Search
Close this search box.

Conheça a mistura do café com cardamomo. Como fazer?

Compartilhe:

Café com cardamomo servido em uma xícara branca em uma mesa de madeira clara. Ao lado, grãos de cardamomo estão espalhados.

O café com cardamomo nasceu na Índia, onde os sabores de especiarias aparecem de forma variada. A bebida com aspectos exóticos é rica em perfumes que passam por gengibre e sabor de sementes com final adocicado. Em geral, o cardamomo é utilizado de diferentes formas e, entre elas, com o café.

Atualmente, é fácil encontrar o cardamomo em pó, o que facilita muito a utilização na cozinha. Popularmente, ele compõe receitas doces, sobremesas, bolos e pães. Trata-se de uma especiaria que também é usada para marinar a carne e até temperar o arroz.

Na verdade, o condimento é versátil, por isso é usado de maneiras diferentes como o cardamomo no café. A combinação agrada aos paladares do Oriente com os aspectos sensoriais que lembram frutas cítricas, baunilha e açafrão. Porém, ela também é muito apreciada no Ocidente.

Os sabores com especiarias

Além do sabor, o café com especiarias oferece importantes benefícios para a saúde. Aliás, muitos especialistas colocam o cardamomo no topo da pirâmide de saúde. Isso porque há vantagens relacionadas à concentração de carboidratos, fibras, minerais (sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio) e vitaminas (A, B e C) presente nele.

A mistura de café com cardamomo e canela também é muito popular na Índia. Contudo, hoje em dia, a fama dessa receita ganhou paladares de muitas pessoas pelo mundo.

As receitas de café com especiarias têm vantagens ligadas à digestão, por exemplo. Isso porque o cardamomo auxilia na produção de saliva e as fibras presentes proporcionam regularidade ao intestino. Tanto é que o consumo rotineiro ajuda diretamente na diminuição do inchaço abdominal.

Os benefícios do cardamomo para a saúde

Desse modo, o café árabe com cardamomo era apreciado na Antiguidade para manter o bom hálito, por exemplo. No Egito Antigo, a população também mascava as sementes para prevenir dores de dente e problemas gengivais.

Para responder à dúvida sobre como fazer café com cardamomo, é importante escolher um café de qualidade para harmonizar muito bem com a especiaria. O ponto de excelência do preparo tem relação com a proporção de pó em sintonia com a quantidade de água.

Grãos de cardamomo em um fundo branco. Imagem para ilustrar conteúdo sobre café com cardamomo.

Café com cardamomo: aprenda a fazer

O café com cardamomo tem sabores exóticos e, inclusive, pode ser uma alternativa para oferecer aos convidados em casa. Na receita, você precisa de 10 colheres de café em pó moído e 4 bagas (flores) de cardamomo. A degustação da mistura aparece com notas de gengibre, limão e mesclas adocicadas.

Ingredientes

  • 4 colheres de pó de café moído Mantiqueira de Minas;
  • 4 flores de cardamomo;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

Primeiramente, escalde o filtro de café com a água quente para retirar o gosto de papel e, em paralelo, triture o cardamomo em um pilão. Então, misture o pó de café com o pó do cardamomo e coe normalmente. Biscoitos de nozes e companhias menos adocicadas harmonizam muito bem com o café com cardamomo em pó.

Apesar de a combinação com especiarias ter sabores diferenciados, o café com cardamomo está longe de ser uma unanimidade. No entanto, isso não significa que você não tem o direito de experimentar novos sabores.

Uma ótima sugestão para essas experiências é o café especial acima de 84 pontos. Os processos cuidadosos de cultivo dele proporcionam vivências sensoriais diversificadas. Na Coffee ++, os cafés colhidos em diferentes regiões produtoras entregam diversidade de sabores diretamente na xícara.

Os diferentes aspectos sensoriais naturais no café especial

O café da Chapada de Minas tem notas sensoriais que lembram especiarias, frutas secas e nozes. A intensidade de sabor e o equilíbrio de acidez são características desses grãos que foram manejados pelo campeão do mundo de qualidade do café, em 2018.

Já o café da região da Mantiqueira de Minas tem notas vinhosas, com lembranças de uva e outras frutas roxas. O café Arara que vem da Fazenda Primavera é uma variedade 100% brasileira, com notas de caramelo, chocolate e frutas amarelas.

Além desses, na Coffee ++, você encontra outras opções de café com diferentes aspectos sensoriais. No site, trazemos conteúdos que falam um pouco sobre as histórias que circulam pelas xícaras.

Para quem quer praticidade, descontos e privilégios, o Clube Coffee ++ foi lançado recentemente. O espaço conta com vantagens exclusivas para os membros, com a garantia de compra, em primeira mão e antes do público geral, dos cafés limitados lançados pela marca.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...