Search
Close this search box.

Será que o café é diurético? Entenda mais as ações da bebida!

Compartilhe:

Imagem para ilustrar conteúdo sobre "café é diurético": homem coa café em um filtro

Café é diurético? A dúvida ronda o imaginário de muitas pessoas, principalmente aquelas que querem emagrecer. A bebida pura tem baixo valor calórico, por isso o consumo é liberado por nutricionistas. Além disso, os benefícios do café sem açúcar para a saúde são inúmeros, por exemplo, agindo como estimulante.

Nesse sentido, é possível afirmar que tomar café emagrece, desde que não receba outros aditivos, como açúcar, mel, chocolate, entre outros. Para quem busca diminuir o peso na balança, tomar o café sem açúcar, com certeza, é uma alternativa.

A ação termogênica do café

Entre os benefícios do café, está o fator energético. Desse modo, muitas pessoas optam por tomar um shot de café expresso 20 minutos antes do treino. Assim, a cafeína é metabolizada pelo organismo e ocasiona uma ação termogênica antes da atividade física.

Contudo, em relação à dúvida inicial sobre se o café é diurético, os especialistas deixam claro que não existem pesquisas científicas. Entretanto, a ação termogênica pode favorecer a eliminação de líquido na urina, já que há aumento de adrenalina com o consumo da bebida.

Porém, é preciso se atentar quanto aos efeitos em cada organismo, pois cada pessoa pode ter uma resposta ao consumo. Desse modo, o indivíduo pode não perceber a ação termogênica e não observar, na prática, a ideia de que beber café emagrece.

Emagreça tomando café!

Não existe fórmula mágica para a perda de peso. Portanto, não é correto afirmar que a cafeína emagrece, mas ela auxilia o processo. Na verdade, ela age como impulsionador em alguns organismos, desde que sem açúcar nem outras companhias calóricas no cafezinho de cada dia.

Pesquisadores explicam que os componentes químicos presentes na cafeína são comprovadamente estimulantes naturais. Entretanto, na prática, não existe nada na composição que comprove que café é diurético.

Como uma xícara de 180 ml de café expresso tem cerca de 4 calorias, a bebida é muito indicada para quem deseja perder peso. Tanto é que profissionais de saúde são unânimes em liberar o consumo e uma pessoa consegue emagrecer tomando café. Contudo, é fundamental que isso ocorra de forma moderada, já que alguns indivíduos podem apresentar sensibilidade à cafeína.

Imagem de grãos de café para ilustrar conteúdo sobre

Os benefícios do café especial para a saúde

Nesses casos, o café especial pode ser a solução, porque os grãos 100% arábica possuem 50% menos cafeína em comparação com o café tradicional. Aliás, a espécie arábica apresenta naturalmente aspectos sensoriais, bem como doçura natural e sabores diferentes.

Já o café tradicional, na maioria das vezes, é composto por grãos da variedade robusta. Na prática, essa espécie tem mais amargor, concentração de cafeína e poucos aspectos sensoriais. Porém, como o valor da saca é menor, parte da indústria utiliza os grãos robusta no blend para o consumidor final.

No universo do café especial, a bebida é composta apenas por grãos da espécie arábica. Na Coffee ++ todos os grãos estão acima de 84 pontos e seguem as regras de avaliação da Specialty Coffee Association (SCA). Isso significa que a bebida possui sabores sublimes e não apresenta defeitos.

O café 100% arábica

Aliás, entre as curiosidades sobre o café especial, a questão da pontuação é muito importante. A avaliação vem de um júri especializado, que pontua a bebida em relação a diferentes itens: aroma, acidez, notas sensoriais, doçura, uniformidade e corpo.

Chegar a altas pontuações não é simples, mas o Geisha conquistou a maior pontuação (93,89) e o título de Melhor Café do Mundo em 2018. Essa variedade, que ganhou fama depois de ser plantada no Panamá, tem um processo de cultivo e de colheita custoso.

Entretanto, os processos se justificam quando o café é apreciado na xícara. O café especial aparece com notas de flores de jasmim e carambola, acidez equilibrada que lembra limão-taiti, doçura e muito sabor. Esse protagonismo fez do Geisha o café oficial do palácio imperial japonês.

Após saber se o café é diurético, ficou curioso com todo esse sabor? Você pode criar uma assinatura composta por Geisha nas versões em grãos, drip coffee e cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso. A entrada no Clube Coffee não tem valor mínimo e é uma forma prática de receber mensalmente o seu Geisha em casa. Vai perder?

 

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...