Search
Close this search box.

Esfoliação com borra de café: como fazer? Tem quais benefícios?

Compartilhe:

esfoliação com borra de café

Os métodos de skincare estão sempre se aperfeiçoando, mas não há nada melhor que uma receitinha caseira que gera efeitos incríveis na pele, certo? A esfoliação com borra de café é uma delas. Ela junta o melhor dos dois mundos: a saúde e o nosso cafezinho de todos os dias.

Além de o café estar presente em receitas caseiras de esfoliação, ele é um ingrediente famoso na composição de inúmeros cosméticos. Cremes faciais e corporais são algumas das principais opções. Assim, há diversas formas de trazê-lo para ainda mais perto do seu dia a dia.

Café no rosto: quais são os benefícios para a pele?

O café possui inúmeros benefícios para a pele: por conter antioxidantes, ele ajuda a combater a ação dos radicais livres. Por isso, fazer esfoliação com borra de café previne os sinais de envelhecimento precoce da pele, diminuindo a aparência de manchas, vermelhidão e até rugas.

Aplicar café no rosto também é uma excelente fonte de vitamina B3. Para isso, os grãos de café precisam estar torrados. Conhecida como “niacina”, esta vitamina só se torna efetiva a partir da quebra de trigonelina, que acontece com a torra. Ela auxilia na prevenção do câncer de pele e na barreira protetora da pele.

Os benefícios do café para a pele não param por aí. A borra possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, por conta da presença de ácido clorogênico. Assim, ela é uma ótima forma de combater acne, feridas e possíveis inflamações.

A esfoliação com borra de café, usada em outras regiões além do rosto, também reduz a aparência da celulite. Isso acontece porque a borra suaviza a pele e, a partir da dilatação dos vasos sanguíneos, melhora do fluxo de sangue do corpo.

Esfolie com cautela!

Fazer skincare com café é uma forma barata e muito eficiente de cuidar da pele. Porém, é preciso ter cautela e selecionar corretamente o café. Por exemplo, se os grãos foram moídos por máquina, há grandes riscos de serem prejudiciais, pois não são considerados lisos.

A esfoliação com borra de café deve ser feita apenas duas vezes por semana. Seguindo essa indicação, não há com o que se preocupar! Sua pele ficará lisa logo após a lavagem!

esfoliação com borra de café

Prepare o esfoliante com borra de café!

Agora, vamos ao preparo da esfoliação com café. Você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 clara batida em neve;
  • 2 colheres (sopa) de borra de café;
  • 2 gotas de um óleo vegetal hidratante (recomendamos o de amêndoas);

A hora ideal para a limpeza de pele com café é antes do banho. Para preparar o esfoliante, o primeiro passo é misturar todos os ingredientes até a consistência de uma pasta. Feito isso, é hora de partir para a melhor parte: a aplicação.

Como aplicar o esfoliante?

Antes de mais nada, lave e enxágue bem o rosto. Aplique o esfoliante delicadamente e ao longo de todo o rosto. Tenha cuidado com a região dos olhos! Em seguida, faça movimentos circulares suavemente, controlando sua força para não agredir a pele.

Em seguida, deixe o esfoliante agir por cerca de 15 minutos. Depois, é só lavar o rosto com água morna, caso esteja no banho, ou em temperatura ambiente. Ao secar, passe a toalha delicadamente, sem esfregar. Você perceberá a pele leve e macia. Para finalizar, é só passar um creme hidratante de sua preferência.

Esfoliação com borra de café e mel

  • 3 colheres de sopa de mel;
  • ½ xícara de borra de café.

O resultado da esfoliação com borra de café pode ser potencializado com a adição do mel. Ele oferece um efeito hidratante muito bem-vindo. A mistura é ótima para todos os tipos de pele, com destaque para quem possui olheiras, já que clareia a região dos olhos.

Comece misturando os ingredientes até formar uma pasta e, em seguida, lavando o rosto com um sabonete neutro. Faça o mesmo procedimento descrito anteriormente: movimentos suaves e circulares no rosto, tendo um cuidado maior com a região dos olhos. Depois, é só deixar agir por 15 minutos.

Enxágue o rosto com água morna ou em temperatura ambiente e aplique um creme para finalizar. Repita o procedimento duas vezes na semana.

Coffee ++: cafés especiais para qualquer momento

Gostou de saber mais sobre a esfoliação com borra de café? Também ensinamos você a fazer um shampoo de café em casa! Clique aqui e saiba mais.

Não deixe de garantir seus cafezinhos especiais com a Coffee ++. Trabalhamos com grãos 100% arábicas, que trazem mais doçura e sabor, sem aditivos na composição. Eles estão disponíveis em formatos de grãos, café moído, cápsulas (compatíveis com máquinas Nespresso) e drip coffee.

Você também pode fazer parte do Clube Coffee ++, o clube de assinaturas ++ democrático do Brasil. Exclusivo para #cafequizados, ele oferece vantagens e benefícios exclusivos na compra dos produtos da Coffee ++. Já pensou em ter o seu café especial favorito entregue em casa mensalmente?

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...