Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
como fazer café coado

Os 7 passos de como fazer café coado perfeito!

O convite de hoje vem conduzido pelo resgate de memória afetiva. Então, respire, inspire-se e se lembre da água fervendo no fogão, do coador de pano em cima da mesa e do perfume do cafezinho passado na hora. Agora, para fechar toda essa vivência, vamos ensinar os 7 passos de como fazer café coado delicioso.

Como a proposta é fazer você se lembrar da casa de avó, a moagem é essencial. Até porque a imagem do moedor de alumínio encaixado na mesa de madeira era quase uma regra no interior de Minas Gerais. Ali, os grãos de café eram moídos na hora e, com isso, o perfume chegava a cada canto da casa.

Depois de todo esse resgate aconchegante, a primeira regra de ouro sobre como preparar café coado é a temperatura da água. Nesse caso, o importante é não esquecer o fogão ligado e ir descansar em frente à TV, já que a temperatura adequada para o preparo é 90º a 95ºC, ou seja, logo que começar a fervura.

Assim, inicia-se o processo de como coar café com o foco na preservação dos óleos minerais e das particularidades dos grãos. Antes de tudo, é importante que a água usada para coar o café também sirva para escaldar o filtro ‒ seja de pano, seja descartável.

Qual é a medida do café coado?

A quantidade de pó é fundamental para o resultado da bebida. Na Coffee ++, gostamos da medida de 10 gramas para cada 100 ml de água, mas isso não significa que há uma regra. Contudo, para o café coado, medidas e tempo de preparo são importantes.

Não tem balança em casa? Nesse caso, você pode usar um recurso democrático, que provavelmente faz parte da sua cozinha: o copo de requeijão. A ideia é que o seu dedo indicador seja um guia da quantidade referentes aos gramas. Para nós, da Coffee ++, um dedo de pó no copo de requeijão é equivalente a 10 gramas.

Qual é o melhor coador de café?

Agora que você já sabe os primeiros passos de como fazer um bom café coado, é importante escolher o seu melhor jeito de passar o cafezinho, seja coador de pano, seja descartável. No caso do descartável, a praticidade na rotina faz dele um dos preferidos no Brasil.

Em relação à dúvida sobre como coar café no coador de pano, o preparo não tem grandes segredos. A necessidade desse coador é a higienização, ainda mais porque o utensílio pode ser foco de proliferação de bactérias e fungos.

Por isso, é importante ele ser bem lavado com água corrente e armazenado na geladeira, com um pouco de água. Além disso, não é aconselhável usar nem sabão, nem detergente na lavagem, mas sim água quente.

Sendo assim, o caminho de como fazer café coado é bem simples. O importante mesmo é ficar atento à quantidade de pó e à de água. Outro ponto fundamental é colocar a água em movimentos circulares, a fim que todo o café seja hidratado e os óleos essenciais presentes no grão sejam liberados.

Café coado precisa de açúcar?

Já se você quer saber tudo sobre como fazer café coado com açúcar, o desafio é viver a experiência do café especial acima de 84 pontos. O modo de preparo é o mesmo, porém, em relação à proposta de sabor, a vivência é totalmente diferente.

Os grãos especiais são adoçados desde o pé. Sendo assim, não necessitam de adição de açúcar e apresentam notas sensoriais variadas, que podem lembrar doce de marmelo, chocolate, limão, erva-doce, entre outras.

Os 7 passos de como fazer café coado:

Porém, se você ainda tem dúvidas, acompanhe essa lista. A principal dica é que o seu café seja especial e convide para experiências sensoriais cheias de sabor: tudo isso com a tradição do café.

Escolha um café de especial e, se preferir, faça a moagem dos grãos especiais acima de 84 pontos na hora. Ah, caso não tenha moedor, vale usar o liquidificador.

  1. No suporte, coloque o filtro de papel com as bordas dobradas. Se quiser, fique à vontade para usar o pano.
  2. Coloque a água para ferver e, assim que as bolhinhas levantarem fervura, desligue o fogo.
  3. Em relação à moagem do seu café, o ideal é a granulação média, ou seja, com o aspecto de areia de praia.
  4. Antes de inserir o café, utilize a água para escaldar o filtro e descarte-a. Isso porque o papel tem gosto e vai atrapalhar toda a sua experiência com o café especial.
  5. Em seguida, comece a colocar a água no filtro em movimentos lentos e circulares.
  6. Porém, fique bem atento ao finalzinho da bebida, com a borra. O ideal é que você não a beba, pois ela tem amargor.

Café especial coado

como fazer café coado

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer café coado, aproveite os nossos cafés especiais e potencialize toda a sua experiência. Caso queira a vivência de um cafezinho moído na hora, pegue os nossos grãos. Já se a sua preferência é o moído, peça o seu. Faça isso e entenda na xícara o que é café de verdade.