Search
Close this search box.

White Russian: aprenda a fazer o drink com café mais famoso

Compartilhe:

White Russian

Quem é #cafequizado, mas não dispensa um bom drink, vai amar o White Russian. Esse é um dos coquetéis mais conhecidos do mundo, feito à base de vodka e licor de café, servido gelado e com uma camada de creme de leite ou leite. Ficou com água na boca aí? Aqui também ficamos!

Então, vem só conferir nosso conteúdo mais do que especial para aprender como preparar esse drink com café e surpreender seus convidados no próximo jantar ou almoço (ou até mesmo para apreciar sozinho, por que não?). Anote as dicas e beba com moderação!

Entenda a origem do White Russian

Antes de colocarmos a mão na massa (ou melhor, no copo), vamos contar a história do White Russian. Ele foi criado como uma versão mais cremosa do Black Russian, um drink com licor de café e vodka.

Seu diferencial é a adição de creme ou leite, o que deixa o drink com uma aparência mais clara. É daí que vem seu nome, que também faz referência às vodkas mais famosas da década de 50, originárias da Rússia.

A primeira menção ao drink na mídia aconteceu em 1965, em um anúncio de licor. No entanto, o coquetel só foi se popularizar lá pelos anos 80, com o filme The Big Lebowski.

O White Russian era simplesmente a bebida favorita do personagem The Dude, ou “O Cara”, interpretado por Jeff Bridges. Para se ter uma ideia, ao longo da trama, ele consome o drink sete vezes — não tem como não ficar na memória popular, não é mesmo?

Aprenda a preparar um White Russian bom demais da conta

Agora que você já conhece a história por trás da bebida e como ela se popularizou, vamos ao que interessa: aprender a preparar essa delícia de drink de café. Você vai precisar só de três ingredientes (além de gelo a gosto):

  • 3 partes de vodka da sua preferência;
  • 1 parte de licor de café;
  • 1 parte de creme de leite ou leite.

Para preparar, escolha um copo baixo (no estilo on the rocks) e coloque os cubos de gelo. Em seguida, insira o licor e a vodka. Por fim, complete com creme de leite ou leite. Essa é a forma mais tradicional de preparar esse drink de café gelado.

Cá entre nós, quer uma dica para deixar a bebida ainda melhor? Experimente bater o licor de café com gelo antes de colocá-lo no copo. Fica bom demais da conta, viu?

White Russian

Como harmonizar seu White Russian

Chamou amigos ou familiares para um almoço ou jantar especial na sua casa? Ou está pensando em servir o drink com café gelado em uma festa? Além de aprender a receita, saber harmonizar seu coquetel é essencial para tudo sair com aquele gostinho de “quero mais”.

Por conter vodka, você pode harmonizar a bebida com frutas secas e castanhas como petiscos, por exemplo. No prato principal, uma ideia é apostar em aves ou peixes, que combinam bem com o drink!

Na sobremesa, que tal fazer uma receita com café também? Afinal, para um #cafequizado, nunca é demais, não é mesmo? Em nosso blog, temos várias sugestões para você conferir, como o mousse e o brownie. Outra sugestão é o sorvete de café. Olha só:

Prepare seu White Russian com café especial

Por falar em receitas com café, que tal preparar seu drink White Russian com café especial da Coffee ++? Com mais de 84 pontos pela avaliação da Specialty Coffee Association (SCA), ele mantém os atributos sensoriais do fruto, como a doçura e a acidez, proporcionando uma experiência única e deliciosa desde o primeiro gole.

Para isso, é só preparar o licor de café em casa! Pensando na harmonização com a vodka, nossa sugestão é usar o Café Clássico ou Chapada de Minas na receita, já que eles trazem notas de frutas secas (é claro que você pode usar outro, se preferir). Mas ó, leva algumas semanas para o licor ficar pronto, ok? Vem ver como fazer:

Ingredientes:

  • 1 xícara de café moído;
  • ½ litro de cachaça;
  • 1 xícara de água;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 colher de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Em uma garrafa, coloque o pó de café, a cachaça e ½ xícara de água. Deixe descansar por oito dias. Depois desse período, misture o açúcar com o resto da água e leve ao fogo. Cozinhe por alguns minutos até levantar fervura e acrescente a baunilha e a mistura de café com cachaça.

Mexa bem e, quando estiver pronto, é só coar, transferir para uma garrafa, tampar e deixar descansar por três semanas. Após esse período, seu licor de café especial estará prontinho para ser usado no White Russian!

Continue por dentro de curiosidades e dicas sobre café

Quer saber mais sobre drinks, receitas e curiosidades sobre cafés especiais? Então, continue acompanhando o blog da Coffee ++! Aqui você encontra outras sugestões de sobremesas e pratos deliciosos para surpreender seus amigos e familiares em um almoço especial.

Além disso, por aqui você confere informações e curiosidades sobre esse universo tão rico e apaixonante da produção e preparo do café. Que tal se inscrever na nossa newsletter? Vem se tornar um #cafequizado!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...