Search
Close this search box.

Conheça a surpreendente ganache de café especial

Compartilhe:

muffin com ganache de café

No universo da confeitaria, algumas misturas são essenciais para a base da grande maioria das receitas. Um grande exemplo desse protagonismo é a ganache de chocolate, que pode ser usada de diferentes formas. Porém, a versão da ganache de café é inovadora e pode ser utilizada de maneiras muito arrojadas.

A receita tradicional é preparada de um jeito bem simples, sem exigir grandes habilidades na elaboração. Na receita de ganache, o ideal é usar o chocolate em barra e de qualidade, com uma mistura das versões meio-amargo e ao leite.

A ganache com café entrega suavidade e equilíbrio ao paladar. Ela tem sabor acentuado e combina com diferentes receitas, como um bolo de cenoura ou um bombom saboroso.

Como preparar uma ganache com café

O preparo da ganache sabor café se baseia não só no chocolate de qualidade, mas também na qualidade da bebida, que é primordial para a finalização da receita. Nesse sentido, o café especial acima de 84 pontos tem a potencialidade da doçura natural como um dos trunfos da mistura.

Desse modo, prepare um café coado e misture com os demais ingredientes. Assim, essa mistura baseada em qualidade origina uma ganache de café para recheio de bolo, por exemplo, ou base para diversos doces.

Agora, vamos ensinar como fazer ganache de café com o passo a passo detalhado do modo de preparo. A grande facilidade é precisar de apenas poucos minutos no micro-ondas para apreciar a receita finalizada.

Receita de ganache de café

ganache de café

Para essa receita, você vai precisar de: 200 g de chocolate meio amargo ou blend (chocolate ao leite e meio-amargo); 100 g de creme de leite; uma xícara de 180 ml de café expresso.

Coloque o creme de leite em uma vasilha e leve-a ao micro-ondas por, aproximadamente, 30 segundos. Então, acrescente o café expresso e mexa bastante. Em seguida, adicione o chocolate e mexa mais um pouco.

Leve novamente para o micro-ondas por mais 15 segundos, desligue e mexa rapidamente. O ponto ideal da receita é uma textura cremosa e homogênea. Caso o chocolate ainda não esteja derretido, deixe no micro-ondas por mais 15 segundos.

A base da receita pode ser utilizada em bolos e vários tipos de sobremesa como falamos. A ideia de como fazer ganache é básica, porém a utilização pode acontecer de diferentes maneiras. Um exemplo delicioso é o uso da mistura em bebidas alcoólicas e drinques especiais.

Ganache de café com uísque

A combinação de uísque e ganache tem no equilíbrio o ponto alto de sabor. O passo a passo também é bem simples e não necessita de nenhuma preparação de barista para a bebida.

Ingredientes da ganache

  • 200 ml de creme de leite
  • 200 g de chocolate meio-amargo
  • 300 g de chocolate ao leite
  • Chocolate em pó a gosto (para decorar)
  • 200 ml de leite

Ingredientes da bebida

  • 200 ml de creme de leite
  • 200 ml de leite condensado
  • 200 ml de whiskey
  • 1 colher de amido de milho
  • 1 gema de ovo

Modo de preparo do drinque

Faça a ganache de chocolate e reserve. Em uma panela, coloque o creme de leite, o leite condensado, a gema de ovo e o amido de milho, leve ao fogo e mexa bem. Coloque o uísque e mexa até a mistura ficar homogênea. Então, deixe esfriar e sirva com a ganache de café.

O resultado e os sabores dessas receitas têm ligação direta com a utilização de produtos de qualidade. Por isso, nada é mais indicado que priorizar o café especial acima de 84 pontos como base da receita do ganache de café.

A opção do café produzido pelo Luiz Paulo Pereira, na região da Mantiqueira de Minas, tem notas vinhosas que lembram frutas roxas. O resultado da bebida surge a partir da fermentação, e a concentração de doçura é um dos pontos mais relevantes desse café.

Na Coffee ++, todos os cafés têm aspectos sensoriais únicos e não necessitam de açúcar. No caso da preparação de receita, isso compõe o equilíbrio de sabor e proporciona experiências grandiosas. Com a xícara de expresso, o preparo pode ocorrer a partir das novas cápsulas compatíveis com as máquinas Nespresso.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...