ar pode minimizar os atributos sensoriais da fruta. Por isso, caso decida não armazenar o café na embalagem original, uma sugestão é transferi-lo para um pote hermético e opaco, que evita o contato com a luz.

4. Verifique se a embalagem é própria para o armazenamento

Caso não tenha um pote hermético escuro em casa, uma alternativa é guardar o café na própria embalagem. Para isso, depois de abrir, é importante manter a embalagem fechada, retirando todo o ar de dentro dela e prendendo-a com um elástico ou um pregador, de forma que os grãos fiquem bem conservados e compactos.

5. Evite deixar o café armazenado por muito tempo

Mesmo sabendo como armazenar café da melhor maneira, seguindo as dicas anteriores, uma última recomendação valiosa é não deixar o café guardado por muito tempo. Conforme abrimos a embalagem ou o pote para consumi-lo, ele vai perdendo atributos pouco a pouco.

Sabemos que, provavelmente, seu cafezinho será consumido bem rapidamente (afinal, todo #cafequizado ama tomar café pela manhã e pela tarde). Porém, a dica é tentar consumir uma embalagem inteira por até 30 dias. Por isso, o ideal é comprar a quantidade de consumo do mês e renovar o estoque à medida que acabar seu café.

Caso você não consuma nesse período, ou more sozinho, uma sugestão é apostar no drip coffee. Esse é um cafezinho que vem em sachê para você coar diretamente na sua xícara. Assim, você evita o desperdício enquanto mantém o sabor e o aroma da bebida intactos por mais tempo. É bom demais da conta!

Garanta seu café especial na Coffee ++

Já que estamos falando de como armazenar café para manter as características intensas por mais tempo, que tal conhecer as opções de café especial da Coffee ++? São cafés produzidos em fazendas premiadas de Minas Gerais, por pessoas que nasceram e cresceram na lavoura.

Cada um deles possui mais de 84 pontos pela avaliação da Specialty Coffee Association (SCA), nos critérios de fragrância, aroma, uniformidade, doçura, acidez e finalização. Ou seja, é muito mais sabor para sua xícara!

Para conferir mais dicas de preparo, receitas e novidades do mundo do café especial, continue por dentro do blog da Coffee ++! Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos especiais direto na sua caixa de entrada!