Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais

Receita de pão de queijo com a cara da Serra da Canastra

Eu duvido que existe uma companhia mais legal para o cafezinho do que um pão de queijo original. A receita que é popular pelos lados de Minas Gerais e ganhou o mundo pela identidade com a roça e a potência de sabor. Tanto que é impossível pensar em um cafezinho solitário, sem a companhia de um pão de queijo.

Por isso mesmo, trouxemos hoje uma receitinha de pão de queijo direto da Serra da Canastra para ser preparada em casa: o pão de queijo da Canastra. O principal segredo gira em torno da escolha do protagonista. Desse modo, é fundamental que o queijo tenha a qualidade e a denominação de origem direto da Serra da Canastra.

Outro ponto importante é paciência. Então, remexa com a colher de pau e coloque os ingredientes de uma maneira simples para formar o seu pão de queijo. E pode até parecer um clichê, mas amor é essencial para que nada perca a liga na cozinha. Guarde os ingredientes e prepare o seu pão de queijo com os ingredientes de casa e aprecie com o seu cafezinho especial.

Ingredientes

200g de Polvilho azedo⠀

200g de polvilho doce⠀

300g de Queijo Canastra meia cura artesanal⠀

100g de Manteiga sem Sal⠀

300ml de leite integral⠀

100ml de Água⠀

15g de sal⠀

4 ovos

MODO DE PREPARO

pão de queijo
Pão de queijo com identidade da Serra Canastra

Antes de mais nada, é importante que o queijo usado para a receita seja originalmente da Canastra e os demais ingredientes tenham qualidade elevada. Já que isso vai ser fundamental para o sabor do seu pão de queijo.

Então, em uma vasilha grande, inicie o processo com o acréscimo de dois tipos de polvilho (o doce e o salgado) e o sal. Então, misture bem, até que a massa fique homogênea. Agora, escolha uma panela pequena, coloque o leite, a água e, em seguida, a manteiga sem sal. Junte tudo e aguarde

Em uma pequena panela, coloque o leite, a água e a manteiga, Então, ferva tudo e, quando começar a borbulhar, mexa para ficar homogêneo e despeje aos poucos todo o líquido sobre o restante de ingredientes. Tenha paciência e mexa tudo com bastante tranquilidade. Use uma colher de pau para mexer até esfriar. Quando estiver morno, use os dedos para criar a famosa “liga” na massa. Deixe esfriar por uns 15 minutos.⠀

Agora, rale o queijo da Canastra com o lado grosso do ralador (isso é essencial para destacar o gostinho do queijo). Depois disso, coloque os ovos, misture tudo e amasse a massa com as palmas das mãos até que as bolinhas de polvilho desapareçam completamente. Até porque, o objetivo é que somente os pedaços de queijo estejam evidentes.

Coloque o óleo nas mãos para auxiliar no preparo das bolinhas de massa. Assim, enrole as bolinhas. Em um tabuleiro, coloque o papel de alumínio e, em seguida, coloque os pães de queijo sobre o papel. Então, pré-aqueça o forno a 180º e asse os pães de queijo. 

#FicaaDica

Para quem optar pela manteiga com sal, diminua a quantidade a ser usada na receita.

Para facilitar, dobre a quantidade de ingredientes e congele a metade.

Prepare um café especial com notas sensoriais como companhia para a receita.