Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
café de moagem grossa

Você sabe como fazer café de moagem grossa? Aprenda!

Quem curte o universo do café especial talvez já tenha ouvido falar em granulometria. O termo está ligado à moagem do grão e define a espessura dele.. Isso é importante porque o café de moagem grossa, média ou fina interfere diretamente no método de preparo.

Então, para entender como moer café, é fundamental que você descubra o seu jeito preferido de tomar a bebida. Os modos de preparo são diferentes, bem como o resultado do café moído na xícara. No caso da bebida filtrada, por exemplo, muitas pessoas preferem que o resultado seja mais encorpado.

A experiência do café moído

A verdade é que o café moído na hora proporciona experiências potencializadas em cada nota. Porém, é o conceito de granulometria que indica qual o resultado mais adequado para cada tipo de moagem. Por exemplo, o café de moagem grossa não é ideal para o filtro tradicional de papel.

Para ter certeza, basta entender como esse modo de coar faz com o que o processo seja lento. Assim, é fundamental entender que o tamanho do grão interfere no resultado da bebida na xícara. No caso da moagem mais fina, há mais contato das partículas de café com a água e, consequentemente, a extração leva mais tempo.

Por outro lado, quando a moagem usada é a média, a extração ocorre de forma mais equilibrada. Isso significa que a água passa pelo pó de café mais rapidamente e, assim, o resultado é uma bebida com aspectos sensoriais potencializados.

Como moer café?

Ao usar o moedor de café, é importante saber qual o perfil de moagem. Só para ilustrar, pense na farinha de rosca como espessura da moagem fina. O café espresso, por exemplo, fica mais saboroso quando ocorre esse processo.

A moagem de café média se assemelha ao açúcar cristal, ou seja, um pouco mais grosso. Esse tipo é versátil e indicado para o tradicional coador de pano ou de papel, bem como para prensa francesa, Aeropress, Chamex, Cafeteria italiana.

Nesses métodos de filtragem de café, a água precisa extrair as propriedades dos grãos de forma consistente. Nesse sentido, a moagem fina deve ser evitada, já que pode provocar amargor durante a extração.

café de moagem grossa

Os tipos de moedores de café

No mercado, existem diferentes tipos de moedor de grãos, mas quem não tem o equipamento em casa também pode ter o privilégio de apreciar um café moído na hora. Sabe qual o segredo? Utilize o liquidificador e faça a moagem!

O processo é muito simples. A única obrigatoriedade é que, durante a moagem, o copo seja “balançado” para ajudar na mistura do pó. Desse modo, o café de moagem grossa fica pronto em minutos. Esse é o convite para apreciar as particularidades da bebida e todas as notas sensoriais.

O café de moagem grossa tem um aspecto muito parecido com areia de praia, interferindo diretamente no sabor do café na xícara. Essa espessura é ideal para os métodos de preparo na Chemex, Clever e Syphon, que são complexos e com resultados grandiosos.

A experiência do café especial moído na hora

Os grãos de café superespecial acima de 84 pontos têm notas sensoriais potentes, bem como doçura e acidez equilibrada. Todas essas potencialidades são reveladas de forma ainda mais intensa quando o grão é moído na hora, por meio de um moedor manual ou elétrico, de maneira mais robusta.

O método de preparo é feito de acordo com a preferência de cada paladar. Cada região cafeeira tem um aspecto sensorial, e isso dependerá de uma série de fatores, como terroir, doçura e sabores evidenciados pelo cultivo do produtor especial.

Os cafés superespeciais da Coffee ++

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e, nos últimos anos, despontou entre os principais em qualidade. Tanto é que o Luiz Paulo Pereira, da região da Mantiqueira de Minas, ganhou o recorde de café mais pontuado do mundo em 2005.

Já Gabriel Nunes, produtor do terroir Cerrado de Minas, ganhou o título de melhor café do Brasil em 2017. Em 2018, o reconhecimento foi mundial, com o título de Melhor Café do Mundo que foi conquistado pelo produtor Ricardo Tavares. Esse foi um fato marcante do mercado cafeeiro e certificou a relevância do Brasil no segmento.

Na Coffee ++, todos os cafés são acima de 84 pontos. Apreciar o café moído na hora proporciona experiências diferentes, já que, no grão, a concentração sensorial é mais elevada e o resultado é percebido diretamente na xícara. Por isso, é importante checar o tempo de extração e, antes de tudo, a escolha dos grãos.