O café de moagem fina possui uma textura semelhante à do açúcar refinado. Essa moagem é bastante comum para passar café em filtro de papel. Assim como outros tipos de moagem, trata-se do processo de transformar os grãos de café em pó. Para isso, você pode comprá-los já moídos ou fazer esse procedimento em casa.
Os tipos de moagem de café fazem toda a diferença no resultado, porque influenciam diretamente no tempo que a água demora para passar o café durante a extração. Aliás, o objetivo de moer os grãos é preservar as características sensoriais de cada um deles ao máximo.
A importância de moer café na hora
Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de moer café na hora, certo? Isso é sempre debatido, pois, quanto mais tempo se passa desde a moagem, mais características do café vão se perdendo. Em outras palavras: o aroma e o sabor não serão os mesmos.
Se for consumido logo após a moagem, o café vai estar mais fresquinho, com o sabor e o aroma mais acentuados. Bom demais da conta, não é? Caso contrário, em questão de horas, ele já terá perdido as principais características, porque, como é extremamente sensível ao oxigênio, oxida rapidamente.
Métodos de preparo do café de moagem fina
Cada tipo de moagem tem um método de preparo específico. A moagem fina é a mais utilizada principalmente para café coado (em filtro, em papel ou em pano). Ela também é bastante comum para o café expresso, principalmente por ser a mais indicada para cafeteiras elétricas.
Para se ter uma ideia, o café de moagem fina é o que mais resiste à passagem da água. Esse fator resulta em um maior tempo de extração, devido ao maior contato com a água, e em uma bebida com sabor e aroma acentuados, do jeitinho que um bom #cafequizado, ama, certo?
Café coado: passo a passo para prepará-lo em casa
Como o café de moagem fina é bastante usado para o preparo de café coado, nada é melhor que aprender o passo a passo para ter esse café prontinho na mesa de casa, não é?
Ingredientes
- 100 ml de água;
- 10 g de café de moagem fina.
Modo de preparo
Primeiramente, tenha a água aquecida entre 93 e 94ºC. Desligue o fogo logo quando as primeiras bolhas aparecerem. Caso passe um pouco do ponto, deixe-a descansar por alguns minutos. Feito isso, coloque o café de maneira uniforme no coador e acrescente a água calmamente até que todo o café esteja umedecido.
Caso use um filtro de papel, certifique-se de molhá-lo com a água aquecida antes de acrescentar o café. Caso contrário, ele ficará com um gostinho de papel que nunca é bem-vindo. Se for beber café em uma xícara de vidro, a dica é escaldá-la antes de colocar o café.
Dicas especiais para moer café em casa
Se você não tiver um moedor de café profissional em casa e, ainda assim, quiser o seu cafezinho fresco, a Coffee ++ separou uma dica de ouro! Tudo o que você vai precisar é separar um liquidificador e os grãos de café que você deseja moer. Nada mais do que isso! Prático, não é?
Lembre-se de que, moendo os grãos com um liquidificador, a moagem é incerta: o resultado traz desde grãos de café de moagem fina até mais grossa. Para diferenciar uma da outra, nossa sugestão é peneirar o café. Assim, você consegue direcioná-lo para o tipo de preparo correto.
Porém, apesar de ser fácil, moer café no liquidificador exige bastante atenção. Antes de iniciar o processo, limpe bem o copo do aparelho e deixe-o bem sequinho para o café não entrar em contato com umidade. Feito isso, é aconselhado moer 150 g de café por vez.
Tendo os grãos dentro do liquidificador, bata-os por 20 segundos. Faça um pequeno intervalo mexendo o copo para eles se espalharem e, depois, bata por mais 20 segundos. Quando vir que os grãos estão completamente moídos, siga para a etapa de peneirá-los. Viu como é fácil?
Coffee ++: o seu café especial de todos os dias!
A moagem de café é essencial para preservar as principais características dos grãos. Aqui na Coffee ++, você encontra o seu “cafezinho” especial no formato que preferir: seja moído, seja em grãos, em cápsula (compatível com as máquinas Nespresso) ou em drip coffee. Todos os nossos cafés são 100% arábica, ou seja, trazem sabor e doçura sem aditivos.
Que tal experimentar o sabor Clássico da casa ou até mesmo os cafés produzidos pelos nossos produtores? Você pode optar pelo Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; pelo Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; e pelo Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes. Além disso, há o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.