Search
Close this search box.

Frappé: conheça essa bebida e aprenda a fazer em casa

Compartilhe:

frappé

Um café quentinho é uma delícia em vários momentos, mas saborear uma bebida gelada nos dias de calor é bom demais da conta, não é mesmo? É por isso que queremos apresentar o frappé (ou frapê): uma forma deliciosa de tomar o cafezinho de todo dia e ainda se refrescar.

Existem várias receitas diferentes dessa bebida por aí: morango, chocolate, caramelo, doce de leite, entre outras. Porém, como bons #cafequizados, a ideia desse conteúdo especial é conhecer o frappé de café e ensinar como fazer em casa. Então, vem com a gente!

Qual é a origem do café frappé?

Primeiramente, vamos entender o que é frappé. Essa bebida surgiu lá na Grécia, apesar de ter um nome francês (que significa “batido”). Dizem por aí que essa receita gelada surgiu por volta da década de 50, na cidade de Tessalônica.

Em um belo dia daquela época, um representante de uma grande empresa de alimentos e bebidas encontrou uma solução criativa para preparar um café sem água quente: em uma coqueteleira, misturou café solúvel, cubos de gelo e água.

Não é que deu certo? Essa mistura se tornou uma bebida deliciosa e, aos poucos, foi se popularizando até virar o café frappé que conhecemos hoje (ou que você está descobrindo agora). Inclusive, já é possível encontrar cafeteiras elétricas que contam com a função de fazer essa receita.

Como fazer frappé: confira 3 receitas para experimentar

Como dissemos, o frappé foi se popularizando e até existem receitas que dispensam o uso do café hoje em dia. Ainda assim, há diferentes maneiras de fazer uma deliciosa bebida com o café coado. Vamos mostrar como fazer frapê, desde o tradicional grego até os mais incrementados. Confira!

Frappé tradicional ou grego

O frappé grego, ou tradicional, já diz tudo pelo nome: é a réplica da versão criada lá no século XX, na Grécia. É a forma mais simples, fácil e rápida de preparar essa bebida e não exige grandes habilidades na cozinha. Anote aí para não esquecer:


Ingredientes

  • ½ xícara de leite;
  • 200 ml de água;
  • 1 dose de café coado frio;
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

Em um copo ou recipiente, misture o café, o açúcar e a água com um mixer até formar uma espuma. Em seguida, caso não tenha feito direto em um copo, transfira a mistura para um e, depois, adicione o restante dos ingredientes.

Dica extra: você também pode usar cubos de café congelado. É só passar o cafezinho normalmente, colocar em uma forma de gelo e levar ao congelador por uma horinha ou mais. Para preparar, é só bater o gelo de café com o leite em um liquidificador.

frappé

Frappé de café com sorvete

Para deixar o frappé ainda mais refrescante, você pode prepará-lo com sorvete de creme (ou outro de sua preferência). É uma ótima sugestão de sobremesa para servir aos convidados após um almoço ou aproveitar sozinho. Venha ver como fazer:

Ingredientes

  • 1 xícara de café coado;
  • ½ lata de leite condensado;
  • 2 bolas de sorvete;
  • Cubos de gelo a gosto;
  • Chantilly.

Modo de preparo

Misture o leite condensado, o café e o gelo em um liquidificador ou mixer. Em seguida, coloque as bolas de sorvete na base de um copo alto, despeje a mistura por cima e finalize com o chantilly por cima.

Aqui, uma ideia para dar uma incrementada é colocar uma cobertura de chocolate ou café por cima do chantilly. Outra sugestão é polvilhar canela por cima. Fica uma delícia, viu?

Frappé de café com chocolate

Que tal experimentar uma receita de frappé com chocolate? Fica uma delícia também e une dois ingredientes tão amados. Então, já anote aí o que você vai precisar:

Ingredientes

  • 4 xícaras de leite gelado;
  • 1 xícara de café coado;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de achocolatado;
  • 6 colheres de sopa de sorvete de creme;
  • 6 colheres de sopa de sorvete de chocolate;
  • Chantilly a gosto;
  • Canela a gosto.

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o leite, o açúcar, o café e o achocolatado. Em um copo, coloque a mistura. Depois, acrescente uma colher de sorvete de creme e uma colher de sorvete de chocolate. Finalize com o chantilly e a canela.

Essa é mais uma receita da bebida que pode ser servida como sobremesa. Você pode oferecê-la junto a uma receita salgada, como pão de queijo, ou então uma doce, bolo ou rabanada (confira a receita abaixo). Que tal?

Faça frappé com cafés especiais

Sabe como deixar seu frappé ainda mais incrível? Prepare-o com um café especial. Com mais de 84 pontos pela avaliação da Specialty Coffee Association (SCA), os cafés da Coffee ++ mantêm os atributos sensoriais e as notas frutais que proporcionam uma explosão de sabores ao seu paladar.

Então, confira os nossos produtos em nosso site e aproveite para ficar por dentro de tudo sobre o cultivo e os processos de cada um deles em nosso blog. Além de curiosidades, você encontra outras receitas com cafés especiais para experimentar por aqui. Acompanhe!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...