Para preparar o seu café especial, além de um bom grão é preciso saber escolher com muito cuidado o filtro de café. Afinal, é a partir dele que a água transforma os grãos moídos na nossa bebida favorita.
Então, saber escolher o filtro de café para o coador ideal é um dos primeiros passos para preparar um café que vai surpreender seus amigos. Provavelmente, você já ouviu falar que no mercado existem diferentes tipos de filtro: descartável (de papel), de pano e os suportes de vidro e inox.
Vantagens do Filtro de Café Descartável
O filtro de café descartável, ou seja, aquele de papel é o mais comum e muito utilizado nos lares brasileiros. Ele foi criado em 1908, por Melitta Bentz, na Alemanha, após sentir uma certa insatisfação com o resultado obtido a partir da filtração do café com coador de pano.
A primeira delas é a praticidade, já que o item não precisa ser lavado. Além disso, o filtro de café de papel é bastante versátil, podendo ser encontrado em diferentes modelos, espessuras e tamanhos.
Atenção na Escolha do Filtro de Café Descartável
Como já falamos aqui, existem diferentes tipos de filtro de café no mercado. Mas cada um atende a diferentes necessidades. Portanto, vamos falar com mais detalhes sobre cada um deles a seguir.
Papel Branco x Natural
O filtro branco é aquele que passa por um processo de clareamento em sua fabricação a partir do cloro ou do alvejante. O filtro de café natural não passa por esse clareamento e, por isso, apresenta uma cor terrosa, voltada para o marrom.
Diferentes Tamanhos de Filtro de Café e Capacidades de Coar Café
O tamanho do filtro de café de papel está diretamente relacionado à quantidade de café que poderá ser passada. Existem três tamanhos possíveis: filtro 100, 102 e 103.
- Filtro 100: pequeno, prepara até quatro xícaras de café (200 ml, aproximadamente);
- Filtro 102: médio, prepara até 12 xícaras de café (aproximadamente 600 ml);
- Filtro 103: grande, prepara até 20 xícaras de café (aproximadamente 1 litro).
Para as marcas Hario V60 e Chemex, existem filtros próprios para seus suportes, com capacidade indicada pela quantidade de xícaras ou número de xícaras produzidas, respectivamente.
Sustentabilidade com o Filtro de Café de Pano
Caso você queira uma opção mais eco-friendly, pode optar por um coador de pano. Ele é reutilizável, sendo uma opção mais econômica para o bolso também, além de dar um toque ainda mais especial à tradição de preparar café coado.
Entre as vantagens do coador de pano estão, além da sustentabilidade, maior economia, já que não é preciso usar um filtro diferente para o preparo de café. Além disso, o resultado na xícara também é diferenciado.
Dicas Extras: Saiba Como Usar Filtro de Café Corretamente
Tanto no filtro de café de papel quanto no de pano, o processo de preparo do café é basicamente o mesmo. Mas para preparar um café ainda mais especial e delicioso, vale a pena seguir algumas dicas essenciais para ressaltar os atributos sensoriais, como aroma e sabor.
No filtro de café de pano, o segredo é despejar a água fervente em fio, por meio de movimentos circulares. A infusão é um pouco mais lenta do que no filtro de papel, podendo levar de dois a três minutos.
Conheça os Cafés Especiais da Coffee ++
Que tal surpreender seus convidados para um lanche da tarde ou apenas curtir um momento de relaxamento sozinho com um café especial? Trata-se de uma bebida que preserva os atributos sensoriais do grão, como a doçura e acidez natural e aromas marcantes, com mais de 80 pontos pela Specialty Coffee Association (SCA).
CONHEÇA A COFFEE ++ tem cafés especiais cultivados em diferentes estados do Brasil com mais de 84 pontos na classificação da SCA. Produzidos em fazendas premiadas e por pessoas que nasceram no pé da lavoura, eles vão dar um toque de aconchego e amor para o seu dia a dia.