Search
Close this search box.

Você sabia que café é fruta? Entenda as características

Compartilhe:

café é fruta

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se café é fruta ou grão. Isso porque estamos tão acostumados a tomar a bebida a partir da versão moída ou em grãos que nos esquecemos de nos perguntar sobre a origem. Se você é uma dessas pessoas, saiba que ele é, sim, uma fruta!

O café passa por vários processos até chegar à sua xícara e tudo isso começa nas plantações. Vamos explicar tudo sobre essa fruta tão amada no conteúdo a seguir. Prepare seu cafezinho e venha com a gente!

De onde vem o café? Conheça o cafeeiro

Se o café é fruta, qual é a planta que dá origem a ele? É o cafeeiro, um arbusto que pertence à família Rubiaceae e ao gênero Coffea. Ele é nativo da África, mas existem várias espécies espalhadas pelo mundo. Uma delas é a Coffea arabica, que tem um grande interesse econômico.

O Brasil, por exemplo, é o maior produtor e exportador de café do mundo. Das sacas produzidas, grande parte é dessa espécie. Já ouviu falar em café arábica? Pois é, é daí que vem o nome. Ele é considerado o responsável pelos melhores cafés do mundo!

Quais são as características da fruta do café?

A fruta do café é bem característica. Quando está imatura, ela tem a cor verde, ficando avermelhada com o passar do tempo e da maturação. Ela é formada por uma casca e uma polpa que, quando madura, é bem docinha. No centro, está a semente (o famoso grão).

Essa fruta surge após o florescimento do cafeeiro, que normalmente acontece por volta de setembro. Essa fase é caracterizada pelo forte aroma, que se espalha por toda a lavoura. Depois de alguns meses, com a fruta mais madura, é a hora da colheita.

Ela é feita apenas quando o fruto está na forma conhecida como “cereja”. É nessa etapa que ele está bem vermelhinho, e o sabor adocicado é sentido logo ao colocá-lo na boca.

Isso acontece porque a concentração de açúcares é uniforme no fruto e rende cada cafezão, sabia? Porém, primeiramente, ele passa por um longo processo para a semente ser usada na produção de café. Vamos entender mais a seguir.

café é fruta

Semente do café e a torra

Depois da colheita, existem outras etapas para chegar no que é café como bebida. A primeira delas é a fermentação, que potencializa os atributos sensoriais, usando outros ingredientes como vinho tinto, mexerica, suco de limão, etc. Depois, vem a secagem, em cama africana, terreiro de concreto, secador rotativo, estufa ou secador estático.

Ainda há a torra, que é feita com a semente do café e tem diferentes níveis. Nos cafés tradicionais, a torra é mais intensa para esconder defeitos e outras impurezas encontradas nos grãos.

Já nos cafés especiais, a torra é controlada para cada tipo de bebida, o que ajuda a ressaltar os atributos sensoriais. Qual é o resultado? Um café menos amargo e mais saboroso — você nem precisa colocar açúcar para adoçar, viu?

Cafés especiais com notas frutais

Agora que você já sabe que café é fruta, que tal conhecer alguns cafés especiais que mantêm a doçura do cereja? Com pontuação acima de 84 pontos pela Specialty Coffee Association, eles oferecem notas frutais e outras sensações incríveis. Conheça algumas opções a seguir:

Chapada de Minas

Produzido por Ricardo Tavares na Fazenda Primavera, que recebeu o título de Melhor Café do Mundo pelo Cup of Excellence, o Chapada de Minas traz notas sensoriais de baunilha e frutas secas. É um café 100% arábica da variedade Catuaí, um dos grãos mais cultivados do Brasil.

Mantiqueira de Minas

O café Mantiqueira de Minas traz notas sensoriais que remetem a frutas roxas e goiaba. Ele é produzido na Fazenda Santuário Sul por Luiz Paulo, dono do café mais pontuado do mundo pelo Cup of Excellence. É mais uma opção de café 100% arábica, o que garante mais doçura e explosão de sabor logo no primeiro gole.

Cerrado Mineiro

Produzido por Gabriel Nunes, o Cerrado Mineiro tem notas sensoriais de doce de marmelo e frutas amarelas. Esse café é produzido na Fazenda Bom Jardim e é mais um 100% arábica, da variedade Novo Mundo, uma mutação natural na lavoura entre os cultivares Sumatra e Bourbon Vermelho.

Garanta cafés especiais para experiências únicas

Que tal garantir essas bebidas especiais que vão sempre lembrar que café é fruta? Todos esses cafés estão disponíveis no site da Coffee ++, nas versões em grãos, moídas, cápsulas compatíveis com Nespresso, ou drip coffee, para coar direto na xícara.

Leve esse carinho para sua casa e crie momentos únicos com pessoas queridas. Prepare seu cafezinho com um bom bolo ou um pão de queijo e aprecie as sensações que só um café especial é capaz de proporcionar!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...