Se já experimentou o café moído na hora, você sabe a diferença que esse detalhe faz na experiência. Ele traz ainda mais à tona as características sensoriais do grão, resultando em uma explosão de sabor. Porém, o sabor conquistado não é o único motivo para moer o café logo antes de servir.
A partir do momento em que o grão é moído, ele começa a oxidar. Isso acontece com os cafés que são moídos antes da venda, por isso a qualidade do grão é preservada por menos tempo. Caso seja moído na hora, a qualidade se manterá, pois o grão terá a capa protetora (a casca) até o momento de consumo.
Tipos de moagem
A Coffee ++ separou os principais tipos de moagem de café que vão ajudar você a consumir o seu “cafezinho” de todos os dias da melhor forma. Vem com a gente!
Moagem grossa
A moagem de café grossa, também chamada de “percolado”, deixa os grãos com espessura semelhante à do sal grosso. Ela não é recomendada para quem costuma preparar o café por meio do filtro tradicional de papel. A prensa francesa é o principal método de prepará-lo.
Moagem média
Perfeita para o preparo de café coado, ela se assemelha à espessura do açúcar cristal. Por ser mais versátil que a moagem grossa, a média pode passar pelo filtro tradicional de papel ou até pelo coador de pano. O Hario V60, a Clever e a Aeropress também são cafeteiras que comportam a moagem.
Moagem fina
Próxima à espessura de sal fino, a moagem fina é bastante usada para o café espresso. Porém, nem toda cafeteira a comporta, correndo o risco de deixar o café amargo durante a extração. Nossa sugestão é usá-la em cafeteiras com filtro ou na cafeteira italiana.
Moagem muito fina
Sim, há um tipo de moagem abaixo da moagem fina. A espessura é semelhante à da farinha, e ela é usada para métodos mais específicos: como o turco ou Ibiriq. Moedores comuns não comportam esse tipo de moagem.
Como moer café em casa?
Não há nada como aprender como fazer café moído na hora em casa, certo? É possível deixar esse processo para os equipamentos especializados ou fazer à mão. Primeiramente, caso você se interesse, vamos mostrar alguns tipos de moedores:
Elétrico
O moedor de café elétrico é o mais comum de se ter em casa, porque é fácil de manusear. Ele tem capacidade para uma xícara de até 70 g de grãos e não possui granulometria. A espessura é medida a partir do tipo de moagem, e o tempo de espera é bem curto: entre dez segundos e um minuto.
Semiprofissional
O moedor semiprofissional é recomendado para baristas ou para um #cafequizado de carteirinha. Ele comporta qualquer tipo de espessura, tem até 18 níveis de moagem e capacidade para até 250 g de grãos. Apesar das diversas funcionalidades, o manuseio também é simples.
Manual
Há duas formas de obter o café moído na hora manualmente: com um equipamento especializado ou com a habilidade das suas mãos. Diferentemente dos moedores citados acima, o moedor manual não precisa de energia elétrica, somente da força dos seus braços. Entre as três opções, esta é a mais barata.
Entretanto, se você dispensa o uso de equipamentos específicos e quer moer café na hora usando um acessório que você já tenha em casa, ajudamos nessa missão! Você pode usar o liquidificador e moer até 150 g durante 2 a 5 segundos, fazendo sempre pequenos intervalos.
Há também a possibilidade de usar um mixer, que é bem semelhante ao liquidificador. Em até dois minutos, o café moído na hora fica pronto para o consumo. O rolo de massa também é muito útil. É só colocar os grãos dentro de um saquinho hermético e passar o rolo por cima até quebrar a casca.
Nossa última dica para ter o seu café moído na hora é usar um pilão de pedra. Esse acessório já é menos comum de se ter em casa. Porém, caso o tenha guardado no armário, é só quebrar a casca dos grãos com o almofariz e usar um pouco mais de pressão para moê-lo completamente. Moa 15 g por vez.
Coffee ++: café no formato que você desejar!
A Coffee ++ ajuda você a ter o seu café para moer na hora com grãos 100% arábica para você fazer o processo no conforto de casa. Você pode escolher entre o Clássico da casa e os cafés produzidos pelos nossos produtores: o Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; e o Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes.
Além do formato em grãos, é possível optar pelos cafés moídos, em cápsulas ou em drip coffee. Todos os nossos cafés receberam mais de 84 pontos na avaliação da SCA (Associação de Cafés Especiais). Garanta já o seu favorito!