Search
Close this search box.

Será que a criança pode tomar café? Saiba aqui!

Compartilhe:

criança pode tomar café

O cheirinho do café é um dos principais condutores ao consumo da bebida, que é uma das mais populares do mundo. Com todo esse perfume, fica impossível resistir a um cafezinho passado na hora. Com os pequenos, não é diferente, mas criança pode tomar café?

A pergunta ronda a caixa de perguntas do Google e é alvo de enquetes fervorosas. Aliás, essa é uma das dúvidas mais frequentes da rede. Você também já pensou se café para criança é uma prática adequada na rotina da meninada?

Antes de mais nada, é importante dizer que o café é um estimulante. Sendo assim, é impossível pensar no consumo excessivo pelos menores. Contudo, não é preciso proibi-lo, até porque criança pode beber café com moderação.

Entretanto, segundo especialistas, é preciso atenção, pois a quantidade não deve superar uma xícara pequena por dia, ou seja, nada de liberar geral. A criança pode tomar café, mas sem exageros, hein?

O consumo de café na infância

criança pode tomar café

Primeiramente, é importante lembrar que o sono é ideal para o crescimento infantil. Por isso, o consumo desenfreado de café não deve ser estimulado, já que a cafeína pode atrapalhar o sono e, consequentemente, contribuir para a irritabilidade.

Contudo, isso não significa que café faz mal para criança. O que pode ocorrer é falta de sono e agitação em uma fase que essa turminha é naturalmente mais “animada”. Todavia, uma xícara pequena na parte da manhã não traz malefícios diretos à qualidade do sono.

Porém, se você ainda está preocupado com isso, mas não quer deixar de oferecer a iguaria ao filhote, temos uma boa alternativa: café com leite para bebê e crianças. A solução do “pingado” é utilizada por muitos pais e, na maioria das vezes, agrada muito ao paladar da meninada.

Café com leite para crianças

Nesse caso, o cafezinho vem acompanhado de bastante leite, logo no café da manhã. Contudo, é fundamental que os pais observem a sensibilidade da criança à cafeína, ou seja, os possíveis sinais de rejeição, que podem ser intestinais ou mesmo alérgicos na pele.

Inclusive, mesmo no caso do consumo moderado, os pediatras orientam que apenas a criança de 2 anos pode tomar café. Visto isso, os bebês devem ficar distantes do cafezinho até completarem essa idade. Assim, eles têm mais estabilidade da saúde.

Então, o bebê pode tomar café ou não? De acordo com especialistas, mesmo em quantidade pequenas, não é indicado. Por isso, a grande parte dos pediatras são enfáticos em afirmar que a criança pode tomar café apenas a partir dos 6 anos, já que, nessa idade, os pequenos estão com a rotina do sono mais estabilizada.

Os benefícios do café especial

Então, em relação à dúvida sobre se a criança pode tomar café, é indispensável ter cuidado, assim como tudo que envolve o desenvolvimento infantil. Para isso, a solução de potência de sabores pode ser o café especial. Como é adoçado no pé, esse café não precisa de açúcar para ser consumido.

Os grãos especiais são cultivados de forma criteriosa, e cada etapa é conduzida por pensamento especial, por isso o processo se inicia no plantio da muda, que é selecionada de acordo com a vitalidade. Outro ponto importante para a escolha da planta de café é o tamanho da raiz, já que ela vai aderir ao solo.

Depois disso, a muda fica na estufa por nove meses. Em seguida, o café é plantado e, até o nascimento dos primeiros frutos, pode passar até 33 meses, sendo que cada variedade tem um tempo de maturação e uma produtividade específica. É um trabalho danado, que chega com a necessidade de individualização.

O Geisha, por exemplo, tem a doçura e a leveza como características primárias. Aliás, esse café pode ser uma boa escolha para a introdução do consumo das crianças, até porque ele tem notas de flores de jasmim, baixa acidez e doçura potente.

O Geisha não precisa de açúcar

Na prática, isso significa que o Geisha, como os demais cafés 100% arábica, não necessitam de açúcar. Além disso, esses cafés têm aroma característico e aspectos sensoriais, que podem variar entre notas de marmelo, frutas vermelhas ou amarelas, chocolates, entre outros.

Na Coffee ++, você encontra cafés produzidos por campeões de qualidade de café, em versões variadas. Por exemplo, cápsulas (compatíveis com a Nespresso), drip coffee, grão e moído. Já se você consome muito café ou gosta de oferecer café especial para toda a família, os kits da Coffee ++ são a solução ideal para você.

Assim, você pode encontrar as opções de “um de cada” dos drip coffee, assim como a mistura de tipos de café. Tudo isso do jeito prático para o seu consumo e de toda a sua família.

Os cafés da Coffee ++ são colhidos nas principais regiões produtoras de café: Chapada de Minas, produzido pelo Ricardo Tavares; Cerrado Mineiro, produzido pelo Gabriel Nunes; e Mantiqueira de Minas, produzido pelo Luiz Paulo Pereira. Todos eles são campeões de qualidade pelo Cup of Excellence, o principal concurso do planeta que avalia qualidade!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...