Search
Close this search box.

Borra de café como adubo: tem quais benefícios? Como utilizar?

Compartilhe:

borra de café como adubo

Você já ouviu falar sobre utilizar a borra de café como adubo? Esta prática é bastante comum e, devemos dizer, superbenéfica, já que possui inúmeros nutrientes que enriquecem a saúde do solo. É uma excelente forma de reutilizar a borra em vez de descartá-la.

Ao ser descartada, a borra de café libera gases tóxicos, como o metano. Por esse motivo, a reutilização dela se torna mais que necessária, pensando em sustentabilidade, evitando a agressão à atmosfera. Porém, esse uso exige muito cuidado!

Benefícios X malefícios

O uso da borra de café nas plantas é uma excelente forma de fornecer nutrientes, já que ela é rica em nitrogênio, carbono e matéria orgânica. Além disso, ela é levemente ácida, o que ajuda no fortalecimento do solo. Porém, vale ressaltar que nem tudo são flores, e devido à presença da cafeína, ela deve ser utilizada com cautela.

A cafeína é a principal substância da borra de café que não é benéfica para as plantas. Ela interfere na germinação de sementes, impedindo a absorção de água e nutrientes, o que gera um bloqueio no desenvolvimento das plantas.

Outro malefício é o uso de uma grossa camada de borra. Como é muito fino, o café em pó se compacta com facilidade. Por isso, caso a camada fique grossa por cima da terra, ela atrapalhará não só a penetração de água nas plantas, como também a circulação de ar.

Como usar a borra de café como adubo?

borra de café como adubo

Utilizando adubo como borra de café, você deve ter em mente o seguinte princípio: não é aconselhado colocá-lo diretamente no solo. Essa dica é essencial, pois o processo de decomposição da matéria orgânica pode consumir todo o nitrogênio, impossibilitando a fertilização da planta.

Então, como contornar essa situação? Você pode misturar a borra de café com outros fertilizantes ou outros adubos ricos em potássio e fósforo. Uma alternativa adicional é misturá-la com água (1 litro de água para cada 100 g de borra).

A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.

Qual é a quantidade correta de borra de café?

Para quem quer acertar na quantidade ao utilizar a borra de café como adubo, o ideal é não ultrapassar de 1 colher de sopa de borra. Evite cobrir todo o vaso para impedir a permeabilização do solo. Tenha em mente que ela não deve ultrapassar 20% da quantidade de elementos presentes na plantação.

Caso vá usar a borra de café nas plantas de uma horta maior, em um sítio ou um pomar, procure não ultrapassar a quantidade de 1 kg por m². É muito importante seguir essas recomendações para evitar que a borra cause o efeito contrário, retardando o desenvolvimento.

Borra de café na compostagem

Outra dica sobre como usar borra de café nas plantas é a compostagem. Essa técnica é chamada de “minhocário caseiro” e consiste em caixas compostas por minhocas, lixo seco, úmido ou orgânico (é aqui que entra a borra).

Você deve empilhar três caixas e fazer em torno de 50 furos ao redor das duas superiores. Na primeira caixa, ficará a borra de café com as minhocas; na segunda, o lixo seco (papel, papelão, garrafa PET, etc.). Este último transformará o lixo orgânico em adubo. A terceira caixa, que ficará por último, recolherá o líquido gerado pela decomposição dos elementos superiores.

Esse processo gerará o húmus de minhoca, que é um excelente adubo orgânico. Ele é rico em microrganismos que beneficiarão o solo. Pense como se estivesse criando uma matéria orgânica, só que reciclada. Esta é a ideia!

Coffee ++: seu café especial de todos os dias

Gostou de saber mais sobre o uso da borra de café como adubo? Pretende utilizá-la na sua plantação? A Coffee ++ espera que sim! Convidamos você a experimentar também nossos cafezinhos especiais. Eles são 100% arábicas, com mais doçura e sabor, sem nenhum aditivo na composição.

Os cafés especiais foram produzidos por quem nasceu debaixo do pé de café e ainda renderam mais de 84 pontos na Associação de Cafés Especiais. Encontre o seu formato preferido de consumo (grão, moído, cápsula ou drip coffee) e se delicie com os diferentes aromas e sabores da Coffee ++.

Para quem deseja receber o café preferido no conforto de casa, que tal fazer parte do Clube Coffee ++? Esse clube, o ++ democrático do Brasil, garante benefícios exclusivos para #cafequizados e vantagens especiais na compra dos produtos da Coffee ++. Não fique de fora!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...