Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
como fazer café coado

Descubra em 7 passos como fazer café coado perfeito!

Nada resgata mais a memória afetiva que um belo cafezinho feito na hora. Desde o barulho da água fervendo até o perfume incrível do coador de pano enquanto ele é passado, existe um caminho sensorial que mistura nostalgia e prazer. Por isso, saiba como fazer café coado ++ que especial em apenas 7 passos!

A ideia aqui é readquirir as boas lembranças do café coado de avó. Isso vale desde a moagem na hora, com o moedor de alumínio preso à mesa de madeira, até o cheiro se espalhando pela cozinha.

Como fazer um cafezinho coado sem errar nada!

Após todas essas memórias, vamos começar! Um dos primeiros passos, muito importante no processo de como fazer um bom café coado, é entender a regra de ouro da temperatura. No preparo adequado, a temperatura da água fica entre 90 e 95ºC, ou seja, logo que a fervura iniciar.

É assim que começa o processo de como fazer café coado. Antes de tudo, lembre-se de usar parte da água para escaldar o filtro, seja feito de pano, seja descartável. Isso garante a presença dos óleos minerais e preserva as características dos grãos.

Qual é a medida de pó no café coado?

Para um bom resultado, é fundamental pensar na quantidade de pó no preparo. Aqui na Coffee ++, como medida de café coado, sugerimos cerca de 1 colher cheia de sopa de pó para cada 100 mL de água. Porém, isso não é uma regra, então varia conforme o gosto de cada um.

Se você não tiver uma balança em casa, outros recursos podem ser usados, como o copo de requeijão, clássico das cozinhas brasileiras. A ideia é simples: use seu dedo indicador como guia da quantidade. Um dedo deitado de pó no copo equivale a 10 g. Simples, não é?

Os benefícios do coador de pano e do descartável

como fazer café coado

Agora que você já aprendeu tanto a temperatura da água como a quantidade certa de pó, é hora de entender como coar café. Tanto o coador de pano como o descartável são ótimos, apresentando prós e contras próprios.

Quando o assunto é como fazer café coado, é importante escolher o melhor jeito de prepará-lo. No caso do coador descartável, o que chama a atenção é a praticidade no dia a dia, tornando-o um dos meios preferidos do brasileiro na hora de fazer a bebida.

Já o preparo com a versão de pano não possui grandes segredos, é pegar e usar! Porém, você deve higienizá-lo antes de usar, pois ele pode ser foco de proliferação de bactérias e fungos por ficar constantemente úmido.

A Coffee ++ recomenda lavá-lo com água corrente quente, sem detergente ou sabão, e armazená-lo na geladeira, com um pouco de água. Assim, fica melhor e mais higiênico todo o processo de como fazer café coado.

O café coado deve ter açúcar?

Se quiser entender como fazer café coado com açúcar, saiba que os grãos especiais da Coffee ++ trazem uma vivência totalmente diferente. Os cafés com pontuação acima de 84 pontos pela SCA (Specialty Coffee Association) são naturais, dispensando a adição de açúcar.

Os vários tipos de cafés da Coffee ++ são riquíssimos em sensações, gerando gostos e perfumes ++ que especiais. Eles apresentam várias notas sensoriais, como o doce do marmelo, o gosto do chocolate, o azedinho do limão, o sabor da erva-doce, e muito mais.

7 passos para um café coado perfeito

Se você ainda tem dúvidas sobre o processo de como fazer café coado, veja esta lista simples para não errar. A principal dica para fazer uma boa bebida é a escolha de um bom grão, preferencialmente moído na hora, vale até usar o liquidificador.

  1. No suporte, coloque o filtro de papel lembrando de dobrar as bordas. Se preferir, use o de pano, é claro, lembrando-se sempre da higienização;
  2. Esquente a água até que as bolhinhas comecem a levantar e, antes da fervura, desligue o fogo;
  3. Também vale aprender sobre a moagem: o ideal é o café moído em granulação média, em um aspecto parecido com o da areia de praia;
  4. Antes de despejar a água no coador, lembre-se de escaldar o filtro, porque o papel tem gosto, o que pode atrapalhar a experiência do café especial;
  5. Depois, coloque a água no filtro em um movimento lento e circular;
  6. Por fim, atente-se à borra de café ao finalizar a bebida: ela pode ter sabor amargo e atrapalhar a experiência;
  7. Pronto! Agora, é só beber e aproveitar seu café!

Beba nossos cafés ++ que especiais!

Com isso, você já aprendeu tudo sobre o processo de fazer um bom café coado. Agora, aproveite e experimente nossos incríveis e mundialmente premiados cafés especiais. Temos opções em grãos, moídas, cápsulas e drip coffee. Transforme o seu #momentocoffemais em uma experiência única!