Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
Receita de farofa com as sobras da ceia

As receitas para o pós-ceia de Natal

De antemão, bom deixar claro que as receitas para o pós-ceia de Natal fazem sucesso no Brasil. O famoso “saborô” é usado por muitas famílias, pois é a oportunidade de reaproveitar os pratos da noite do dia 24 de dezembro.
Pensando nisso, convidamos o chef Felipe Caputo, já que ele é especializado em cozinha mediterrânea e doido com especiarias, para trazer algumas receitinhas.

Primeiramente, pegue o que sobrou das aves e escolha algumas ervas para repaginar o almoço de hoje. Esta semana, na Coffee ++, as receitas para o pós-ceia de Natal foram os assuntos prioritários dos corredores. 

Já pensou nas receitas para o pós-ceia de Natal?

Mas uma dúvida sempre rondava: “O que fazer com as sobras do tender da ceia?” Por isso, procuramos o chef Felipe Caputo para pegar algumas dicas de como renovar as comidas e preparar um almoço delicioso para o almoço de pós-ceia de Natal.

Para começar essa conversa, é importante deixar claro que na cozinha do Caputo não faltam especiarias e ervas frescas. Dessa forma, é importante passar na lojinha da esquina e pegar o tomilho, pimenta-do-reino, orégano e mais umas coisinhas que o Caputo indicou.

Contudo, mesmo com todo o histórico de chef de cozinha, o nosso entrevistado deixa claro que na ceia de Natal 2020, ele não vai para a cozinha. Até porque, com a família do interior, a regra é que todo mundo assume um papel de protagonismo. 

Farofa portuguesa para a ceia de Natal

Assim, sempre alguém surge com uma massa, umas duas carnes ou aves e farofa. “Eu sempre gosto de fazer uma farofa de castanha portuguesa com passas. Um arroz bem colorido natalino e uma salada”.

Na família do Caputo farofa é tradição, porém perguntar para qualquer cozinheiro o prato predileto é quase impossível. Mas ele confessa ser apaixonado por frutos do mar, como espaguete ou risoto com frutos do mar. “Uma das minhas comidas preferidas, risoto de camarão eu sou apaixonada, arroz de polvo eu amo. Todo o prato que leva frutos do mar está entre os meus preferidos.”

Os temperos das receitas pós-ceia de Natal

Contudo, ele deixa claro que não existem muitos segredos no preparo das panelas. Antes de tudo, trazer amor para a cozinha não é nenhum clichê, mas sim a prioridade de cada prioridade. 

Todavia, guardar algumas coisinhas nas prateleiras é essencial. Tanto que Caputo deixa claro que nunca faltará ervas finas, muita salsinha, hortelã, coentro, cebolinha, salsinha, alecrim, tomilho, sálvia e muitas ervas frescas. “Na cozinha mediterrânea a gente usa muitas especiarias. Eu também tenho muita inspiração na cozinha libanesa.” 

Dessa forma, Caputo deixa claro que quanto mais ervas, mais especiarias, mais colorido o prato e mais perfumado. Comida colorida é comida equilibrada.

O tempero equilibrado de Felipe Caputo

O equilíbrio que o chef Caputo gosta tanto de dizer vem com doses de temperos especiais. Entre eles, o destaque é o sumagre, um tempero maravilhoso muito comum na cozinha libanesa e arábe. “Esse tempero é uma ótima forma de substituir o limão em algumas receitas.

Trata-se de um tempero levemente ácido, com sabor cítrico do limão, mas pouco utilizado no Brasil. “Quando as pessoas conhecem elas se apaixonam, já que ele transforma uma simples salada de tomate, alface e azeite na melhor comida do mundo”.

Prepare receitas pós-ceia de Natal

Apesar de a ceia do dia 24 ser esperada por todo mundo, o almoço do dia 25 faz a alegria de muita gente. Mas como reaproveitar a comida da noite anterior sem aquele jeito de requentada?

O “soboró” é uma alegria da cozinha e o que vale é a imaginação. Sobrou tender ou chester? Siga as Dicas do Caputo e tenha um feliz Natal com bons cafés.

Maionese de batata doce com chester

Traditional New year Russian salad Olivier in shape of tree

“Cozinhar a batata doce. Coloca um pouco de wasabi (que é um tempero japonês) para trazer picância e colheres de maionese. Use pepino descascado para a crocância e raspas de limão siciliano, cenoura ralada e chips de alho-poró. Azeite.”

Arroz carreteiro com “soboró” da ceia de Natal 2020

“Puxa alho, puxa cebola, vem com ervas picadas, coloque arroz colorido, as carnes, mesma coisa com a farofa, com uma farinha panko. Tudo se transforma”

Feliz Natal é com bons cafés

Depois de preparar as receitas de Natal pós-ceia, o foco principal, obviamente, é o lanche da tarde para fechar o feriado de Natal e bons cafés. Por isso, não perdemos a oportunidade de pedi uma receita saborosa para o chef Felipe Caputo.

Portanto, pode deixar o forno pré-aquecido e a água no fogo para preparar o café. Quer saber como preparar um café coado tradicional? Clique aqui.

Hoje é dia de comida boa e de Coffee ++. Ceia de Natal é com bons cafés, temos um prazer em ter vocês no nosso mundo!

Bolo de tangerina, amêndoas e azeite de oliva

  • 2 Tangerinas inteiras (aproximadamente 200gr).
  • 4 ovos inteiros.
  • Raspas 1 limão siciiano.
  • 160gr de açúcar.
  • 100ml de azeite de olivia.
  • 2 colheres de chá de fermento químico.
  • 175gr de farinha de amêndoas.

Para a calda:

  • 15gr de açúcar.
  • Suco de 1 limão siciliano
  • Para servir – opcional:
  • 250ml de chantilly.
Bolo de tangerina
Receita de bolo de tangerina na companhia de Coffee ++

Modo de preparo:

Para começar, coloque as tangerinas inteiras em uma panela e cubra-as com água. Logo depois, as cozinhe em fogo médio por 20 a 30 minutos até estarem bem macias. Remova-as e deixe esfriar. 

Logo após, corte as ao meio e com a ajuda da ponta da faca, remova os caroços. Coloque a casca e a polpa em um liquidificador ou processador e bata até virar uma pasta.

Imediatamente, pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de 20 cm. Forre com o fundo com papel manteiga. Bata os ovos, as raspas de limão siciliano e o açúcar em um bowl. 

Adicione o azeite extra virgem e bata com um fouet até ficar homogêneo. Adicione a pasta de mexerica e misture. Por último adicione a farinha de amêndoas e o fermento químico.

Nesse meio tempo, transfira a mistura para a assadeira. Asse por 40 minutos ou até o bolo crescer e ficar dourado e bonito. Retire do forno e deixe esfriar enquanto você faz a calda.

Aqueça o açúcar e o suco de limão siciliano em uma panela pequena até o açúcar dissolver. simultaneamente, faça vários buracos pequenos por toda a superfície do bolo com um spaghetti cru, e finalize com a calda. Deixe o bolo esfriar completamente na forma. Depois só transferir para um prato de servir e finalizar com o chantilly.