Search
Close this search box.

Como preparar um molho de café especial? Viva essa experiência!

Compartilhe:

Molho de café sendo colocado por cima de um pedaço de carne, acompanhado de legumes e batata frita bolinha.

Cozinhar envolve experimentos guiados por boa intuição, ingredientes de qualidade e muita paixão. Apesar dos clichês que sempre rondam os apaixonados pela cozinha, pensar em opções saborosas passa por esses três pilares. Um bom exemplo disso é o molho de café.

Nunca ouviu falar na combinação? Você não imagina o que está perdendo! A receita de molho de café para carne, por exemplo, é usada para trazer glamour ao prato, além, é claro, do mais importante: um sabor indescritível.

As receitas com café são inúmeras e podem ser montadas de diferentes maneiras. Aliás, essa é uma solução para quando bate aquela vontade de comer algo diferente, mas você não sabe muito o que o seu paladar está pedindo. Então, antes de mais nada, quero lhe convidar para essa inspiração.

A inspiração do café para receitas

Para isso, nada é mais justo que nos conduzirmos pelo perfume de um tradicional café coado. Feito isso, vamos iniciar os preparativos do menu que vai mostrar para os seus convidados todo o seu potencial de chef de cozinha ao preparar o seu filé ao molho de café.

Não pense você que a dica de hoje exige enormes habilidades culinárias. O fundamental é estar disposto a vivenciar os três pilares mencionados logo no início deste texto. Depois disso, mãos à massa e confiança no potencial do seu molho de café!

Já falamos inúmeras vezes por aqui sobre os caminhos que envolvem a versatilidade do café. A iguaria descoberta nas montanhas da África, em 575 d.C., ganhou o globo rapidamente e se tornou a segunda bebida mais popular do mundo, perdendo o pódio apenas para a água.

Contudo, os formatos do cafezinho não ficaram restritos apenas à bebida. Tanto é que, a partir dele, surgiram drinques, sobremesas, receitas e molhos com cafés.

Aprenda a fazer um molho de café

O preparo do molho com café vai deixar o filé mignon ainda mais saboroso. Para o acompanhamento, não precisa de muito: aspargo, tomate-cereja, rúcula e purê são boas companhias para o prato que tem a sofisticação da apresentação e a simplicidade do preparo como pontos altos.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de molho inglês;
  • 4 colheres de manteiga com sal;
  • 2 colheres de mostarda;
  • 1 colher de sopa suco de limão;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • Molho de pimenta ou pimenta-do-reino a gosto;
  • ⅔ de uma xícara de chá de café especial Ricardo Tavares coado sem açúcar;

Modo de preparo

Os ingredientes de qualidade são fundamentais para o resultado de qualquer receita. Por isso, opte pelo café especial para não trazer amargor ao preparo. Em relação ao molho de café, você não vai demorar nem 15 minutos para fazê-lo.

Para iniciar, coloque a manteiga em uma panela aquecida e espere derreter. Em fogo baixo, acrescente o molho inglês, a mostarda, o suco de limão, o açúcar e o sal. Mexa bastante e, para finalizar, coloque o café coado na panela em fogo baixo.

Posta de carne sobre molho de café, decorado com alecrim e cravo e servido em um prato branco.

Molho de café para diferentes receitas

Essa receita de molho de café serve como base para inúmeras variações na cozinha. A combinação é neutra, portanto fica ótima com frango, carnes mais suculentas, massas e alguns cortes de porco, como costelinha.

Para o molho de café para massa, você pode utilizar essa base e incrementar a mistura com um mix de cogumelos. Cozinhe a massa de sua preferência e reserve. Em uma panela, flambe o mix de cogumelos com a manteiga por alguns minutos. Em seguida, coloque o molho de café e sirva com a massa al dente.

O sabor do café Paris

Depois da receita do prato principal, o que acha de apreciar a versatilidade de uma sobremesa saborosa? A sugestão para completar o menu é o café Paris. A receita é muito fácil e está entre as mais procuradas da web. Segundo os apreciadores, isso acontece devido à combinação de sabores que surge na xícara.

Ingredientes

  • 1 xícara de 180 ml de café expresso Luiz Paulo Pereira;
  • 1 pitada de canela em pó;
  • 4 colheres de leite condensado;
  • 1 colher de rum ou conhaque;
  • Chantilly;
  • Raspas de chocolate;

Modo de preparo

Prepare seu café expresso sem açúcar, coloque-o em uma caneca maior, acrescente o leite condensado e a canela em pó. Em seguida, coloque o rum e o conhaque. Então, finalize com o chantilly e as raspas de chocolate.

Os diferenciais do café especial

Agora que você já sabe como preparar um menu muito especial, o ideal é priorizar a escolha de um café de qualidade para todo esse preparo. Na Coffee ++, todos os cafés estão avaliados acima de 84 pontos e têm aspectos sensoriais diferenciados.

Isso significa que você encontra cafés com notas de chocolate, doce de marmelo, frutas vermelhas, frutas cítricas e muito mais. Além disso, você tem a opção de viver experiências exclusivas no Clube Coffee ++. O Clube de assinaturas conta com descontos e privilégios especiais para os membros.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...