Search
Close this search box.

Irish Coffee: o delicioso “cafezinho” irlandês

Compartilhe:

irish coffee

Você já experimentou o Irish Coffee? Também conhecida como “café irlandês”, essa bebida que mistura whisky com café, com um toque especial de chantilly para complementar, é um dos drinks quentes mais populares do mundo. É de dar água na boca!

O Irish Coffee é uma ótima opção para os dias mais quentes, pois, além de trazer aquele gostinho e aroma de café que tanto amamos, se diferencia pela presença de bebida alcoólica. Quer experimentar um cafezinho fora dos padrões tradicionais e servir os amigos em casa? Aposte no café irlandês!

Como surgiu o Irish Coffee?

Esse drink de café com whisky surgiu nos anos 40, em um bar discreto e pouco conhecido do sudoeste da Irlanda, chamado Boynes. O estabelecimento se localizava em um pequeno aeroporto da cidade de Limerick e era frequentado pelos viajantes enquanto se protegiam do extremo frio que costuma fazer na região.

O chef do Boynes, Mr. Joseph Sheridan, foi quem criou o Irish Coffee. Ele resolveu inovar os drinks, misturando whisky irlandês com café e adoçando com um toque de açúcar mascavo. Toda essa combinação foi servida em uma taça com o chantilly.

A partir dessa espécie de teste, o café com whisky caiu nas graças dos clientes e começou a se popularizar. Ele se estendeu até os Estados Unidos e, no estado da Califórnia, um café chamado Buena Vista acabou ganhando o título de “lar americano do café irlândes”.

Prepare o Irish Coffee em casa!

irish coffee

Vamos à melhor parte: como fazer Irish Coffee em casa. Você verá que a receitinha é bem simples, nada que exija muito tempo. Mas, antes de colocar a mão na massa, prepare os ingredientes:

  • 1 xícara de água quente;
  • 100 ml de café forte;
  • 30 ml de whisky;
  • Açúcar;
  • Chantilly ou creme de leite batido.

Modo de preparo

Primeiro, prepare o seu cafezinho do que jeito você mais gosta. Que tal usar os cafés especiais da Coffee++ para essa receita? Com ele pronto, descarte a água e selecione uma taça ou um copo específico para servir o Irish Coffee.

Feito isso, coloque o café nesse recipiente, acrescente o whisky e o açúcar. Mexa tudo e finalize decorando com chantilly ou creme de leite batido. Daí, é só servir e se deliciar! Viu como é fácil? Tudo de que você precisa é um pouco de paciência e atenção para não deixar o café queimar.

Receitinhas diferenciadas

A receita de Irish Coffee que acabamos de mostrar é a tradicional, mas não há somente um jeito de preparar essa bebida. Você pode acrescentar xarope de açúcar mascavo ou até mesmo experimentar o drink de forma gelada. Já pensou? Vamos aos detalhes:

Café irlandês com xarope de açúcar mascavo

  • 30 ml de whisky irlandês;
  • 20 ml de xarope de açúcar mascavo;
  • 100 ml de café coado;
  • Chantilly ou creme de leite batido.

Assim como na receita tradicional, o primeiro passo é preparar o seu café coado. Já na xícara ou taça em que o Irish Coffee será servido, coloque o whisky e adicione o xarope de açúcar mascavo. Complete o recipiente com o café, deixando o espaço de um dedo de sobra para acrescentar o chantilly. Feito isso, o café irlandês estará pronto!

Café irlandês gelado

  • 50 ml de whisky irlandês;
  • 20 ml de xarope de canela;
  • 100 ml de café coado;
  • Chantilly ou creme de leite batido;
  • Gelo.

O passo a passo para preparar o café irlandês gelado é um pouco diferente do tradicional, apesar de os ingredientes serem quase os mesmos. Junte o whisky, o xarope de canela e o café coado em um recipiente, exatamente nessa ordem.

Insira pedras de gelo e misture tudo para que a bebida conquiste uma temperatura mais geladinha. Para que as pedras não atrapalhem na hora de se deliciar com o Irish Coffee, é necessário coar a bebida. No final, acrescente o chantilly no topo da taça. Esse drink de café é bastante semelhante ao Espresso Martini.

Conheça os cafés especiais da Coffee++

Agora que você já está por dentro do que é e como preparar Irish Coffee em casa, que tal adicionar um componente às suas receitas? Os cafés especiais da Coffee++ são 100% arábica, ou seja, com mais doçura e sabor sem o acréscimo de qualquer aditivo na composição. São feitos por quem nasceu debaixo do pé de café!

Todos são avaliados acima de 84 pontos na Associação de Cafés Especiais (SCA) e são um ótimo complemento ao seu café irlandês e ao dia a dia. Conheça os nossos sabores e aromas em quatro formatos diferentes: grãos, moído, cápsula e drip coffee.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...