Search
Close this search box.

Refresque-se no verão com drinks de café gelado

Compartilhe:

Receita Drinks de Café Gelado - Coffee Mais - Caparaó Tropica

O verão chegou, e com as temperaturas elevadas, não há nada melhor do que aproveitar o clima quente com drinks refrescantes à base de café

“Ai, que delícia o verão … A gente mostra o ombrim”, Marina Sena

Inspirados pela estação mais quente do ano e pelo hit da mineira de Taiobeiras, Marina Sena, decidimos criar drinks de café gelado para brindar aos dias de sol. Calor e café são uma combinação que nenhum amante da bebida rejeita.

Contudo, pensar em um drink de café gelado para o fim de tarde ou quando for receber uma visita especial é um ato de afeto. A qualidade do café especial escolhido é indispensável para o resultado do seu drink.

O café especial apresenta notas sensoriais diferenciadas, combinando perfeitamente com diferentes tipos de drinks de café gelado. Para aqueles que buscam sensações mais refrescantes, os cafés frutados e naturalmente doces são os mais indicados.

Drinks de café especial gelado

Para drinks de café gelado mais encorpados, com bebidas mais fortes, cafés especiais com notas sensoriais de nozes e frutas secas compõem o equilíbrio ideal para o paladar. Um exemplo é o equilíbrio do café mais intenso com Licor 43.

Se você é um amante de café especial e deseja experimentar algo diferente, prepare receitas de drinques gelados que vão transformar suas tardes ou manhãs de verão em momentos ainda mais especiais.

O surgimento dos drinks de café gelado

Antes de prosseguirmos, vamos abordar o contexto geral dessa combinação. O café, descoberto na Etiópia e levado para a Arábia no século XIII, tornou-se uma das bebidas mais populares do mundo, espalhando-se globalmente ao longo do tempo.

Inicialmente consumido puro, o café, com o passar do tempo, foi experimentado com diferentes combinações de outras bebidas e ingredientes, resultando nos primeiros drinks de café gelado.

O cappuccino, originado na Itália no século XVI, foi um dos primeiros drinks com café. Outro exemplo italiano é o espresso macchiato, feito com café espresso e um pouco de leite vaporizado.

O charme do Carajillo: espresso, licor e açúcar

Na Espanha, surgiu o carajillo, preparado com café espresso, licor e açúcar. No Brasil, o café da manhã reforçado é um drink de café gelado popular, feito com café, leite, açúcar e cachaça ou rum.

Nos últimos anos, os drinks com café têm ganhado fama, especialmente entre os jovens, devido à sua capacidade de combinar o sabor do café com outros ingredientes, criando bebidas únicas e saborosas.

No caso da popularidade dos drinks de café gelado, a origem também é atribuída à busca por maneiras inovadoras e refrescantes de desfrutar dessa popular bebida quente durante os meses mais quentes do ano.

Os segredos do café especial no seu drink

Receita Drink de Café Gelado - Coffee Mais - Mojito
Receita Drink de Café Gelado – Coffee Mais – Mojito

A criatividade na mistura de ingredientes e técnicas de preparo levou ao desenvolvimento de receitas que oferecem uma abordagem mais fresca e descontraída para o consumo de café. Além disso, o café, sendo uma boa fonte de cafeína, ajuda a manter a energia em alta durante os dias quentes.

A equipe da Coffee ++, inspirada pelos raios solares, iniciou janeiro embalada pela refrescância dos drinks de café gelado em uma combinação perfeita com seus cafés. Para começar, vamos com o Coffee Mojito com a base do nosso Coffee ++ Arara.

A receita é simples, mas o resultado vai te surpreender e te deixar completamente apaixonado.

Ingredientes – Coffee Mojito:

  • Drip coffee Arara
  • 25 ml de xarope de limão siciliano
  • 90 ml de água tônica cítrica Britvic
  • Hortelã fresca a gosto

Modo de preparo:

  1. Coloque as folhas de hortelã e o xarope no fundo do copo.
  2. Adicione gelo e, em seguida, a água tônica cítrica Britvic.
  3. Misture bem.
  4. Prepare diretamente no copo o drip coffee Arara, com 100 ml de água morna.
  5. Acrescente a água tônica e bastante gelo.

Decore com hortelã fresca e sirva.

Veja o vídeo deste drink de café gelado abaixo:

Viajando pelos sabores: a história e delícias do drink de café gelado Affogato

No auge dos anos 70, a Itália entregou ao mundo uma clássica sobremesa que, com o tempo, ultrapassou as fronteiras e se tornou adorada delícia em diversos países ao redor do globo. O Affogato, talvez, tenha um nome pouco familiar para você, porém a receita tem tudo a ver com o clima tropical do Brasil. 

Em tradução livre, o nome sugere “afogado” ou “submerso”. Na prática, a sobremesa consiste simplesmente na mistura entre café e sorvete. Fácil, não é mesmo? O sorvete se une ao café, quase como se estivesse “se afogando” no nosso amado cafezinho.

Com a base de sorvete, o drink de café gelado affogato surge como uma escolha perfeita para os dias mais quentes de verão. Considerando isso, queremos te convidar para viver a experiência da sobremesa de origem italiana com as sensações frutadas do Coffee ++ Sul de Minas.

Está pronto para essa jornada culinária?

Ingredientes – Afogatto Sul de Minas

  • 30ml de Espresso Coffee ++ Sul de Minas
  •  Sorvete de baunilha (ou leite)

Modo de preparo

  1. Em cada copo (ou xícara) coloque duas bolas de sorvete, regue com ¼ de xícara (chá) do café quente e sirva imediatamente.

 

Receita Drinks de Café Gelado - Coffee Mais - Affogato
Receita Drinks de Café Gelado – Coffee Mais – Affogato

Drinks de café gelado do Brasil 

Para este drink de café gelado é uma combinação brasileira. Unimos a fruta que nasceu em solo nacional em locais do litoral e foi disseminada por todo o Brasil. 

Já o café especial do Caparaó tem o equilíbrio dos cafezais do maior produtor de café do mundo. Para completar, uma dose de cachaça que harmonizou perfeitamente nesse drink do Caparaó tropical!

Ingredientes – Caparaó Tropical

  • 1 colher de chá de Mel de  caju ou mel tradicional
  • 50 ml de Suco de caju
  • 25 ml cachaça
  • 6 un de cubo de gelo
  • 70 ml de Coffee ++ Caparaó coado

Modo de preparo

  1. Coloque o mel de caju (pode ser substituído pelo mel tradicional) em  copo e adicione o suco de caju. Em seguida, a cachaça (para a versão não alcoólica, não adicione a cachaça).
  2. Adicione o seu Coffee ++ Caparaó em um recipiente e esfrie com dois cubos de gel.
  3. Coloque gelo no copo e, em seguida, despeje o café resfriado por cima para criar as camadas.

 

Receita Drinks de Café Gelado - Coffee Mais - Caparaó Tropica
Receita Drinks de Café Gelado – Coffee Mais – Caparaó Tropical

A cara do verão com café especial 

Refrescante, saborosa, doce e muito aromática. Essas são algumas das apresentações do Clericot, um drinque muito charmoso, que é feito com diferentes frutas e vinho branco.

A bebida criada na península Ibérica é uma variação da sangria, que é feita com vinho tinto. Sobre a origem só Clericot não há relatos sobre a criação. Mas a popularidade da bebida ocorreu na América Latina, principalmente na Argentina e Uruguai.

As frutas são um toque especial à bebida que, aqui, tem como grande diferencial a inserção do café especial como equilíbrio de sabor. Surpreenda-se com essa sensação! 

Ingredientes – 100ml Clericot de café

  • 100ml de vinho branco ou rosé
  • 30ml de café gelado 
  • ½  xícara de frutas variadas (usamos uva congelada, framboesa, limão siciliano, maçã verde e laranja)
  • 100ml água com gás
  • Gelo 

Ingredientes – Jarra  para compartilhar 

  • 750ml de vinho branco ou rosé
  • 500 ml de água com gás
  • 150ml de café gelado
  • frutas variadas picadas 

Modo de preparo

  1. Prepare o café como de costume. Usamos 30g (2 colheres e meia de sopa) de café para 130ml de água (aprox. um copo americano). 
  2. Em uma taça, coloque as frutas, dê preferência por algumas congeladas (como uva, framboesa e morango) e outras frutas da estação (limão siciliano ou tahiti, maçã verde ou gala, laranja). 
  3. Mas use sua imaginação e fique à vontade para usar outras frutas de sua preferência.
  4. Adicione o gelo, o vinho gelado, a água com gás e o café especial. Misture tudo antes de tomar.

 

Receita Drinks de Café Gelado - Coffee Mais - Clericot
Receita Drinks de Café Gelado – Coffee Mais – Clericot

Se gostou deste conteúdo, confira um pouco mais sobre os incríveis drinks de café gelado, explorando receitas refrescantes e histórias fascinantes por trás de cada combinação. Encontre novas formas de aproveitar o sabor do café em momentos únicos. Veja a nossa dica de Cold Brew clicando aqui.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...