Search
Close this search box.

Explorando as complexidades do consumo de café especial: terroir, vinificação e comparação com o mundo do vinho

Compartilhe:

Consumo de Café Especial

O Brasil está pronto para tomar o café que ele merece. Prova disso são os números que permeiam o consumo de café especial, segundo a Associação Brasileira de Café Especial (BSCA): 10% do mercado interno é de café especial.

A pesquisa do Fispal Food Service mostra que 90% da população brasileira consome café fora de casa. Sendo que, desse total, 55% das pessoas fazem o consumo fora de casa ao menos três vezes por semana. De acordo com a pesquisa, os números são os seguintes:

  • 46% consideram o sabor o que mais motiva a tomar café fora de casa.
  • 32% são atraídos pelo fato de o café ser fonte de energia para um dia de trabalho ou estudo.
  • 19,66% consomem a bebida para acompanhar alimentos.
  • 17,84% consomem o café com outros ingredientes.

A Organização Internacional do Café estimou que o consumo de café no mundo chegou a 170 milhões de sacas. Tais projeções apontam que o café especial está trilhando um caminho inspirado pela rica jornada do vinho.

Conceitos de consumo de café e valorização do produto

O consumo de café e os conceitos que circulam as lavouras têm analogia na vinificação do café. Desse modo, destaca-se os conceitos gerais de rastreabilidade, notas sensoriais, aroma, terroir e outros.

O conceito de “vinificação” no universo do café está ganhando destaque, revelando insights profundos sobre aromas, sabores e potência da bebida. Em meio a projetos diversos, compreender o papel crucial do terroir, termo que muitas vezes causa confusão, torna-se fundamental.

Dentre esses conceitos, você sabe o que é terroir? Em síntese, trata-se de um conjunto de características de cada local, como microclima, altitude e solo, que pode conferir características únicas a um café.

Consumo de Café
Consumo de Café

O terroir no consumo de café especial pelos brasileiros

No contexto de plantação agrícola, é importante entender que cada região tem uma aptidão para determinadas culturas. Nem todo lugar é propício para produzir café especial. A aptidão agrícola varia, assim como a altitude e outros fatores influenciados pela posição geográfica no globo, resultando em cafés distintos.

Um exemplo intrigante é o Pico da Bandeira, em Minas Gerais, onde, mesmo a mesma altitude, uma parte da montanha produz um café notavelmente diferente da outra.

E é desse lugar singular, que, inclusive, a Coffee ++ trouxe os cafés que serão lançados em janeiro, com notas sensoriais frutadas e muita doçura!

Análise de consumo de café especial e aromas

Na análise de consumo de café especial é fundamental pensar nas particularidades que circulam a bebida. Nesse contexto, o aroma e sabor do café, é interessante mencionar o trabalho do enólogo francês Jean Lenoir.

Após quatro anos de pesquisa, ele compilou o “Le Nez du Café”, identificando 36 aromas frequentes em cafés de diversas origens. Esse trabalho destaca a complexidade do café, categorizando aromas em grupos como Enzimáticos, Caramelização de Açúcares e Destilação Seca.

Reflexos do universo da vinificação do café no universo do vinho

As fermentações no café ocorrem após a colheita, sendo as frutas maduras fundamentais. Em um paralelo com o mundo do vinho, a Associação de Cafés de Especialidade (SCA) e a Federación de Cafeteros de Colombia colaboraram com Jean Lenoir nos anos 1990, resultando na “Roda de Sabores do Avaliador de Café”. Essa roda, com 36 aromas, foi desenvolvida após avaliar 400 amostras de café, destacando a diversidade sensorial da bebida.

A relação entre café e vinho, muitas vezes chamado de “vinho da Arábia”, remonta há milhares de anos. Ambos compartilham o status de produtos diferenciados, com similaridades notáveis em sabor, aroma e atenção à produção.

A produção do café e do vinho envolve processos complexos. No café, a colheita no momento certo é crucial, assim como a uva na produção de vinho. O processo de fermentação no vinho, transformando o açúcar em álcool, encontra paralelos na torra do café, determinando a qualidade final da bebida.

Consumo de Café - Especial
Consumo de Café – Especial

O consumo do café especial no Brasil

Ao explorar essas complexidades, torna-se evidente que, assim como apreciamos as nuances do vinho, o café oferece uma jornada sensorial única. Ambas as bebidas, com suas intrincadas características de terroir e métodos de produção, proporcionam uma experiência cativante para os amantes de sabores refinados.

Na Coffee ++, o consumo de café especial é realizado apenas com cafés acima de 84 pontos. As variedades de café arábica podem ser encontradas com o cultivo em diferentes terroirs brasileiros, com destaque para o Geisha, Catuaí Vermelho, Mundo Novo, Arara, Catuaí Amarelo e Bourbon Amarelo.

Conheça os cafés especiais da Coffee ++ e presenteie o seu paladar com os melhores cafés do mundo.

Consumo de Café

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...