Search
Close this search box.

Café em Portugal: quais são os hábitos? Como é chamado?

Compartilhe:

mesa de café em portugal com um copo de café e dois pastéis de belém

A popularidade do café em Portugal não é tão expressiva quanto no Brasil ou no resto da Europa, por exemplo. Porém, quando visitamos o país, temos a sensação de que a bebida tem fiéis consumidores. Ao visitarmos bares e restaurantes, facilmente encontramos alguém se deliciando com um bom cafezinho.

Os portugueses são bem curiosos com relação ao café, pois o chamam por diferentes nomes. É claro que tudo depende da região em que você estiver. Por isso, vale dar uma pesquisada antes de visitar cada local. Pensando em ajudar, separamos tudo o que você precisa saber sobre o café em Portugal.

O consumo de café em Portugal

Como dissemos, o café em Portugal não é tão popular quanto em outras partes do mundo. Entretanto, essa informação chega a ser um pouquinho incoerente, pois, visitando o país, é possível perceber que os portugueses o consomem com frequência.

Para se ter uma ideia, os cafés portugueses são consumidos por mais de 40% da população, com cerca de duas xícaras por dia. É um número bastante considerável, certo? Principalmente para um país que está em uma baixa posição entre as 20 nações que mais bebem café no mundo.

Hábitos

Como o consumo de café em Portugal é algo curioso, a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) fez uma pesquisa e concluiu que o consumo da bebida per capita vem crescendo ano após ano. Para fins de comparação, a Finlândia possui mais que o dobro.

Então, como os portugueses estão crescendo o consumo per capita, mas não estão presentes entre as nações mais #cafequizadas do mundo? A explicação é que, apesar de eles não beberem café muitas vezes ao dia, quando o bebem, é sempre uma grande quantidade.

Como pedir café em Portugal?

mesa de café em portugal com pastéis de belém, duas xícaras de café e um iogurte

A forma como os portugueses chamam o café varia de acordo com a região. Por isso, você deve estar se perguntando: como pedir café em Portugal? Como essa tarefa não é tão simples quanto parece, a Coffee ++ separou alguns dos principais nomes que o cafezinho recebe no país.

Café ou expresso

O primeiro passo para aprender como se chama o café em Portugal é que “café” ou “expresso” significa exatamente o que você está pensando. Se pedir por esses nomes em uma cafeteria, você receberá um café ou um expresso, do jeitinho que conhecemos no Brasil: um café vindo da máquina.

Bica

Há também regiões em que o café é conhecido como bica em Portugal. Este nome é mais voltado para os cafés antes da criação das máquinas, ou seja, aqueles feitos à mão e deixados em um recipiente metálico. Vemos muito desse tipo de “café clássico” aqui no Brasil e até em filmes.

Chávena escaldada

Este nome pode parecer um pouco inusitado, certo? Então, vamos por partes: chávena nada mais é que a forma como os portugueses chamam a xícara de café. “Escaldada” significa que o #cafequizado deseja que ela esteja bem quente. Caso contrário, ela virá morna.

Meia-de-leite/Galão

Talvez este nome já sugira a que tipo de café que os portugueses estão se referindo. Se você estiver em um café da manhã português e desejar uma xícara de café com leite, é pelo termo “meia-de-leite” que você deve chamá-lo. Já o galão é dito para pedir um copo de café com leite. Notou essa pequena diferença?

Abatanado

O “abatanado” é um termo para café em Portugal bastante conhecido. Ele se refere ao estilo de café americano, ou seja, em xícaras grandes. Para se ter uma ideia, ao pedir um abatanado, você recebe por volta de dois cafés expressos diluídos na água. Tome cuidado para não confundir com um café duplo.

Quanto custa o café em Portugal?

Agora que você já sabe como pedir um café em Portugal, é hora de se informar sobre os preços. Eles não são exorbitantes, o que facilita o consumo durante a viagem. A faixa de preço tende a ficar em torno de 0,60 a 1 euro. Já para um café da manhã ou um lanche da tarde, o custo varia entre 3 a 8 euros.

Coffee ++: conheça o universo dos cafés especiais

Gostou de saber mais sobre o café em Portugal? Esperamos que este artigo ajude você a se preparar para uma futura viagem. Enquanto você faz seu roteiro, que tal se deliciar com os cafés especiais da Coffee ++? Eles são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais) e são 100% arábicas.

Você os encontra em quatro formatos: grãos, moídos, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso e drip coffee. Se preferir ter seu estoque sempre reposto todos os meses, não deixe de fazer parte do clube de assinaturas ++ democrático do Brasil, o Clube Coffee ++. Conheça!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...