Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
Os benefícios do café para a saúde. Quais as metas para o próximo ano?

Os benefícios do café para a saúde

O novo ano traz boas energias. Além disso, provoca motivações para materializar projetos. Em outras palavras, trata-se de tempo para renovação e conexões. Nesse cenário, o autocuidado é a grande prioridade. Aliás, você já pensou como equilibrar a saúde do corpo para os próximos dias do ano? O café pode ajudar nessa missão, já que os benefícios da bebida para a saúde são comprovados por especialistas e pesquisadores. Ao mesmo tempo que arranca bons sorrisos do rosto.

Pensando nisso, listamos alguns motivos para que o cafezinho ajude na injeção de energia, saúde e alegria em 2021. Afinal, o clichê sempre é bem-vindo: ano novo, vida nova!

10 benefícios do café para a saúde

Saiba como o café pode contribuir para a saúde, bem como ser a principal engrenagem neste novo ano e motivações para os próximos dias.

1 – Prevenção de câncer está entre os benefícios do café para a saúde

Primeiramente, é importante trazer estudos para fomentar esse pensamento da ligação com o café e saúde. De acordo com levantamento realizado pela Universidade de Lund o café ajuda no equilíbrio de todo o corpo. Segundo os pesquisadores, doses moderadas de café ajudam na prevenção do câncer de mama. No entanto, apesar de todos os benefícios do café para a saúde, é fundamental sempre buscar orientação do médico.

2 – Café ajuda no emagrecimento e gera benefícios

O café é um estimulante natural, pois já nasceu como forma de energia. Você já ouviu essa falar sobre a descoberta dos frutos? Em resumo, a energia do café surgiu depois que as cabras comeram os grãos nas montanhas da Etiópia, em 575 a.C. Em seguida, elas surgiram saltitantes e motivaram o pastor que cuidava do rebanho a buscar a origem de toda aquela animação. Assim, ele foi à floresta e percebeu frutos nascidos em árvores no meio da floresta. Então, ele catou os ramos e levou para a aldeia.

Ficou curioso sobre os detalhes dessa história? Saiba mais aqui.

Por isso, entre os benefícios do café para a saúde está a perda de peso. Já que estudos apontam que a cafeína age como termogênico no organismo. Dessa forma, quando o consumo de café é ligado à prática de exercício físico, consequentemente, há perda de peso e mais energia. Que tal preparar um shot para te motivar?

3 – Café melhora o desempenho nas atividades físicas

Entre os benefícios do café, a cafeína é uma grande aliada para os músculos. Do mesmo modo que quanto maior a quantidade de glicose no músculo, menor será o cansaço dentro do músculo. 

4 – Café alivia estresse e traz benefícios para a saúde

O café é motivo de sorrisos. Em outras palavras, a bebida é fonte de alívio de estresse e ajuda no equilíbrio do humor. Tanto que, de acordo com pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a pausa para o cafezinho aumenta em 8% a produtividade. 

5 – Café rejuvenesce 

Café como fonte de beleza. Nesse sentido, grandes marcas do setor de cosméticos já trouxeram o poder dos grãos de café. Como resultado prático, empresas como Natura, Avon e Attrato usaram todo o poder antioxidante do café verde para potencializar linhas de produtos das marcas. Definitivamente, uma solução

6 – Café ajuda na digestão e na saúde do corpo

Você não abre mão de um cafezinho depois do almoço? O médico Darcy Lima faleceu em 2015 e foi um dos pioneiros no estudo do café para a saúde humana. Segundo o médico e pesquisador o café é responsável por estimular o intestino. Além disso, o café é um ótimo remédio para curar a preguiça depois do almoço.

7 – Café ajuda a controlar a diabetes

De acordo com pesquisas realizadas pela Escola de Saúde Pública de Harvard, o consumo moderado de café ajuda a diminuir as chances de pessoas desenvolverem diabetes 2. 

As pessoas analisadas apresentaram 11% menos chances de desenvolverem a doença. Como resultado, entre aqueles que não consumiram café, o aumento foi de 17% para desenvolver a doença. 

8 – Café combate depressão

O médico e pesquisador Darcy Ribeiro analisou o café para combater a depressão. Os dados da pesquisa mostram que as pessoas que tomaram, frequentemente, quatro xícaras de café por dia tiveram menos tendência depressiva. Sendo que, o comparativo foram pessoas que ingeriram menos café.

9 – Café aconchega o coração

Segundo as pesquisas iniciadas em 2009 na Unidade Café e Coração (localizada dentro do Instituto do Coração, em São Paulo), não existem contraindicações para o consumo de café. O levantamento foi realizado simultaneamente em mais de 100 pessoas que tomavam café na unidade. 

10 – Café é motivo para sorrisos

O cafezinho nosso de cada é ligação de sorrisos, além de motivações para sorrisos. Portanto, começar o ano com o brinde de café, em uma taça bonita e com o drip coffee pode ser um ótimo motivo para boas energias.

Quais são as metas para 2021? 

Nesse sentido de boas energias, saúde e autocuidado, a coach e terapeuta Larissa Batista acredita que o ano novo será de renovação de energias. Por vezes, ela deixa claro que viu valores serem priorizados. 

Para chegar aos pensamentos e reflexões diárias, Larissa deixa claro que a companhia do café sempre é bem-vinda. Logo após acordar, por volta das 5h30, a rotina matinal se inicia com um café. Em seguida, ela inicia as reflexões sobre as decisões a partir da condução de um bom café. 

Autoconhecimento e autocuidado

Ao mesmo modo que família, conscientização do consumo e conexão com a natureza passaram a ser colocados no topo da lista de empresários e executivos que têm uma agenda muito corrida. 

Dessa forma, a expectativa para 2021 é a celebração da vida. Até porque, a busca por conexão foi um ato de sobrevivência.

Sob o ponto de vista do autoconhecimento foi uma oportunidade de olhar questões internas mais de de perto.

Metas e objetivos para 2021

Faça a sua lista no caderninho, bloco de notas, planilha e pegue um café. Estabelecer sonhos, metas e objetivos. Siga as dicas da Larissa Batista e se conecte com esse novo ciclo que está surgindo.

Primeiramente, escreva livremente em um papel todas as coisas que você gosta de fazer em sua vida. Pense grande! Você precisa estar em sua maior e melhor versão da existência!

Divida em quatro grupos: 

  • Saúde. Nesse campo avalie como você vem cuidando do seu corpo.  Aliás, pense quais medidas são necessárias a serem realizadas para ter a saúde e corpo dos seus sonhos.
  • Família. Nesse campo avalie como está sua relação com sua família. Por exemplo, pense em atitudes que podem ser aprimoradas e/ou ainda se quer construir uma família.
  • Carreira. Esse campo é uma análise profunda de seu trabalho. Está feliz ou não? Como pode melhorar? Portanto, pense em ações que podem ser tomadas para um maior aprimoramento de suas habilidades.
  • Lazer é um importantíssimo campo. Quanto tempo, você se dedica a ter um tempo só seu para se divertir? Você tem um hobby? Inclusive, já se perguntou como está conectado com esse lugar mais lúdico em você?

Liste as suas metas 

Nesse meio tempo, após essa análise apurada de cada campo, você irá definir o objetivo principal para cada um deles.

Por exemplo:

Saúde

Quero emagrecer 10 kilos e conquistar uma barriga chapada.

Agora, escreva como e quais ações serão necessárias para realizar a sua meta. Logo após, determine uma data em que tudo estará resolvido. Uma data final.

Vou contratar e agendar o nutrólogo para o dia x, malhar cinco vezes na semana, sempre às 6h da manhã e em 4 meses terei perdido os 10 kg. 

Dia 20/04/21 estarei com o peso x – 10 quilos

Especifique as metas 

Dessa forma, faça isso com cada campo da sua vida. Seja extremamente específico com cada meta a ser realizada. 

Quanto mais específico você for, mais fácil e rápido o seu cérebro entenderá. Leia suas metas e suas ações todos os dias antes de dormir até a data limite definida.

Mantenha a consistência e constância na execução das metas definidas. Sob o ponto de vista, essa é a grande chave de toda e qualquer transformação. 

2021 será épico!