E falando em inovação e experiências únicas, você sabia que o Léo, nosso CEO, já se aventurou a fermentar café com vinho tinto? Essa experiência foi considerada por ele uma das mais desafiadoras da sua vida, mas o resultado foi simplesmente fascinante!
Nós temos um vídeo bem bacana sobre esse assunto, confira:
A roda dos sabores do café especial
A Roda dos Sabores do Café Especial é uma ferramenta fascinante que nos ajuda a explorar a complexidade dos sabores que cada variedade de café pode oferecer. Afinal, cada tipo de café é único e carrega notas sensoriais distintas que refletem o terroir, o método de cultivo e o processamento. Essas notas, que podem incluir desde frutas e flores até especiarias e chocolates, são o que tornam a experiência de degustar café tão rica e envolvente.
No entanto, nem todos os cafés recebem esse mesmo cuidado durante o processamento pós-colheita. Os cafés tradicionais, por exemplo, podem passar por torras excessivas que prejudicam a percepção das notas sensoriais. Isso acontece porque esses cafés frequentemente contêm muitos grãos com vários defeitos visuais, necessitando de uma torra mais escura para mascará-los. Essa abordagem pode resultar em um sabor mais amargo e menos complexo, limitando a experiência que um apreciador teria com o café especial.
Porque como vimos, o café especial é tratado de maneira completamente diferente, né? Cada grão é torrado com precisão e atenção, visando preservar suas características naturais. Na Coffee++, inclusive, fazemos questão de realçar os atributos dos nossos grãos, desde o terroir até a torra.
Portanto, a Roda dos Sabores mapeia a complexidade de cafés bem pontuados e nos guia na identificação das notas que podem ser percebidas em cada variedade. Com ela, você pode explorar sabores de frutas, flores, especiarias, chocolates e caramelos. Ao utilizar a Roda dos Sabores, você enriquece sua experiência de degustação e descobre novos horizontes nessa maravilhosa jornada que o café tem a oferecer.
A Roda dos Sabores é como uma bússola para se guiar nessa experiência tão rica que é saborear um café e você pode conferi-la abaixo:
Harmonização do café: a arte de combinar sabores
Continuando as comparações entre vinhos e cafés, assim como no vinho, o café também pode ser harmonizado para criar combinações surpreendentes para o seu paladar. Cafés mais ácidos, como o Sul de Minas, são perfeitos com sobremesas mais leves, como Panna Cottas ou Torta de Limão.
Já os cafés mais encorpados, com notas de chocolate, como o Cerrado Mineiro, ficam ótimos ao lado de bolos, como de Nozes ou Brownie, ou queijos maturados, como o Grana Padano.
A esta altura, você já deve ter percebido que escolher um café especial vai muito além de simplesmente buscar um sabor superior, né? A gente tá falando aqui de uma verdadeira imersão, com aromas marcantes e combinações que elevam cada gole a uma obra de arte.
Então, da próxima vez, escolha mais do que um café, viu?
Escolha o café especial e embarque em uma jornada de experiências sensoriais por terroirs únicos!
E se você quiser saber mais sobre terroir, calma que nós temos conteúdo em vídeo sobre esse assunto também. É só dar uma checada aqui: