Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
café com limão

Café com limão emagrece? A dieta famosa do TikTok

Vira e mexe, surgem algumas dietas mirabolantes para ajudar pessoas a perderem peso. Normalmente, o café é um protagonista dessas receitinhas, já que é comprovadamente um estimulante natural e, assim, acelera o metabolismo. Dentro desse contexto de inovações, a “bola da vez” da internet é o café com limão.

Os benefícios do café com limão não têm comprovação científica, porém a receita invadiu as redes sociais em meados deste ano. As autoridades alertam que a mistura pode provocar distúrbios alimentares, especialmente no caso de adolescentes.

Contudo, para que serve café com limão? A verdade é que essas pessoas utilizaram as ações isoladas e individuais para comprovar essas soluções. Você sabe quais são as vantagens específicas do limão e do café? Saiba abaixo:

Conheça os benefícios do limão para saúde

  1. Melhora a digestão;
  2. Aumenta a absorção de ferro;
  3. Favorece a imunidade;
  4. Diminui riscos de doenças cardiovasculares;
  5. Faz bem para a pele;
  6. Reduz sintomas de doenças respiratórias;
  7. Ajuda a emagrecer.

Benefícios do café para a saúde

  1. Evita câncer;
  2. Alivia o estresse;
  3. Rejuvenesce;
  4. Estimula a digestão;
  5. Ajuda a combater a diabetes;
  6. Ameniza os efeitos da depressão;
  7. Auxilia no emagrecimento;
  8. Faz bem ao coração.

Baixe o e-book e saiba mais sobre o tema!

café com limão

Café com limão faz bem para a saúde?

Entretanto, o público não pensou nos malefícios dos ingredientes juntos. Tanto é que a receita de café com limão invadiu as redes, como TikTok, e ganhou os primeiros lugares de busca.

De acordo com a Sociedade Francófona de Nutrição Clínica e Metabólica, a mistura acelera os batimentos cardíacos. Portanto, trata-se de um mito popular a crença que pode a bebida pode fazer bem para o organismo, e não é verdade que café com limão emagrece.

Até porque, para a perder peso, é importante aliar uma dieta com baixas calorias à prática de atividade físicas. Essa é a única solução possível para a perda rápida de gordura e ganho de massa magra. Então, esqueça essa ideia de que o café com limão é bom para emagrecer.

O perigos das dietas da moda

Inclusive, segundo relatório do Ministério da Saúde da Colômbia, dietas da moda como limão com café fazem muito mal à saúde. Mesmo que, a princípio, tenham efeitos no processo da perda de peso, ao longo do tempo, elas são impossíveis de sustentar.

Assim como a dieta da Lua, do abacate ou da sopa, a dieta do café e limão não ajuda na perda de peso. Para tanto, é necessária uma mudança de pensamento, bem como a adequação de rotina de atividade física.

A modinha do TikTok consiste em espremer algumas gotas de limão no café. Essa combinação estranha até se parece com a ideia do café com sal. Entretanto, no caso do limão, a proposta não é diminuir o amargor, mas sim ajudar na perda de gordura localizada.

Porém, neste artigo, ficou claro que não existem comprovações científicas que liguem emagrecimento à ingestão de café com limão, tampouco a receitinha é indicada para o consumo do café. Até porque a combinação não é nada saborosa e estraga o gosto delicioso do nosso amado cafezinho.

Café especial sem aditivos e açúcar

É claro que, para você apreciar todas as notas do seu café, é fundamental que ele seja especial e cumpra todas as regras de avaliação da Specialty Coffee Association (SCA). Para isso, ele precisa ter 80 pontos no mínimo, não apresentar defeitos e ter doçura característica, equilíbrio, aroma e muito sabor.

Na Coffee ++, todos os cafés têm acima de 84 pontos e vêm de diferentes regiões cafeeiras de Minas Gerais por produtores campeões de qualidade pelo Cup of Excellence ― o maior concurso de qualidade do café para produtores do mundo. Não curtimos essa ideia de café com limão.

A variedade Geisha, por exemplo, ganhou fama nas alturas do Panamá depois da ousadia de um produtor da região. O café traz leveza, aromas e notas de flores de jasmim, doçura e muito equilíbrio, características que fizeram ele ser escolhido como bebida oficial do palácio imperial japonês.

Essa variedade plantada por Ricardo Tavares nas terras da Fazenda Primavera ganhou o título de Melhor Café do Mundo, em 2018. Hoje, você a encontra na versão drip coffee (café em sachê), café em grãos e café em cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso.

A vinificação e variedades de café

Além dele, você consegue experimentar grãos da variedade Mundo Novo, Catuaí, Bourbon amarelo, Arara, entre outras. Assim como no mundo dos vinhos, em que cada uva entrega um aspecto sensorial diferenciado, no universo do café especial, as variedades oferecem experiências diferenciadas no paladar.

Diretamente do Cerrado, por exemplo, o produtor Gabriel Nunes é o responsável pelo plantio dos grãos da variedade Mundo Novo. O café com notas achocolatadas plantado em terroir plano tem manejo cuidadoso e o benefício do clima equilibrado do Cerrado Mineiro como base para as peculiaridades do café da região.