Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais

A força da cordilheira na Indonésia

Sumatra, Sulawesi e Flores têm na singularidade das cordilheiras e do terroir os grandes presentes para o cultivo do café. E a variedade Bergendal vem das regiões dos picos da Indonésia, que têm na altitude boas entregas na xícara que envolvem baixa acidez, especiarias e muito doce.

Caminhos de uma planta que veio de alguns ramos de Typica, que resistiu ao ataque da ferrugem de 1880 que quase “varreu” todas as plantações do país. Contudo, Bergendal foi resistente e algumas árvores conseguiram sobreviver. Hoje em dia, depois de tantos anos, a produção dessa variedade é bem pequena.

Inclusive, esse café é encontrado cada vez menos em Sumatra, com produções quase exclusivas. Entretanto, para a alegria dos bebedores do bom café, elas ainda podem ser encontradas em áreas muito remotas. 

O Bergendal é buscado para quem quer sabores mais complexos direto na boca. Quanto ao nome, existem pessoas que acreditam que a ligação vem de uma derivação da expressão Berg und Tal – que significa colina e vale.