Search
Close this search box.

10 benefícios do café para a saúde

Compartilhe:

Café e Saúde

Saiba como o café pode contribuir para a saúde, bem como ser a principal engrenagem para uma vida dinâmica com celebrações e conexões.

1 – Café ajuda no emagrecimento e gera benefícios

O café é um estimulante natural, pois já nasceu como forma de energia. Você já ouviu essa falar sobre a descoberta dos frutos? Em resumo, a energia do café surgiu depois que as cabras comeram os grãos nas montanhas da Etiópia, em 575 a.C. Em seguida, elas surgiram saltitantes e motivaram o pastor que cuidava do rebanho a buscar a origem de toda aquela animação. Assim, ele foi à floresta e percebeu frutos nascidos em árvores no meio da floresta. Então, ele catou os ramos e levou para a aldeia.

Ficou curioso sobre os detalhes dessa história? Saiba mais aqui.

Por isso, entre os benefícios do café para a saúde está a perda de peso. Já que estudos apontam que a cafeína age como termogênico no organismo. Dessa forma, quando o consumo de café é ligado à prática de exercício físico, consequentemente, há perda de peso e mais energia. Que tal preparar um shot para te motivar?

2 – Café melhora o desempenho nas atividades físicas

Entre os benefícios do café, a cafeína é uma grande aliada para os músculos. Do mesmo modo que quanto maior a quantidade de glicose no músculo, menor será o cansaço dentro do músculo. 

3 – Café alivia estresse e traz benefícios para a saúde

O café é motivo de sorrisos. Em outras palavras, a bebida é fonte de alívio de estresse e ajuda no equilíbrio do humor. Tanto que, de acordo com pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a pausa para o cafezinho aumenta em 8% a produtividade. 

4 – Café rejuvenesce 

Café como fonte de beleza. Nesse sentido, grandes marcas do setor de cosméticos já trouxeram o poder dos grãos de café. Como resultado prático, empresas como Natura, Avon e Attrato usaram todo o poder antioxidante do café verde para potencializar linhas de produtos das marcas. Definitivamente, uma solução

5 – Café ajuda na digestão e na saúde do corpo

Você não abre mão de um cafezinho depois do almoço? O médico Darcy Lima faleceu em 2015 e foi um dos pioneiros no estudo do café para a saúde humana. Segundo o médico e pesquisador o café é responsável por estimular o intestino. Além disso, o café é um ótimo remédio para curar a preguiça depois do almoço.

6 – Café ajuda a controlar a diabetes

De acordo com pesquisas realizadas pela Escola de Saúde Pública de Harvard, o consumo moderado de café ajuda a diminuir as chances de pessoas desenvolverem diabetes 2. 

As pessoas analisadas apresentaram 11% menos chances de desenvolverem a doença. Como resultado, entre aqueles que não consumiram café, o aumento foi de 17% para desenvolver a doença. 

7 – Café combate depressão

O médico e pesquisador Darcy Ribeiro analisou o café para combater a depressão. Os dados da pesquisa mostram que as pessoas que tomaram, frequentemente, quatro xícaras de café por dia tiveram menos tendência depressiva. Sendo que, o comparativo foram pessoas que ingeriram menos café.

8 – Café aconchega o coração

Segundo as pesquisas iniciadas em 2009 na Unidade Café e Coração (localizada dentro do Instituto do Coração, em São Paulo), não existem contraindicações para o consumo de café. O levantamento foi realizado simultaneamente em mais de 100 pessoas que tomavam café na unidade. 

9 – Café é motivo para sorrisos

O cafezinho nosso de cada é ligação de sorrisos, além de motivações para sorrisos. Portanto, começar o ano com o brinde de café, em uma taça bonita e com o drip coffee pode ser um ótimo motivo para boas energias.

10 – Prevenção de câncer está entre os benefícios do café para a saúde

Primeiramente, é importante trazer estudos para fomentar esse pensamento da ligação com o café e saúde. De acordo com levantamento realizado pela Universidade de Lund o café ajuda no equilíbrio de todo o corpo. Segundo os pesquisadores, doses moderadas de café ajudam na prevenção do câncer de mama. No entanto, apesar de todos os benefícios do café para a saúde, é fundamental sempre buscar orientação do médico.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...