Search
Close this search box.

Saiba o que é terroir e por que ela é tão importante

Compartilhe:

o que é terroir

É muito difícil definir o que é terroir em apenas um elemento. Em uma tradução livre, a palavra de origem francesa terroir significa “terreno” em português. Porém, esse local envolve um conjunto enorme de fatores, que vão muito além de apenas uma singela região onde o café é plantado.

Para se ter uma ideia, a terroir interfere diretamente na qualidade dos grãos e safras, por isso precisa ser muito bem analisada antes do início da plantação. Antes de degustar o seu “cafezinho”, é importante verificar a terroir em que ele foi plantado, pois isso já oferece uma melhor visualização do que você encontrará a seguir.

Principais características de uma terroir

Entender o que significa terroir pode ser uma tarefa complicada, afinal diversos fatores a fazem ser tão importante quanto ela é. Pensando nisso, listamos algumas características que precisam ser avaliadas antes de determinar se aquela região é apta a se tornar uma terroir:

  • clima;
  • solo;
  • sentido do vento;
  • umidade;
  • altitude;
  • latitude;
  • luz solar.

Claro que, mesmo envolvendo todas essas características, é imprescindível que o cafeeiro se atente aos cuidados com o café. O sucesso do preparo depende não só da terroir, mas também das práticas de produções agrícolas e da pós-colheita.

Tipos de plantio

Agora que você já sabe o que é terroir, é hora de entender quais são os tipos de plantio mais tradicionais. O termo “terroir”, anteriormente, foi emprestado das vinícolas aos cafés especiais, dando origem a grãos de características singulares e marcantes. Cada café conquista singularidades próprias dependendo da região em que é plantado.

Apesar de existirem diversos tipos de cultivos, podemos apontar dois como os principais: arábica e robusta. A partir desses, serão originadas diversas subespécies, com variações que dependem da terroir em que estão sendo plantadas. O aroma e o sabor, por exemplo, são alguns dos pontos diretamente afetados.

Porém, em acréscimo, há outras características que variam de terroir para terroir, como a quantidade de cafeína presente nos grãos e o teor de açúcar.

o que é terroir

Café arábica

Como já mencionado, o café arábica é um dos principais tipos de grãos presentes na terroir. Você já deve ter esbarrado com esse nome, inclusive os cafés especiais da Coffee++ são 100% arábica! Mas, o que exatamente significa o termo “arábica”?

O arábica foi descoberto por volta de 575 d.C. e hoje engloba 75% da produção de café mundial. É naturalmente doce, sem a necessidade da adição de aditivos químicos à composição, e o seu aroma é forte, além de ser uma bebida mais ácida e com 1,2% de cafeína. O grão é oval, com 44 cromossomos e coloração amarelada e/ou avermelhada.

Quando se trata de terroir, o arábica se adapta a regiões de clima mais ameno e de altitude elevada, entre 600 e 2 mil metros. Quanto maior for a altitude, maior será a concentração de minerais no grão, gerando sabor e aroma mais acentuados. Bom demais da conta, não é?

Café robusta

Já o café robusta, ao contrário do arábica, floresce mais vezes ao ano. Apesar disso, ele engloba apenas 25% da produção mundial, o que se deve ao fato de ser um café mais amargo, com menos acidez e 2,2% de cafeína, quase o dobro da porcentagem do arábica.

Para se ter uma ideia, ele é plantado em um territorium de altitude de até 600 metros. Os pés de robusta são bem mais resistentes, com uma aparência mais rústica, e geram grãos mais arredondados, com 22 cromossomos e coloração marrom-amarelada.

Terroir no Brasil

Você já parou para pensar em quais regiões têm terroir no Brasil? Por aqui, a maior parte delas estão localizadas no Centro-Sul do país, com maior presença em Minas Gerais (Cerrado Mineiro e sul de Minas), São Paulo (Alta Mogiana), Espírito Santo e Paraná (Norte Pioneiro).

O Nordeste também não poderia ficar de fora! A Bahia comporta a sua própria terroir, apesar de apresentar uma escala menor, assim como o Norte, em Rondônia. Deu para perceber que grande parte do país sabe o que é terroir, não é?

Coffee++: cafés mais do que especiais

Gostou de saber mais sobre o que é terroir? Aproveite para conhecer os cafés especiais produzidos nessas regiões. Os cafés da Coffee++ são 100% arábica, ou seja, com doçura e sabor sem a adição de aditivos à composição. Você o encontra em quatro formatos: grãos, moído, cápsula e drip coffee.

O Clássico da casa é uma ótima opção para adentrar no mundo dos #cafequizados. Se você já estiver por dentro, que tal apostar nos cafés dos produtores da Coffee++? São eles: o Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; o Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes; e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...