Search
Close this search box.

Café requentado realmente faz mal?

Compartilhe:

café requentado

Quem aprecia um bom café prefere bebê-lo fresquinho e feito na hora. Porém, tomar café requentado ainda é um hábito muito comum entre os brasileiros. Será que isso realmente faz mal à saúde?

Para entender os malefícios do café requentado, vamos falar sobre as propriedades organolépticas dos alimentos. A palavra pode parecer difícil, mas o significado é bem simples. Continue lendo para saber mais!

Por que tomamos café fresquinho?

As características organolépticas dos alimentos são aquelas que podem ser notadas pelos sentidos humanos: a cor, que pode ser percebida pela visão; o som, que pode ser escutado pela audição; a textura, que pode ser sentida pelo tato; o aroma, percebido pelo olfato; e o sabor, sentido pelo paladar.

São duas as principais razões por que o mundo inteiro é apaixonado por café: o conhecido efeito estimulante e as propriedades organolépticas. Está justamente aí o principal motivo por que beber café requentado faz mal.

Sabe aquele aroma que, só de pensar, faz você levantar da cama e aquele sabor delicioso que mexe com o paladar? Pois é, essas características simplesmente desaparecem no café amanhecido, tornando a bebida incapaz de mexer com os nossos sentidos.

Então, por que o aroma e o sabor do fresco somem no café requentado? Pode parecer uma pergunta óbvia, já que estamos falando de uma bebida velha, mas não é. Existe uma explicação para isso, sabia mais a seguir.

Café requentado acelera a oxidação

Oxidação é o nome que se dá ao processo químico que ocorre quando um alimento entra em contato com o oxigênio, o que provoca alteração nas propriedades naturais dele. Por exemplo, quando se tira uma banana da casca, ela começa a ficar escura, porque começou a oxidar.

No caso do café, a oxidação começa a acontecer já na moagem dos grãos ou quando a água quente entra em contato com o pó. O processo se intensifica após aproximadamente vinte minutos e quanto mais o tempo passa, maior é a oxidação.

Agora, imagine que, depois de várias horas de preparo ou até mesmo no dia seguinte, você pega o café requentado e o submete a um novo aquecimento, e pior: no forno. Ele estará completamente oxidado, com as propriedades originais totalmente alteradas. É por isso que o café requentado no micro-ondas faz mal.

Proteja seu estômago

xícara de café requentado

De acordo com o documento Café e Saúde Humana, publicado pela Embrapa Café em 2003, pesquisas científicas consolidaram o café como um alimento com grandes propriedades nutricionais, farmacêuticas e medicinais.

A bebida é benéfica quando consumida em quantidade moderada (até três ou quatro xícaras distribuídas ao longo do dia ― 500 mL ― para adultos saudáveis). O café é positivo para o funcionamento do cérebro e a prevenção da depressão, com importantes efeitos sobre atenção, concentração, memória e aprendizado.

Entretanto, normalmente, o café não é recomendado para quem tem problemas gástricos e intestinais. Menos ainda quando está amanhecido, porque café requentado faz mal para o estômago.

A cafeína do café requentado

Em 1820, a cafeína foi a primeira substância química identificada no café e tem sido uma das mais estudadas pela Medicina desde então. Ela está presente, inclusive, em várias medicações como analgésicos, porque atua no sistema nervoso central.

Na composição total do grão do café, a cafeína corresponde a 1% a 2,5%, suficiente para os efeitos estimulantes da bebida. Quando ingerida na quantidade adequada, ela reduz a sonolência, a apatia e a fadiga, favorecendo a atividade intelectual. Por isso, é recomendável tomar uma xícara de café fresco pela manhã, e não perto da hora de dormir.

Não existem evidências de que o café requentado perde cafeína, até porque ela é a única substância que permanece no grão, mesmo que ele seja submetido à torra intensa. Contudo, é certo que outras propriedades naturais se perdem na oxidação do café requentado, como explicamos acima. Além disso, vamos combinar que não é nada agradável tomar uma bebida com gosto amanhecido, não é?

Café fresquinho com a Coffee ++

Que tal abandonar esse hábito e ter sempre uma bebida fresquinha? Aqui no blog da Coffee ++, você encontra tudo o que você precisa saber para preparar o melhor café na hora.

Também trazemos os produtos com os melhores aromas e sabores. A Coffee ++ possui cafés 100% arábicas, disponíveis em quatro formatos: grãos, moído, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso e drip coffee.

Você ainda pode fazer parte do melhor clube de assinaturas de café do Brasil. O Clube Coffee ++ oferece vantagens exclusivas na compra dos produtos. Tudo para alimentar sua paixão por aquele delicioso cafezinho. Aproveite!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...