Search
Close this search box.

Como fazer café? Confira 6 formas de preparo incríveis! 

Compartilhe:

como fazer café

Quem não gostar de iniciar o dia com um bom cafezinho. Além de dar energia, ele proporciona aquela sensação de conforto e relaxamento tão necessária para encarar os afazeres diários. Por isso, saber como fazer café com aquele aroma e sabor que acolhem é bom demais da conta.

Quer aprender como fazer café e deixá-lo ainda mais saboroso? A Coffee ++ separou alguns métodos de preparo que podem combinar perfeitamente com seu gosto. Nada é melhor do que experimentar novas sensações ao se deliciar com um bom café, não é? Venha com a gente!

Como fazer um bom café tradicional?

como fazer café

Vamos iniciar pelo café tradicional. Mesmo que você já saiba passar um café nesse método, temos algumas dicas importantes para o preparo, mantendo aquele sabor suave que o café especial tem.

Se eu falar que papel tem gosto, você acredita? Pois é! Por isso, o primeiro passo para fazer um bom café de verdade é passar uma aguinha no filtro antes de colocar o pó. Lembre-se de jogar fora essa água que ficou na cafeteira antes de coar o café, ok?

Coloque 20 g do seu café preferido no filtro (que tal um dos cafezinhos da Coffee ++?) e, em seguida, 180 ml de água fervente. Não é fervida, hein?! Sabe quando começam a surgir bolinhas no fundo da caneca? É com a água nesse momento que o café deve ser coado, para não queimar os grãos.

Café na prensa francesa

Uma dica para aprender como fazer um café delicioso é utilizar a prensa francesa. Ela permite que os óleos e sedimentos naturais do café cheguem até sua xícara. Isso quer dizer que você consegue apreciar o sabor, o aroma e as notas sensoriais dele. É bom demais, viu?

Para sair um bom café nesse método, é preciso colocar um copo cheio de café moído (uns 50 g) no recipiente da prensa. Aqui, o grão não pode ficar muito fininho, então, se você for moer o próprio café, lembre-se de deixá-lo um pouco mais grosso.

Antes de colocar toda a água, a dica é hidratar os grãos. Molhe um pouco (720 ml) o pó do café e deixe-o em infusão por aproximadamente três minutos. Depois, encaixe o suporte com o êmbolo e abaixe-o para pressionar o pó, que ficará na parte de baixo da prensa.

Cappuccino

O cappuccino tradicional sempre é uma boa pedida para quem deseja se deliciar com um cafezinho diferente. O método de preparo é muito simples, precisando apenas de ½ xícara de café (o café em cápsula é superprático), ½ xícara de leite quente e ½ xícara de espuma de leite.

Para a espuma, basta separar ¼ de xícara de leite e um pote de vidro. Adicione o leite no recipiente, chacoalhe-o bem para formar um pouco de espuma e leve-o ao micro-ondas por 30 segundos. Depois, é só juntar o resultado com a sua xícara de café para formar o cappuccino.

Mocaccino

O mocaccino é um café delicioso e diferenciado, porque leva doce de leite na receita. Tendo isso em mente, separe 20 g do seu café especial preferido, 100 g de água quente, 100 ml de leite quente e 40 g de doce de leite. O preparo não demora mais do que dez minutinhos.

O primeiro passo é adicionar o doce de leite no fundo do recipiente em que você vai servir o mocaccino. Logo em seguida, prepare o leite cremoso com a ajuda de uma prensa francesa ou um espumador de leite.

Daí, é só filtrar o café com a água e adicioná-lo no recipiente com doce de leite. Lembre-se de que o leite precisa vir primeiro! A temperatura do mocaccino não pode ultrapassar 70ºC. Caso contrário, ele não fará uma boa harmonização.

Café cremoso

Popular nas redes sociais e extremamente delicioso, o café cremoso pode ser servido como sobremesa em qualquer momento. Se você tem dúvidas sobre como prepará-lo aproveitando os atributos de um bom grão, há uma maneira bem simples.

Separe 50 g de café moído, 2 xícaras de açúcar e 200 g de água morna. Feito isso, coloque o café e o açúcar em uma batedeira e misture-os bem. Em seguida, adicione a água e bata os ingredientes entre 10 e 15 minutos. A consistência será similar à de um chantilly.

Deixe a mistura descansar no congelador. Quando tiver uma consistência mais firme, é só adicionar uma colher de café cremoso com um copo de leite e se deliciar. É uma receitinha simples e fácil de fazer, não é?

Café gelado

Além do café cremoso, outra forma de como fazer um café irresistível é prepará-lo gelado. Essa receita, meu amigo, fica perfeita para aqueles dias de muito calor. Afinal, um #cafequizado não dispensa o cafezinho nem nesses momentos, não é?

Uma receita simples (mas deliciosa) para aprender como fazer café gelado começa no preparo da bebida tradicional (agora que você aprendeu diferentes métodos de como fazer café, já pode praticá-los aqui, não é?). Depois, coloque-o em uma forma de gelo e leve ao freezer.

Quando estiver congelado, coloque os cubos em um copo e sirva com café Se preferir, você também pode adicionar um pouco de leite. Fica uma delícia, com um gostinho ainda ++ especial.

Faça seu café com os grãos especiais da Coffee ++!

Agora que você já sabe como fazer café e preparar algumas versões diferenciadas, que tal conhecer os cafés especiais da Coffee ++? Trabalhamos com grãos 100% arábicas, que contêm maior doçura e sabor, sem aditivos na composição. Bom demais da conta, não é?

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...